quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O VOTO DO NORDESTE: para além do preconceito


Tânia Bacelar de Araujo

A ampla vantagem da candidata Dilma Rousseff no primeiro turno no Nordeste reacende o preconceito de parte de nossas elites e da grande mídia face às camadas mais pobres da sociedade brasileira e em especial face ao voto dos nordestinos. Como se a população mais pobre não fosse capaz de compreender a vida política e nela atuar em favor de seus interesses e em defesa de seus direitos. Não “soubesse” votar.

Desta vez, a correlação com os programas de proteção social, em especial o “Bolsa Família” serviu de lastro para essas análises parciais e eivadas de preconceito. E como a maior parte da população pobre do país está no Nordeste, no Norte e nas periferias das grandes cidades (vale lembrar que o Sudeste abriga 25% das famílias atendidas pelo “Bolsa Família”), os “grotões”- como nos tratam tais analistas – teriam avermelhado. Mas os beneficiários destes Programas no Nordeste não são suficientemente numerosos para responder pelos percentuais elevados obtidos por Dilma no primeiro turno : mais de 2/3 dos votos no MA, PI e CE, mais de 50% nos demais estados, e cerca de 60% no total ( contra 20% dados a Serra).

A visão simplista e preconceituosa não consegue dar conta do que se passou nesta região nos anos recentes e que explica a tendência do voto para Governadores, parlamentares e candidatos a Presidente no Nordeste.

A marca importante do Governo Lula foi a retomada gradual de políticas nacionais, valendo destacar que elas foram um dos principais focos do desmonte do Estado nos anos 90. Muitas tiveram como norte o combate às desigualdades sociais e regionais do Brasil. E isso é bom para o Nordeste.

Por outro lado, ao invés da opção estratégica pela “inserção competitiva” do Brasil na globalização - que concentra investimentos nas regiões já mais estruturadas e dinâmicas e que marcou os dois governos do PSDB -, os Governos de Lula optaram pela integração nacional ao fundar a estratégia de crescimento na produção e consumo de massa, o que favoreceu enormemente o Nordeste. Na inserção competitiva, o Nordeste era visto apenas por alguns “clusters” (turismo, fruticultura irrigada, agronegócio graneleiro...) enquanto nos anos recentes a maioria dos seus segmentos produtivos se dinamizaram, fazendo a região ser revisitada pelos empreendedores nacionais e internacionais.

Por seu turno, a estratégia de atacar pelo lado da demanda, com políticas sociais, política de reajuste real elevado do salário mínimo e a de ampliação significativa do crédito, teve impacto muito positivo no Nordeste. A região liderou - junto com o Norte - as vendas no comercio varejista do país entre 2003 e 2009. E o dinamismo do consumo atraiu investimentos para a região. Redes de supermercados, grandes magazines, indústrias alimentares e de bebidas, entre outros, expandiram sua presença no Nordeste ao mesmo tempo em que as pequenas e medias empresas locais ampliavam sua produção.

Além disso, mudanças nas políticas da Petrobras influíram muito na dinâmica econômica regional como a decisão de investir em novas refinarias (uma em construção e mais duas previstas) e em patrocinar - via suas compras - a retomada da indústria naval brasileira, o que levou o Nordeste a captar vários estaleiros.

Igualmente importante foi a política de ampliação dos investimentos em infra-estrutura – foco principal do PAC – que beneficiou o Nordeste com recursos que somados tem peso no total dos investimentos previstos superior a participação do Nordeste na economia nacional. No seu rastro,a construção civil “bombou” na região.

A política de ampliação das Universidades Federais e de expansão da rede de ensino profissional também atingiu favoravelmente o Nordeste, em especial cidades médias de seu interior. Merece destaque ainda a ampliação dos investimentos em C&T que trouxe para Universidades do Nordeste a liderança de Institutos Nacionais – antes fortemente concentrados no Sudeste - dentre os quais se destaca o Instituto de Fármacos ( na UFPE) e o Instituto de Neurociências instalado na região metropolitana de Natal sob a liderança do cientista brasileiro Miguel Nicolelis que organizará uma verdadeira “cidade da ciência” num dos municípios mais pobres do RN ( Macaíba).

