quinta-feira, 29 de outubro de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Frevo ganhará local de exposição


O local servirá como referência cultural para o ritmo genuinamente pernambucano. A iniciativa tem como objetivo divulgar e valorizar a dança
Leopoldo Monteiro

O edifício onde funcionava a sede da antiga companhia inglesa de comunicação, Western Telegraph Company, desativado desde o ano de 1973, vai virar um espaço destinado para a exposição do frevo. O prédio é localizado na Praça do Arsenal da Marinha, no bairro do Recife, local onde acontecem várias manifestações culturais do Estado. Quatro pavimentos do imóvel serão utilizados para funcionar o Paço do Frevo.O local servirá como referência cultural para o ritmo genuinamente pernambucano. A iniciativa tem como objetivo divulgar e valorizar a dança, que é a mais representativa do Estado.O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, com realização da Fundação Roberto Marinho em parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), além dos apoios do Grupo Camargo Corrêa, da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN) e do Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura. A solenidade para formalização de parcerias acontece hoje, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife.O prédio, de 2.200 metros quadrados e com quatro pavimentos, abrigará biblioteca, auditório, salas de aula e de exposição, sala de pesquisa, e loja para comercialização de produtos. O térreo do edifício será utilizado para a exposição permanente sobre a origem, evolução e história do frevo. Objetos, textos e fotografias farão parte do espaço. No prédio, também será montada uma biblioteca. O primeiro andar do imóvel funcionaram as salas de aulas onde profissionais da área de música e dança poderão desenvolver atividades lúdicas para crianças, adultos, idosos e turistas além de servir para ensaios de grupos. Nessa área também haverá estúdio para gravação.

domingo, 18 de outubro de 2009

Dia do Professor, Dia da Esperança e da Liberdade


15 de outubro de 2009 ·

Hoje, 15 de outubro, é o Dia do Professor.

Dia de renovar os sonhos por uma educação libertadora para uma sociedade igualitária e fraterna.

Dia de tecer o amanhã com cores e sentimentos de justiça e de dignidade.

Dia de reforçarmos a indignação e de fazermos da pedagogia cotidiana nas salas de aula uma autêntica revolução.

Dia de denunciarmos a submissão dos governantes que deixam de financiar a construção da escola pública de qualidade para prestigiarem os interesses financeiros das elites que ameaçam pela mídia e pelo mercado cada vez que se aproxima ou se faz necessária a ruptura do poder público com seus negócios dentro das contas públicas.

Dia de lutarmos pela emancipação dos povos de todo o mundo através do conhecimento que esclarece, que des-vela, que desmonta as engrenagens opressoras que submetem milhões de cidadãos em todos os continentes às condições sub-humanas de vida e trabalho.

Dia de fortalecermos nossa organização sindical e pedagógica, dia de reflexão, de afirmação de fazeres e de compartilhamento de saberes, em cada escola, nos sítios rurais, nos engenhos, nos bairros das periferias urbanas, nas grandes e médias cidades.

Dia de lutarmos por gestão democrática, de reafirmarmos o rompimento com as oligarquias que insistem em fazer da escola curral de seus domínios familiares, políticos e econômicos.

Dia de aplaudirmos educadores e educadoras, leigos, sobretudo esses e essas, aqueles e aquelas com formação média ou superior, esses milhões que ao longo do século XX, no amanhecer da república brasileira, contribuiram para que outros milhões e milhões construíssem o conhecimento e através dele se libertassem das teias da escravidão, da terra e do capital.

Dia de recuperarmos os ensinamentos e reflexões de Fernando de Azevedo, de Anisio Teixeira, de Darcy Ribeiro, de Florestan Fernandes e de Paulo Freire. Dia de lembrarmo-nos de João Bosco Pinto e de João Francisco de Souza.

Agradeço a meu pai, Professor Rubem Ferreira, hoje aos 86 anos,por tê-lo visto repetidas vezes, eu ainda menino, quando ele tarde da noite corrigia provas e preparava aulas, lendo e pesquisando, o primeiro de quem ouvi falar de Paulo Freire, o primeiro a me indicar livros sobre Didática, quando eu ainda não estudava na licenciatura em Educação Física na UFPE. Agradeço o aprendizado com os que nos acompanharam na greve de 1979, na diretoria da APENOPE, depois na militância docente, na ADUFEPE e no ANDES.

Dia de muitos sonhos e muitos compromissos.

Dia de reafirmarmos que o futuro Plano Nacional de Educação 2011-202 tem que ter um carater emancipatório, para que a juventude caminhe com firmeza para o exercício do acesso do mundo do trabalho e para a afirmação de sua cidadania, apta a interpretar o mundo e a construir compromissos pela a mudança da sociedade que escraviza, exclue, discrimina e concentra rendas e riquezas.

Nosso abraço aos que nos acompanharam e que nos estimularam nesses anos todos, nosso respeito e aplauso aos que já se foram e aos que ainda estão entre nós.

Dia do Professor, dia de luta, de liberdade, dia de revoluções e de esperança !




sexta-feira, 9 de outubro de 2009

III Jornada de Estudos sobre Etnicidade de Pernambuco será de 4 a 6 de novembro

A III Jornada de Estudos sobre Etnicidade de Pernambuco acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no Campus Recife da UFPE. A programação traz mesas-redondas, grupos de trabalho, fórum de pesquisas e mostra de filmes. A realização do evento é do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe), com promoção do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE.

A conferência de abertura será às 16h30 do dia 4, com o tema “Etnicidade Moderna e Pós-Moderna: sobre Políticas, Turismo e o Poder da Identidade”, com o professor Thomas H. Eriksen, da University of Oslo. No segundo dia da Jornada, a partir das 8h, estão programadas as mesas-redondas “Teorias da Etnicidade e a Produção Antropológica Contemporânea” e “Autonomias e Movimentos Étnicos”. Os grupos de trabalho também serão apresentados, além da mostra de filmes organizada pelo Laboratório de Antropologia Visual.

No dia 6, a partir das 8h, acontecem o Fórum de Discussão de Pesquisas sobre Etnicidade e as mesas-redondas “Quilombolas e a Construção de Identidades Sociais” e “Etnicidade e Debates sobre a Intolerância”. Fechando a programação, a plenária final apresentará as discussões dos grupos de trabalho.

Os interessados em participar da III Jornada de Estudos sobre Etnicidade de Pernambuco podem se inscrever através do e-mail nepe@ufpe.br, informando nome, CPF, instituição, curso, o grupo de trabalho que gostaria de participar e o resumo para o grupo de trabalho. O investimento é de R$ 10, que podem ser pagos no primeiro dia do evento.

O resumo para apresentação em um grupo de trabalho deve ter até 900 caracteres. Todos os resumos enviados serão publicados no caderno de resumos (com ISBN). O prazo vai até o dia 13 de outubro. É preciso informar o nome completo, filiação institucional, e-mail e telefone para contato. O resumo também pode ser enviado para o endereço secretaria.nepe@gmail.com.

Já para participar do Fórum de Pesquisas sobre Etnicidade, é preciso enviar um resumo e um expandido, com 900 e 9.000 caracteres, respectivamente, até o dia 13 de outubro. Serão selecionados apenas sete projetos de pesquisa para o debate do dia 6 de novembro. Os interessados devem enviar o material para o e-mail carmensllucia@gmail.com.

Mais informações
(81) 2126.8286
www.ufpe.br/nepe/etnicidade-cartaz.pdf

Dados de 2008 do Ipea mostram que desigualdades persistem no Brasil



No Brasil, Lula preservou a política econômica neoliberal de FHC, adotou programas assistenciais como o Bolsa Família e vem conseguindo elevar o poder aquisitivo de parte da população de baixa renda. No entanto, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado em 2008, as desigualdades no Brasil persistem: os 10% mais ricos concentram 75,4% da riqueza do país; e os 10% mais pobres comprometem 33% de seus rendimentos em impostos, enquanto que os 10% mais ricos pagam apenas 23% em tributos. Entre 2000 e 2007, em função das altas de juro fixadas pelo Banco Central, o gasto com os serviços da dívida pública alcançou US$1,7 trilhão. Tal quantia representa mais que o dobro das despesas com educação, saúde e investimentos sociais no mesmo período. Outro estudo do Ipea revela que, de 1992 a 2007, a população que vive em favelas aumentou 42% no país (agora são 7 milhões de pessoas); mais de 55 milhões de brasileiros vivem em moradias inadequadas; e 43% da população urbana não têm acesso a saneamento básico.

Informações retiradas do livro A Batalha da Mídia (2009), de Dênis de Moraes – p. 106 e 107

III Seminário de Marketing‏

Dias: 13, 14 e 15/10
Horário: 18:30h às 22h
Local: CCSA-UFPE

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Inscrições abertas para o seminário “Juventudes pernambucanas em perspectiva”

O seminário “Juventudes pernambucanas em perspectiva”, que será realizado no próximo dia 16, está com inscrições abertas. O evento é gratuito e ocorrerá no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE. As inscrições podem ser feitas na sala do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (Neepd), no 14° andar do CFCH, por telefone: (81) 2126.7351 ou por e-mail: otaviomachado3@yahoo.com.br.
Na ocasião será lançado o projeto “Memória da juventude pernambucana”, que é uma parceria entre o Neepd, a Pró-Reitoria de Extensão da UFPE, a Secretaria de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco e a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife. Também será lançado o portal “Movimentos juvenis brasileiros”, no qual toda a documentação acumulada pelo Neepd (depoimentos, filmes, livros e áudios de eventos da UFPE) estará à disposição na internet.
Programação
9h Abertura
Lançamento do projeto “Memória da juventude pernambucana”
Lançamento do portal “Movimentos juvenis brasileiros”

10h Conferência de abertura: “Juventude e a questão social”
Profa. Alba Zaluar (UERJ) (a confirmar)
Debatedor: Michel Zaidan Filho (Neepd/UFPE)

14h Painel “Políticas públicas de juventude”
Pedro Mendes (Secretário de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco)
Felix Aureliano (Gerente de Articulação e Juventude da Secretaria de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco)
Humberto Costa (Secretário de Estado das Cidades do Estado de Pernambuco)
João Simão (Etapas) (a confirmar)
16h30 Painel “Movimentos juvenis e as culturas juvenis”
Jaleila Menezes (UFPE)
Adjair Alves (UPE)
Maria Éster de Paula (UFPE)
Debatedor: Otávio Luiz Machado (Neepd/UFPE)

18h Conferência de encerramento: “Desafios atuais e futuros para a juventude pernambucana”

18h30 Apresentação cultural
Mais informações
Neepd/UFPE
(81) 2126.7351
(81) 9715.7846
otaviomachado3@yahoo.com.br
neepd@ufpe.br

Termina sexta-feira (9) prazo para inscrição no Funcultura 2009

Horário para apresentação de propostas é das 8h às13h, na sede da Fundarpe. Edital deste ano destinará R$ 15 milhões a produções independentes no Estado

Os produtores cadastrados na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) têm até as 13h desta sexta-feira (9) para inscrever projetos no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Nessa etapa, serão destinados R$ 15 milhões para fomento a projetos da produção independente. É importante lembrar que, em breve, será aberta a segunda fase do concurso, desta vez com R$ 6 milhões para a área de audiovisual, e, até o fim do ano, será lançada a terceira fase, voltada para projetos já consolidados no calendário cultural do Estado, cujo orçamento é de R$ 3 milhões.