Igualmente importante foi quebrar o mito de que a agricultura familiar era inviável. O PRONAF mais que sextuplicou seus investimentos entre 2002 e 2010 e outros programas e instrumentos de política foram criados ( seguro – safra , Programa de Compra de Alimentos, estimulo a compras locais pela Merenda Escolar, entre outros) e o recente Censo Agropecuário mostrou que a agropecuária de base familiar gera 3 em cada 4 empregos rurais do país e responde por quase 40% do valor da produção agrícola nacional. E o Nordeste se beneficiou muito desta política, pois abriga 43% da população economicamente ativa do setor agrícola brasileiro.

Resultado: o Nordeste liderou o crescimento do emprego formal no país com 5,9% de crescimento ao ano entre 2003 e 2009, taxa superior a de 5,4% registrada para o Brasil como um todo, e aos 5,2% do Sudeste, segundo dados da RAIS.

Daí a ampla aprovação do Governo Lula em todos os Estados e nas diversas camadas da sociedade nordestina se refletir na acolhida a Dilma. Não é o voto da submissão - como antes - da desinformação, ou da ignorância. É o voto da auto- confiança recuperada, do reconhecimento do correto direcionamento de políticas estratégicas e da esperança na consolidação de avanços alcançados – alguns ainda insipientes e outros insuficientes. É o voto na aposta de que o Nordeste não é só miséria (e, portanto, “Bolsa Família”), mas uma região plena de potencialidades.

(*) Tânia Bacelar de Araújo é economista, professora da UFPE, consultora de empresas e ex-secretária da Fazenda do Estado de Pernambuco.

sábado, 23 de outubro de 2010

XI ENANCIB - Tema: Inovação e inclusão social: questões contemporâneas da informação



Local: Rio de Janeiro, RJ (CPRM e UNIRIO)
outubro 25, 2010 – outubro 28, 2010


VISÃO GERAL DA CONFERÊNCIA

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia - IBICT/MCT em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Esse evento está sendo realizado em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde (PPGCS) da FIOCRUZ , Cursos de Graduação em Biblioteconomia, Museologia e Arquivologia da UNIRIO e o Curso de Biblioteconomia e Gestão das Unidades de Informação da FACC/UFRJ. Essa decisão do evento foi decidida pelo Fórum de Coodenadores de Pós Graduação em reunião realizada em São Paulo em dezembro de 2009.



Em edições anteriores o ENANCIB recebeu apoio financeiro de várias agências, entre elas o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; a FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos; a CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.



Na programação do XI ENANCIB estão previstas diversas atividades, entre elas conferências proferidas por pesquisadores estrangeiros convidados; apresentação de resultados de pesquisas concluídas e em andamento; reuniões de Grupos de Trabalho (GTs); reunião de coordenadores de programas de pós-graduação em Ciência da Informação; reunião de estudantes de pós-graduação; entrega do Prêmio ENANCIB às melhores dissertações e teses defendidas no período de janeiro a dezembro de 2009; e assembléia geral da ANCIB, para prestação de contas e relatório da atual Diretoria e eleição de uma nova.

As atividades da ANCIB estruturam-se em duas frentes: os Programas de Pós-Graduação stricto sensu, que são representados pelos seus coordenadores, e o ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa da ANCIB - fórum de debates e reflexões que reúne pesquisadores interessados em temas especializados da Ciência da Informação, organizados em Grupos de Trabalho



GRUPOS DE TRABALHO



GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação. Constituição do campo científico e questões epistemológicas e históricas da Ciência da informação e seu objeto de estudo - a informação. Reflexões e discussões sobre a disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, assim como a construção do conhecimento na área. Coordenadora: Profa. Dra. Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT)



GT 2: Organização e Representação do Conhecimento

Teorias, metodologias e práticas relacionadas à organização e preservação de documentos e da informação, enquanto conhecimento registrado e socializado, em ambiências informacionais tais como: arquivos, museus, bibliotecas e congêneres. Compreende, também, os estudos relacionados aos processos, produtos e instrumentos de representação do conhecimento (aqui incluindo o uso das tecnologias da informação) e as relações inter e transdisciplinares neles verificadas, além de aspectos relacionados às políticas de organização e preservação da memória institucional. Coordenadora: Profa. Dra. Maria Luiza de Almeida Campos (UFF)



GT 3: Mediação, Circulação e Apropriação da Informação

Estudo dos processos e das relações entre mediação, circulação e apropriação de informações, em diferentes contextos e tempos históricos, considerados em sua complexidade, dinamismo e abrangência,bem como relacionados à construção e ao avanço do campo científico da Ciência da Informação, compreendido em dimensões inter e transdisciplinares, envolvendo múltiplos saberes e temáticas, bem com contribuições teórico-metodológicas diversificadas em sua constituição. Coordenador: Prof. Dr. Edmir Perrotti (USP)

GT 4: Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações

Gestão da informação, de sistemas, de unidades, de serviços, de produtos e de recursos informacionais. Estudos de fluxos, processos e uso da informação na perspectiva da gestão. Metodologias de estudos de usuários. Monitoramento ambiental e inteligência competitiva no contexto da Ciência da Informação. Redes organizacionais: estudo, análise e avaliação para a gestão. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional no contexto da Ciência da Informação. Tecnologias de Informação e comunicação aplicadas à gestão.oordenadora:Profa .Dra. Marta Lígia Pomim Valentim (UNESP)

GT 5: Política e Economia da Informação

Políticas de informação e suas expressões em diferentes campos. Sociedade da informação. Informação, Estado e governo. Propriedade intelectual. Acesso à informação. Economia política da informação e da comunicação; produção colaborativa. Informação, conhecimento e inovação. Inclusão informacional e inclusão digital. Coordenadora: Prof. Dra. Sarita Albagli (IBICT)



GT 6: Informação, Educação e Trabalho

Campo de trabalho informacional: atores, cenários, competências e habilidades requeridas. Organização, processos e relações de trabalho em unidades de informação. Sociedade do Conhecimento, tecnologia e trabalho. Saúde, mercado de trabalho e ética nas profissões da informação. Perfis de educação no campo informacional. Formação profissional: limites, campos disciplinares envolvidos, paradigmas educacionais predominantes e estudo comparado de modelos curriculares. O trabalho informacional como campo de pesquisas: abordagens e metodologias. Coordenadora: Profa. Dra. Helena Maria Tarchi Crivellari (UFMG)



GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I

Medição, mapeamento, diagnóstico e avaliação da informação nos processos de produção, armazenamento, comunicação e uso, em ciência, tecnologia e inovação. Inclui análises e desenvolvimento de métodos e técnicas tais como bibliometria, cientometria, informetria, webometria, análise de rede e outros, assim como indicadores em CT&I. Coordenadora: Profa. Dra. Sônia Elisa Caregnato (UFRGS)



GT 8: Informação e Tecnologia

Estudos e pesquisas teórico-práticos sobre e para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação que envolvam os processos de geração, representação, armazenamento, recuperação, disseminação, uso, gestão, segurança e preservação da informação em ambientes digitais. Coordenadora Profa. Dra. Silvana Vidotti (UNESP)



GT 9: Museu, Patrimônio e Informação

Análise das relações entre o Museu (fenômeno cultural), o Patrimônio (valor simbólico) e a Informação (processo), sob múltiplas perspectivas teóricas e práticas de análise. Museu, patrimônio e informação: interações e representações. Patrimônio musealizado: aspectos informacionais e comunicacionais. Coordenadora: Prof. Dra. Diana Farjala Correia Lima (UNIRIO)



GT10: Informação e Memória

Estudos sobre a relação entre os campos de conhecimento da Ciência da Informação e da Memória Social. Pesquisas transdisciplinares que envolvem conceitos, teorias e práticas do binômio 'informação e memória'. Memória coletiva, coleções e colecionismo, discurso e memória. Representações sociais e conhecimento. Articulação entre arte, cultura, tecnologia, informação e memória, através de seus referenciais, na contemporaneidade. Preservação e virtualização da memória social.