INSCRIÇÕES – Os interessados a concorrer aos recursos poderão apresentar propostas nas áreas de Artes Cênicas, Fotografia, Literatura, Música, Artes Plásticas, Cultura Popular, Patrimônio, Pesquisa Cultural, Artes Integradas, Formação e Capacitação e Gastronomia. Os projetos devem ser entregues na sede da Fundação, localizada na Rua da Aurora, nº 463/469, Boa Vista, Recife-PE, CEP 50050-000. O Edital, formulários de inscrição e documentos necessários à inscrição estão disponíveis no site da Fundação (www.fundarpe.pe.gov.br). Também serão aceitos trabalhos enviados por Sedex, endereçados à Fundarpe, com data de postagem até o último dia de inscrição. Os projetos deverão obedecer a linhas de ação específicas, visando atender não só a municípios da Região Metropolitana do Recife, mas cidades de todas as 12 Regiões de Desenvolvimento.

MODELO ESTRUTURADOR – A política pública de cultura que vem sendo consolidada no Estado permite ao setor artístico uma maior participação nas decisões de governo, garantindo recursos para as linhas de ação consideradas prioritárias. Dessa forma, através das Comissões Setoriais e Regionais, a produção independente apresentou propostas que entraram na nova redação do Fundo, ficando assegurada a aprovação de pelo menos um projeto em cada uma das 175 linhas de ação nas 11 áreas culturais.

NOVAS LINHAS – Ao todo, 48 novas linhas de ação foram introduzidas na redação do Funcultura 2009, como fruto das escutas realizadas nos Fóruns Regionais e Setoriais de Cultura, realizadas pela Fundarpe ao longo do ano, em todas as Regiões de Desenvolvimento.

PESQUISA CULTURAL – O Governo de Pernambuco está investindo maciçamente em Pesquisa Cultural, tanto que no Funcultura deste ano será a área com mais recursos, somando R$ 1,8 milhão. Segundo a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, esse entendimento reflete a preocupação da atual gestão em levar para o ambiente acadêmico questões relativas a todas as linguagens. “Destinar mais recursos para pesquisa é investir em todas as linguagens”, afirmou.

SEGUNDA ETAPA – A segunda etapa do Funcultura diz respeito ao lançamento de um edital direcionado especificamente ao Audiovisual. Para essa ação serão garantidos R$ 6 milhões. É importante frisar que o setor possui características de planejamento, produção e execução próprias que demandam uma quantidade maior de recursos, além de ser uma demanda da classe. Este edital, com algumas alterações, seguirá os mesmos moldes do antigo Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco.

PROJETOS CONSOLIDADOS – Eventos e projetos que já passaram a fazer parte do calendário cultural de Pernambuco, como festivais e mostras artísticas, terão espaço reservado no Funcultura 2009. Através da terceira etapa, também a ser lançado este ano, esse tipo de iniciativa poderá concorrer aos R$ 3 milhões disponíveis para o setor. A previsão de lançamento é até o fim do ano.

domingo, 4 de outubro de 2009

Mercedes Sosa se foi...



Se nos fue la negra

"Nesta data, na cidade de Buenos Aires, Argentina, temos que informar que a senhora Mercedes Sosa, a maior artista da Música Popular Latino-americana, nos deixou", afirmou sua família em uma nota.

A cantora Mercedes Sosa, símbolo latino-americano e principal voz da música argentina, morreu neste domingo aos 74 anos, informou sua família.

Mercedes Sosa se encontrava hospitalizada desde 18 de setembro em Buenos Aires e seu estado de saúde se agravou na semana passada, devido a problemas renais e hepáticos, que debilitaram seus órgãos vitais.

Com seis décadas de carreira na qual circulou por todos os gêneros musicais, também no exílio, enfrentando a censura de ditadores, Mercedes Sosa repartiu o palco em todo mundo com músicos de diferentes estilos e gerações, sem perder nunca sua profunda ligação com o folclore, a música predominante do interior argentino.

"Haydé Mercedes Sosa nasceu no dia 9 de julho de 1935 na cidade de San Miguel de Tucumán. Com 74 anos e uma trajetória de 60 anos, ela transitou por diversos países do mundo... e deixou um grande legado", acrescentou a mensagem da família.

O corpo da artista será velado a partir do meio-dia (horário de Buenos Aires), na sede do Congresso Nacional.


Volver A Los 17

Mercedes Sosa

Composição: Violeta Parra

Volver a los diecisiete después de vivir un siglo
Es como descifrar signos sin ser sabio competente,
Volver a ser de repente tan frágil como un segundo
Volver a sentir profundo como un niño frente a dios
Eso es lo que siento yo en este instante fecundo.

Se va enredando, enredando
Como en el muro la hiedra
Y va brotando, brotando
Como el musguito en la piedra
Como el musguito en la piedra, ay si, si, si.

Mi paso retrocedido cuando el de usted es avance
El arca de las alianzas ha penetrado en mi nido
Con todo su colorido se ha paseado por mis venas
Y hasta la dura cadena con que nos ata el destino
Es como un diamante fino que alumbra mi alma serena.

Se va enredando, enredando
Como en el muro la hiedra
Y va brotando, brotando
Como el musguito en la piedra
Como el musguito en la piedra, ay si, si, si.

Lo que puede el sentimiento no lo ha podido el saber
Ni el más claro proceder, ni el más ancho pensamiento
Todo lo cambia al momento cual mago condescendiente
Nos aleja dulcemente de rencores y violencias
Solo el amor con su ciencia nos vuelve tan inocentes.

Se va enredando, enredando
Como en el muro la hiedra
Y va brotando, brotando
Como el musguito en la piedra
Como el musguito en la piedra, ay si, si, si.