Coordenadora: Vera Dodebei





Fórum: Informação Em Saúde: pesquisas, realizações e perspectivas

sábado, 16 de outubro de 2010

Inscrições abertas para monitoria do 10º Olinda Arte em Toda Parte

Cadastros já foram iniciados e seguem até o dia 31 de outubro
Por Carla Amaral


Artistas confeccionam a já tradicional camiseta dos monitores do Olinda Arte em Toda Parte, na edição 2006 do evento.
Seguem até o dia 31 de outubro as inscrições para os universitários interessados em participar da seleção de monitores para a 10ª edição do Olinda Arte em Toda Parte. O evento, que acontece no Sítio Histórico de Olinda, será realizado entre os dias 25 de novembro e 05 de dezembro. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no link abaixo deste texto.

O Olinda Arte em Toda Parte é um evento anual do município que mobiliza os artistas plásticos do Sítio Histórico durante uma semana e meia. Neste período, eles abrem as portas de seus ateliês para que o público conheça e aprecie seu trabalho. O diferencial é a participação maciça destes pintores, escultores e artesãos, que fazem questão de receber pessoalmente os visitantes, muitas vezes dentro de suas casas.

O Arte em Toda Parte já se firmou como um dos principais eventos culturais e turísticos da cidade. Hotéis, restaurantes, pousadas, galerias, ateliês e museus se integram para apresentar da melhor forma possível a arte tipicamente produzida nas ladeiras históricas de Olinda.

Além das artes plásticas, concertos, teatro de rua, serenatas, congressos literários, exibição de documentários, recitais, dentre outras atividades, abrilhantaram as ruas da Cidade Alta durante a edição passada, que aconteceu entre 03 e 13 de dezembro de 2009 e prestou homenagem aos 45 anos do Movimento da Ribeira. Na ocasião, 76 ateliês e 36 espaços abriram suas portas para a exposição dos trabalhos de mais de 400 artistas.

Mais informações:
Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia
Fone: (81) 3493.3770 (das 8h às 13h) / e-mail: arteemtodaparte10@gmail.com

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Franciza Lima Toledo, uma grande perda!

Nota de falecimento

Ontem, 12 de outubro, os museus brasileiros – e, em particular, os museus de Pernambuco – perderam uma das suas maiores profissionais: faleceu em São Paulo Franciza Lima Toledo. Para os que não a conheceram podemos dizer que ela era, reconhecidamente, a maior especialista em conservação do país, pioneira na sua área e, sobretudo, incansável socializadora do seu conhecimento. Sua partida causou imensa consternação na comunidade museológica, que aqui registra o pesar pela ausência de uma de suas líderes mais respeitadas, e, além, disso, querida.


Fórum dos Museus de Pernambuco
Museu do Homem do Nordeste – FUNDAJ
Associação Brasileira de Museologia
Universidade Federal de Pernambuco – Curso de Museologia

V SEMINÁRIO AVANÇADO DE MUSEOLOGIA SOCIAL

A etnografia vista pelo observado

O Museu do Homem do Nordeste, vinculado à Diretoria de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, realiza mais uma edição do Seminário Avançado de Museologia Social, convidando a comunidade museológica para debater sobre o paradigma teórico da Museologia Social, que seria a Museologia do Sujeito por oposição à museologia do objeto, cujo exercício prático exige a presença de homens reais nos museus. Entre nesse debate.

Programação

Quarta-feira, dia 20 de outubro

14h – Mesa de Abertura

14h15 – Conferência de Ruy Póvoas – Coordenador do Kàwé – Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Ilhéus – BA e Babalorixá do Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon.

15h30 – Intervalo

15h45 – Debate

17h – Encerramento

Quinta-feira, dia 21 de outubro

14h30 – Conferência de Marcelle Pereira – Coordenadora de Museologia Social e Educação do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram.

15h – Conferência de Vânia Brayner – Coordenadora Geral do Museu do Homem do Nordeste - Fundaj.