El amor es torbellino de pureza original
Hasta el feroz animal susurra su dulce trino
Detiene a los peregrinos, libera a los prisioneros,
El amor con sus esmeros al viejo lo vuelve niño
Y al malo sólo el cariño lo vuelve puro y sincero.

Se va enredando, enredando
Como en el muro la hiedra
Y va brotando, brotando
Como el musguito en la piedra
Como el musguito en la piedra, ay si, si, si.

De par en par la ventana se abrió como por encanto
Entró el amor con su manto como una tibia mañana
Al son de su bella diana hizo brotar el jazmín
Volando cual serafín al cielo le puso aretes
Mis años en diecisiete los convirtió el querubín.

Maria Rita volta ao Recife no projeto "Só o Samba Salva"

O evento ocorre no Cabanga Iate Clube em outubro; além da sambista se apresentam os grupos Madeira Delay e Patusco

Da Redação do pe360graus.com

divulgação


Depois de quase oito meses, Maria Rita estará de volta aos palcos recifenses. A paulista é atração principal na noite do dia 17 de outubro, no Cabanga Iate Clube. Este é o quarto ano consecutivo que o projeto "Só o Samba Salva" está mantendo a tradição de trazer um grande sambista nacional para se apresentar no evento.

Sucessos do novo disco "Samba Meu" e músicas dos primeiros trabalhos como "Ta perdoado" e "O que é o amor" são garantia de uma noite no melhor estilo do samba nacional.
Além de Maria Rita, mais três atrações vão agitar a noite do Cabanga. A banda Samba de Luxo abre o evento, depois sobe ao palco Maria Rita e para fechar a noite os grupos Madeira Delay e Patusco. Os ingressos custarão R$ 40 (individual).

SERVIÇO
Show Maria Rita
Local: Cabanga Iate Clube - avenida Eng José Estelita
Entrada: R$ 40 (individual)
Informações: 3428-4277

Vamos para a VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco?



http://www.bienalpernambuco.com/

4 de outubro - Dia de São Francisco de Assis


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

MARIO SERGIO CORTELLA



Hoje assisti uma palestra MARAVILHOSA na Livraria Cultura do Paço Alfândega.

O palestrante foi o renomado prof. Mário Sérgio Cortella (filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também é professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação).

Para resumir: ELE É O CARA!


Os livros dele são:


Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos, A - MARIO SERGIO CORTELLA
Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos, A
MARIO SERGIO CORTELLA




Festival de arte e tecnologia do Recife

Jornal iTEIA

Cinema, Música, Informação e áreas de conhecimento correlacionadas estão presentes no Continuum – I Festival de Arte e Tecnologia do Recife, que tem início no dia 08 de outubro e que termina oficialmente no dia 18. As oficinas, seminários e toda a programação é gratuita, livre e democrática como a informação que circula pela Internet deveria ser.


Realização da Rec-Beat Produções, o Continuum conta com patrocínio do
Funcultura, apoio do Centro Cultural dos Correios e Embaixada da Espanha no
Brasil e tem como eventos parceiros o Vivo Arte.Mov e o Observa e Toca
Malakoff. O Continuum possui duas sedes durante o período em que acontece:
Torre Malakoff e Centro Cultural dos Correios, ambos no Recife Antigo para
facilitar o deslocamento do público entre os eventos.


Oficinas - Voltadas tanto para iniciantes quanto para iniciados, os
workshops do Continuum são um ponto de partida para novas descobertas em
campos específicos na interseção entre arte e tecnologia, tanto hi tech
quanto low tech. Os Workshops serão realizados no espaço da Torre
Malakoff e são gratuitos.


O Continuum convidou instrutores de diversas partes do país, cujos
trabalhos vem se destacando nas áreas de vídeo, cinema, informática e
artes visuais. Um bom exemplo é a vinda do gaúcho Cristiano Rosa, uma das
maiores referências do país quando se fala em Circuit Bending. Em
oficina, o instrutor difunde a arte de construir instrumentos musicais
eletrônicos a partir de brinquedos, rádios, pedais de efeitos e sucatas
diversas.

Seminários - Durante o Continuum, convidados especiais darão a partida em
discussões sobre os rumos da arte atual. Ampliando o debate sobre a
interferência e/ou os benefícios da tecnologia sobre artes tradicionais
como o cinema ou a literatura, os seminários vão acontecer na Torre Malakoff (nos dias 10 e 17) e no Centro Cultural dos Correios (dias 14, 15 e 16).

Abrindo as discussões do Continuum, o evento convidou Giordano Cabral,
fundador da D'Accord Music Software e da MusiGames Studio, para debater ao
lado de H.D. Mabuse, sobre a Game Arte nas linguagens artísticas
contemporâneas. Nesta ocasião, o pesquisador e empresário vem trazendo
questionamentos práticos sobre a criação de conteúdo artístico para
jogos e o que a indústria de jogos tem colaborado para as inovações
artísticas.

Em outra mesa de debates, o livro nesta era digital é colocado no foco das
atenções. Como forma de jogar luz às incertezas do mercado editorial, o
Continuum convidou o gerente do projeto Google Books no Brasil, Rodrigo
Velloso, para explicar como é possível e viável esta migração do
formato de leitura tradicional em papel para a Web. Através de uma
parceria com bibliotecas conceituadas do mundo inteiro, o Google Books
possui uma coleção digitalizada invejável que fornece de trechos de
livros a conteúdos completos de acordo com as diferentes categorias de
acesso e restrição a direitos autorais. Junto a ele, estará presente
Newton Neto, representando a Singular Digital, braço da Ediouro, pioneira
na publicação e comercialização de livros digitais para autores
independentes.

Pedro Paulo Rocha, filho do célebre diretor Glauber Rocha, também vem ao
Continuum, onde participa de mesa ao lado do cineasta Leo Falcão, para
debater Novas Linguagens Cinematográficas. Nesta ocasião, Pedro Rocha
fala de seu projeto "Kynemas”, obra eletrônica que mistura samplers,
poesia sonora e grafismos recombinando imagens e sons em plataformas
diversas.

Shows e Exposições – Instalações artísticas com ligações com novas
tecnologias ficarão em exposição em salas da Torre Malakoff durante o
período de realização do Continuum. Uma das instalações que ficará em
cartaz será a premiada "Crepúsculo dos Ídolos", de Jarbas Jácome, um
dos vencedores do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, que será
apresentada pela primeira vez no Recife após ter sido apresentada em
festival de linguagem eletrônica em São Paulo.

Nos finais de semana, acontecem shows com artistas locais e convidados de outras cidades, a exemplo do Coletivo Chippanze, especializado em chiptune, que se apresenta no dia 11 na área externa da Torre Malakoff.

Em parceria com o projeto Observa e Toca Malakoff, o festival apresentara trabalhos de grupos que exploram uma linha musical eletrônica e suas vertentes. Salvador Santo, Electrozion, Júlia Says, Diversitrônica, Sonic Jr são alguns dos nomes que se apresentam ao vivo na Torre Malakoff neste período.

CONTINUUM
I Festival de Arte e Tecnologia do Recife

Torre Malakoff – Praça do Arsenal da Marinha – Recife Antigo

(Seminários, Exposições, Oficinas, Intervenções Artísticas, Shows e
Mostra de Vídeos)

De 08 a 18 de Outubro

Centro Cultural dos Correios – Av. Marquês de Olinda – Recife Antigo
(Seminários)
De 14 a 16 de outubro

Informações: (81) 3231-3422 | http://www.continuumfestival.com

Palestra: A Cultura Revolucionária da nossa América



III Jornada de Estudos sobre Etnicidade



(veja o cartaz com a programação)
UFPE, Recife, 4 a 6 de Novembro de 2009

Prezados Colegas,

Solicitamos apoio na divulgação deste evento. Ontem recebemos inúmeros e-mails e telefonemas perguntando sobre o modo de participação na terceira jornada de estudos sobre etnicidade. Colocaremos aqui algumas informações adicionais que o cartaz não fala.

a) Alojamento para estudantes de outros estados.
A universidade está oferecendo alojamento através d o NAE (dentro do campus) porém, estudantes interessados deverão trazer lençóis e travesseiros. O NAE tem apenas os colchões. Cada estudante fica responsável para sua alimentação durante os dias. Nesse caso a universidade oferece apenas o espaço.

b) Mostra de Filmes
O Laboratório de Antropologia Visual (LAV) está organizando a Mostra. Quem tiver sugestões de filmes pode enviar para o seguinte e-mail: lavufpe@gmail.com

c) Grupos de Trabalho
Todos aqueles que quiserem, podem participar apenas de um grupo. Para participar apresentando trabalho deve-se enviar um resumo até 900 caracteres (não vamos ser rigorosos, pode ser um pouquinho mais). Depois de selecionado pela comissão é só se preparar para participar no GT que será na tarde do dia 5. Todos os resumos enviadados serão publicados no caderno de resumos (com ISBN). O prazo para o envio é até o dia 13 de outubro. Os resumos devem ser enviados para os seguintes e-mails: nepe@ufpe.br ou secretaria.nepe@gmail.com . Não esquecer de colocar o nome completo, filiaçao institucional, e-mail e telefone pra contato. Veja lista dos GTs clicando aqui

d) Forum de Pesquisas em Andamento
Interessados em participar, deverão enviar um resumo e um expandido ( ou seja 900 e 9.000 caracteres respectivamente). Serão selecionados apenas 7 projetos de pesquisas para debate na manhã do dia 6 de novembro. Os interessados deverão mandar para o seguinte e-mail: carmensllucia@gmail.com

e) Taxa de Inscrição de R$10,00 para todos os participantes e poderá ser paga no primeiro dia do evento.

Cursos da UFPE conquistam boa avaliação do Guia do Estudante 2009



O Guia do Estudante 2009, publicado pela Editora Abril, classificou como excelentes (conceito 5) 14 cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Outros 25 cursos receberam conceito 4 (muito bom) e sete ficaram com o conceito 3 (bom). A avaliação considerou informações sobre os cursos e o parecer de especialistas da área de educação.

Foram consideradas excelentes as graduações em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Estatística, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Química, Serviço Social e Turismo. Os cursos apontados como muito bons são Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Biomédicas, Ciências Sociais, Desenho Industrial, Direito, Enfermagem, Engenharia Biomédica, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Farmácia, Hotelaria, Jornalismo, Letras, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Secretariado Executivo e Terapia Ocupacional. As graduações em Ciências Econômicas, Educação Física, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Filosofia, Geologia e Medicina foram classificadas como boas.

Para realizar a avaliação, a equipe do Guia do Estudante entra em contato com as universidades, por e-mail e telefone, para obter dados sobre os cursos que serão analisados. Os coordenadores das graduações preenchem um questionário eletrônico e repassam informações específicas de cada curso como titulação do corpo docente e produção científica. Os dados informados no questionário são disponibilizados aos pareceristas para auxiliá-los no processo avaliativo.

A avaliação é feita através da internet e com entrevistas por telefone. Cada consultor classifica os cursos com base no material coletado e em seu notório saber. Também são consideradas as avaliações dos cinco anos anteriores (2004, 2005, 2006, 2007 e 2008). Os conceitos utilizados são excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular, ruim e "prefiro não opinar". Apenas são divulgados os cursos que recebem três, quatro ou cinco estrelas.

Mais informações
http://guiadoestudante.abril.com.br/

Curso oferece introdução à conservação de coleções etnográficas



O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade da UFPE e o Museu do Estado de Pernambuco promovem, do dia 6 a 9 de outubro, um curso de curta duração sobre conservação e restauração de coleções etnográficas para técnicos que atuam nos museus de Pernambuco. A iniciativa faz parte das atividades do projeto de revitalização coordenado pelo professor Renato Athias, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, que tem o apoio financeiro da Facepe.

As aulas serão ministradas por Mônica Lima Carvalho, do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, e tem o objetivo de introduzir as técnicas de conservação e restauração de objetos de coleções etnográficas produzidos por materiais biológicos tais como cipós, madeiras, taquaras, penas etc.

Mais informações
http://www.ufpe.br/carlosestevao
(81) 2126.8286


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Coldplay traz turnê 'Viva la Vida' para o Brasil no ano que vem - Eu quero ir!!!



Coldplay traz turnê 'Viva la Vida' para o Brasil no ano que vem

Do Diário OnLine

O grupo Coldplay desembarcará no Brasil em 2010 com a turnê "Viva la Vida". A organização do evento anunciou nesta quinta-feira que a banda inglesa passará pelo Rio de Janeiro, na Praça Apoteose, no dia 28 de fevereiro e por São Paulo, no Estádio do Morumbi, no dia 2 de março.

Os ingressos começarão a ser vendidos em 7 de novembro, a partir da 0h, pelo site da Ticketmaster. Também estarão disponíveis a partir das 10h nos pontos de venda espalhados pelo país e a partir das 12h na bilheteria oficial do show, localizada no estacionamento anexo do Credicard Hall (Av. das Nações Unidas, 17.981). Haverá ainda pré-venda exclusiva para clientes dos cartões Citibank, Credicard e Diners, de 31 de outubro a 6 de novembro.

A cantora Bat for Lashes é a convidada especial e abrirá as apresentações. Os shows farão parte da turnê sul-americana que também incluirá Argentina, Colômbia e México.

Para divulgar "Viva la Vida", Coldplay marcou mais de 160 shows e foi assistido por cerca de 2,75 milhões de pessoas em 25 países.

Os efeitos da prorrogação do Enem para os estudantes

Alguns terão mais tempo para estudar e se sentiram mais confiantes, mas outros podem ter a sensação de que "vai dar branco"
Os efeitos da prorrogação do Enem para os estudantes
SÃO PAULO - Depois do vazamento da prova, o MEC (Ministério da Educação) decidiu adiar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. A previsão é de que em 45 dias seja realizada uma nova avaliação, de acordo com o ministro Fernando Haddad. A data certa será divulgada na próxima semana.
De acordo com a diretora de Consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Neli Barboza, para alguns, a mudança de data foi um alívio, já que o estudante terá mais tempo para se preparar, rever todo o conteúdo e tirar dúvidas com os professores. "É importante que eles aproveitem ao máximo os 45 dias para estudar, mas equilibrando esse tempo com boa alimentação e diversão".
E é isso que a recepcionista Tatiane Delesporte, de 20 anos, pretende fazer. Ela se formou no Ensino Médio há três anos e agora pretende fazer a prova para ajudar no ingresso na faculdade de Administração. "Estou com medo, porque nunca fiz a prova. Vou aproveitar o tempo para estudar mais", disse.
Enquanto alguns encaram de maneira positiva a prorrogação, outros ficam ansiosos porque têm a sensação de que "vai dar branco", segundo explicou Neli. "O ideal seria que tudo acontecesse como o planejado, mesmo porque os estudantes também estão se preparando para os vestibulares e já é bastante estressante. Porém, é possível que eles aproveitem para se preparar ainda mais".
Vestibulares
Tatiane também disse que os estudantes têm essa preocupação de a prova do Enem ser muito próxima à dos vestibulares. A Fuvest, por exemplo, aplicará o exame da primeira fase no dia 22 de novembro, sendo que, para as carreiras de Música (São Paulo e Ribeirão Preto) e de Artes Plásticas, as provas acontecem de 11 a 16 de outubro. A fundação afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que nada muda devido à prorrogação da prova do Enem.
A Unicamp já anunciou que, caso seja constatado que não haverá tempo hábil para o uso das notas do Enem para a composição da nota de primeira fase do vestibular 2010, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) simplesmente não usará a nota.
"Para a eventualidade de que a nota do Enem 2009 ainda venha a ser utilizada, os candidatos que ainda não se inscreveram para o Vestibular 2010, cujo prazo vai até o dia 6 de outubro de 2009, deverão incluir o seu número de inscrição para o Enem no formulário, caso desejem que a nota venha a ser utilizada segundo as regras vigentes. Os que já se inscreveram não precisam fazer nenhuma alteração".
Efeitos psicológicos
"A possibilidade de estresse pelo acúmulo de provas dentro do período e pela expectativa prolongada pode gerar certo desgaste emocional. Por isso, a importância de dormir, comer bem e se divertir Os pais devem apoiar essa etapa e ter cuidado com a pressão depositada nos filhos", ponderou Neli.
Mas, se por um lado, pode haver estresse, por outro, a prorrogação da prova pode ser positiva. "Porque vou ter mais tempo de estudar, então vou mais confiante para a prova", afirmou Tatiane, sobre um aspecto positivo.
Credibilidade
O vazamento da prova do Enem foi informado para o Ministério da Educação pelo jornal "O Estado de S. Paulo", que recebeu telefonema de um homem na quarta-feira (30) oferecendo as duas provas pelo valor de R$ 500 mil.
O escândalo aconteceu bem no ano em que as provas do Enem sofreram alterações.
De acordo com Tatiane, o fato do vazamento faz a prova perder credibilidade. "Como vou confiar nessa nova prova que vai ter agora? Quem vai garantir que alguém não vai ver?", disse. A diretora da Ricardo Xavier concorda: "claro que a credibilidade, daqui em diante, ficará comprometida. Uma vez manchada a imagem, é muito difícil reverter o quadro, mas, infelizmente, no Brasil isso é comum".
O MEC confirmou a abertura de um inquérito para apurar o vazamento das provas e convocou o consórcio Consultec, vencedor da licitação para todas as etapas da prova, para uma reunião de emergência, ainda nesta quinta-feira (1).

DIA 02/10 O CINECLUBE MACAÍBA APRESENTA: Nas Trilhas de Makunaima


O Filme: Nas Trilhas de Makunaima


DURAÇÃO: 51Min

ANO: 2005

PRODUÇÃO: ProMídia

Sinopse:

...Um ícone de destaque deste cenário natural é chamada Pedra de Makunaima, que representa petrificação da árvore de todos os frutos, da qual apenas o índio guerreiro podia retirar as bananas , abacaxis, buriti, tucamã, enfim todas as frutas tropicais que só existiam nessa árvore, para distribuir entre as comunidades indígenas...”.

Monte Roraima – Magia e Aventura na Terra de Makunaima” promove uma exibição reveladora das relações do povo de Roraima com seu bem simbólico mais significado – o Monte Roraima. O mito da Pedra de Makunaima, transmitido de geração em geração pelos índios Igaricó e Taurepang, alimenta uma cadeia de percepções em relação ao “Monte Sagrado”, inspiração para o escritor Mário de Andrade, em seu romance 'Macunaima', e combustível de uma emergente indústria turística.


DIA: 02 de Outubro de 2009 – Sexta Feira

HORA: 19:00 h

LOCAL: Ponto de Cultura Coco de Umbigada

Rua do Guadalupe, 380

Guadalupe – Olinda – PE – Brasil


Após a exibição, muita música com o DJ ArmandinhoReggae.

E boa exibição para todos !!!

Milton Nascimento 'grava' música dos Beatles com Elis Regina




Milton Nascimento 'reencontra' Elis Regina em música dos Beatles


Dueto póstumo aconteceu na canção 'Golden slumbers/Carry that weight'.'Foi como se ela estivesse no estúdio', diz o cantor.

fonte:- G1, no Rio


Os fãs dos Beatles no Brasil têm um motivo a mais para comemorar o mês de setembro. Isso porque, além do lançamento mundial do game "The Beatles: rock band" e do relançamento de toda a discografia remasterizada oficial do quarteto de Liverpool, sai por aqui o projeto "Beatles'69".
Produzida por Marcelo Fróes, a série de três discos traz releituras de músicas concebidas pela banda no ano de 1969, e inclui a participação de artistas como Ivan Lins, Detonautas, Zé Ramalho, Mallu Magalhães, entre outros, além de um encontro só possível graças ao uso da tecnologia: o dueto entre Milton Nascimento e Elis Regina na canção “Golden slumbers/Carry that weight”

A faixa faz parte do repertório de “Abbey road”, álbum que completa 40 anos de lançamento no próximo dia 26 — o que motivou a produção do projeto.O “encontro” foi proposto por Fróes durante uma visita à casa do cantor, no Rio de Janeiro. Milton aprovou a ideia, os filhos de Elis autorizaram e, só então, o pesquisador pôde ter acesso ao canal de voz da cantora, que havia gravado uma versão da música no disco “Ela”, de 1971. A partir daí, um novo arranjo — que inclui ainda uma citação ao piano de “Cais”, de autoria do compositor mineiro — foi feito sob a batuta de Clemente Magalhães, e a gravação realizada no estúdio Corredor 5. “Pensei em utilizar minha própria banda, mas o Marcelo me apresentou outros músicos. Como não sou de fechar a porta para ninguém, seguimos em frente. Foi a melhor coisa que podia acontecer. Ficou bonito demais, foi como se a Elis estivesse presente. Os meninos sentiram a mesma coisa. Foi ótimo ter gravado aquilo”, relembrou Milton Nascimento. Clemente conta que a maior dificuldade na produção da faixa foi lidar com a responsabilidade de trabalhar, ao mesmo tempo, com alguns de seus grandes ídolos. Para ele, foi preciso encontrar algo em comum entre os três artistas. “Ficava o tempo todo querendo levar a canção para a atmosfera do Clube da Esquina. Acho que é o link entre Elis, Beatles e Milton”, reconhece.

Desafio à parte, o resultado agradou aos produtores e ao músico, que declarou predileção por 'Abbey road'. "Fiquei muito feliz por ter gravado uma música deste álbum, que é o meu preferido da banda. De coração".

Vestibular da UFPE não será alterado pelo adiamento do Enem

A segunda fase do vestibular 2010 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) não vai sofrer mudanças por causa do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi o que garantiu hoje o reitor da instituição, Amaro Lins, durante entrevista coletiva realizada no final da manhã de hoje. “Lamentavelmente aconteceu este episódio com o Enem, que será a primeira fase do vestibular da UFPE. Mas a segunda fase continua com as datas mantidas para 20 e 21 de dezembro. Como a primeira etapa não é eliminatória, não muda em nada. Ela pode até mesmo acontecer depois da segunda fase. O que nós queremos agora é garantir que os feras mantenham a sua tranquilidade e continuem estudando. Esperamos que o Enem aconteça o mais rápido possível porque precisamos juntar essas notas para que a Covest possa divulgar o resultado, abrir matrícula e dar início ao ano letivo”, assegurou.

Questionado sobre a possibilidade do resultado do Enem só ser apresentado 30 dias após o previsto, o reitor disse que se isso acontecer, talvez tenha que ser alterado em uma semana ou 15 dias o início das aulas do primeiro semestre. Ele lembrou que, após a divulgação do resultado do Enem, a Covest terá uma semana para apresentar o resultado final do vestibular. A partir daí, será necessário um mês de prazo para que sejam realizadas as matriculas e remanejamentos, para só então dar início às aulas, que neste caso começariam em março. No entanto, ele garantiu que a mudança não trará prejuízo para o processo e que a diferença no calendário seria ajustada durante o ano letivo.

O reitor aproveitou a ocasião para dizer da possibilidade de adiamento do prazo para o pagamento da taxa do vestibular, que se encerra hoje. A medida, no entanto, não tem relação com o adiamento do Enem, mas com a greve dos bancários.

A decisão de adiar o Enem foi divulgada esta manhã pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, depois de descoberto o vazamento de um exemplar da prova, que seria aplicada nos próximos sábado e domingo. O jornal Estado de São Paulo recebeu na tarde de ontem o telefonema de um homem que ofereceu uma cópia da prova do Enem por R$ 500 mil. A equipe de reportagem pediu para ter acesso ao documento e checou com o Ministério da Educação (MEC) se as questões eram originais.

Na prova a que o jornal teve acesso, havia questões tiradas de poemas de Carlos Drummond de Andrade e tirinhas da Mafalda e do Garfield. Outra questão citava o programa de mensagens instantâneas MSN. Confirmadas as suspeitas de fraude, o MEC resolveu, durante a madrugada, cancelar o exame que, em todo o País, tinha 4,5 milhões de inscritos.

A notícia do adiamento foi recebida com surpresa e desconfiança pelos feras pernambucanos, que são mais de 231 mil. O estudante Brenno Cavalcanti, de 18 anos, disse que, por causa do adiamento, o estresse vai aumentar. “Já estava estressado, querendo que as provas acabassem logo, e agora vou ter que esperar mais tempo”, reclamou. Já Larissa Costa, 20, terá que cancelar a viagem que faria no final do ano. “Com a nova data do Enem, não poderei visitar meus pais, que moram em São Paulo. Eu iria viajar um dia depois da segunda fase da Federal, no dia 22 de dezembro”, contou.

Além de valer como prova da primeira fase da UFPE, o Enem este ano passou a ser válido como única forma de acesso à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Em ambas, a forma de seleção também não será alterada. Continua valendo o Enem, quando ele for realizado. O MEC deve divulgar as novas datas nos próximos dias.

De acordo com o ministro Fernando Hadad, a prova não será reelaborada. Será utilizada uma prova reserva que já estava elaborada anteriormente. O prazo de 45 dias seria para reimpressão dos exames. Em Pernambuco, todas as provas já haviam sido distribuídas para seus locais de prova.

Protesto - Indignados com o adiamento, estudantes de escolas particulares do Recife estão realizado um protesto na Avenida Boa Viagem, em frente ao Acaiaca. Os estudantes querem as datas do Enem sejam mantidas, para que não haja mais prejuízos aos feras.


Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Reitor da UFPE comenta adiamento da prova do Enem

Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amaro Lins, participa de entrevista no Bom Dia Pernambuco da próxima sexta-feira (2). Ele vai comentar o adiamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anunciada durante a madrugada.

Amaro Lins também é presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A UFPE vai usar o Enem como a primeira fase do vestibular deste ano. Você pode mandar suas perguntas para ele clicando no ícone “Comentários” abaixo - as perguntas para o NETV 1ª Edição desta quinta já foram selecionadas.

O Ministério da Educação (MEC) cancelou a prova por decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após conhecer a denúncia feita pelo jornal “O Estado de São Paulo” de que o conteúdo do exame teria vazado. O jornal afirmou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado (3) e no domingo (4), e que queria vender o material por R$ 500 mil.

O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada. Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame em todo o país, 231 mil em Pernambuco. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 45 dias.


Da Redação do pe360graus.com

Se eles ainda estivessem vivos...

Encontrei um site super interessante, comentando as imagens de grandes artistas feitas por Fujocka Photodesign (http://www.fujocka.com.br), como eles seriam se ainda estivessem vivos:

http://quecorralavoz.com/tag/design/

Muito legal!




Elis Regina, com 64 anos

Telefones úteis


Aeroporto
3322 4188 3464 4188

auxílio à lista
102

Biblioteca Central da UFPE
2126 8095

Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
3423 8446

Biblioteca Popular de Afogados
3428 4933

Biblioteca Popular de Casa Amarela
3232 4411

Box Turismo – Aeroporto
3462 4960

Box Turismo Arsenal
3232 2942

Box Turismo PCR – TIP
3452 1892

Casa da Cultura
3224 4402

Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro
3232 2864 / 3232 2865

Cine Teatro Apolo
3207 0881

coopetáxi
3424 8944 | 3424 4254

copseta
3462 1584

Espaço Pasárgada – Casa Manuel Bandeira
3134 3014

Fundação Joaquim Nabuco
3073 6340 / 30736333

hospital da restauração
3421 5444

informações turísticas
3232 8409

Informações Turísticas
3232 8409

ingressos em domicílio
3227 2677

Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas
3232 2812 / 3232 2833

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM
3232 1694 / 3232 5399

polícia militar
190

porto
3419 1900

procon
3445 7643

Programa Multicultural
3232 1594 / 3232 1690 / 3232 1482

radiotáxi
3423 2865 | 3423 7777

radiotáxi
3423 2865 | 3423 7777

recife táxi
3423 1313 | 3231 7533

rodoviária
3452 2824 | 34521103

Sítio da Trindade
3232 4154

Teatro Barreto Junior
3232 3054

Teatro de Santa Isabel
3232 2940

Teatro do parque
3232.1553

tele táxi
3429 4242

tip táxi
3452 2552

transportes urbanos
0800 810158

MTV

Elis Regina

Maria Rita

Pedro Mariano

Milton Nascimento

Gilberto Gil

João Bosco

Chico Buarque

Tom Jobim

Roberta Sá

Céu

MPB