15h45 – Intervalo

16h – Debate – Ruy Póvoas, Marcelle Pereira e Vânia Brayner.

18h30 – Coquetel de lançamento do livro Inovação Cultural, Patrimônio e Educação

Organizadores: Ángel Espina Barrio, Antonio Motta e Mário Hélio Gomes, pela Editora Massangana.


Museu do Homem do Nordeste - Auditório Benício Dias

Avenida 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte

Informações: 81 3073 6394 / 6332

Inscrições: www.fundaj.gov.br

Preencher o formulário disponível no site e enviar para museologia@fundaj.gov.br

Colocando na Balança: Lula X FHC

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Lição do Rato

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote.



Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.

Ao descobrir que era ratoeira ficou aterrorizado.

Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:

- Há ratoeira na casa, ratoeira na casa !!

A galinha:

- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

O rato foi até o porco e:



- Há ratoeira na casa, ratoeira !

- Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. será lembrado nas minhas orações.

O rato dirigiu-se à vaca e:



- Há ratoeira na casa,

- O que ? Ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não!

Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira.



Naquela noite, ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não percebeu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher...



O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital.



Ela voltou com febre.

Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha.

O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar
o ingrediente principal.



Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.



Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.

A mulher não melhorou e acabou morrendo.



Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

Moral da História:


Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco.



O problema de um é o problema de todos!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010


Nem preciso falar nada não é?

domingo, 3 de outubro de 2010

TV no Parque abre inscrições para vídeos brasileiros em diversas linguagens


Estão abertas as inscrições para a nova edição da mostra competitiva de vídeo *TV no Parque. *Poderão participar* *filmes produzidos no Brasil, em qualquer linguagem (documentário, ficção, experimental, animação, vídeoclipe...), com no mínimo 30 segundos e máximo de 15 minutos. O *TV no Parque* é patrocinado pela Fundarpe/Funcultura e realizado pelos coletivos pernambucanos Media Sana e Ventilador Cultural, em parceria com a Plural Projetos e Produções Artísticas.

Os vídeos selecionados serão exibidos em um dos quatro eventos que serão realizados de outubro de 2010 a janeiro de 2011, sempre no penúltimo domingo do mês, das 16h às 19h30, numa lona de circo armada no Parque 13 de Maio, no Recife. A cada evento dois vídeos serão premiados, sendo um escolhido pelo público presente no parque e o outro por um júri composto por produtores audiovisuais e integrantes de movimentos sociais. A premiação é de R$ 1.000,00 para cada filme.

A exibição é intermediada pelo coletivo Media Sana, possibilitando a participação do público, que se comunica ao vivo com o apresentador Queops Negão, tudo via telão, num estilo de programa de auditório. Durante os eventos artistas de rua farão breves apresentações, dinamizando ainda mais a mostra. O evento é filmado pelo coletivo Ventilador Cultural e transformado num programa de televisão - também chamado TV no Parque -, que vai ao ar na TV Universitária de Pernambuco (canal 11).

O projeto *TV no Parque *nasceu da intenção de se criar um circuito de exibição dos filmes produzidos pelas comunidades e movimentos sociais, colaborando com a difusão dessas produções, promovendo assim cidadania e valorização da identidade cultural brasileira.

Participe! O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no tvnoparque.wordpress.com

*Mais informações:*

Gabriel Furtado – (81) 9158-8480

Luciana Rabelo – (81) 9172-0995

tvnoparque.wordpress.com

tvnoparque@gmail.com

Gracias a La Vida



* Nicolai Cursino

“Gracias a la vida, que me dado tanto..”.

Quem convive ao meu lado escuta todas as manhãs, a belíssima voz de Mercedes Souza ecoando pelo meu laptop, meio distorcida, a cada início de dia.

Percebem-me olhando para a tela do computador com um olhar parado, meio em transe, como se nada mais houvesse.

Apenas as figuras lindas na tela, paisagens, mar, esporte, mulher, filhos, cachoeira e barras de ouro. Imagens cuidadosamente selecionadas por mim há algum tempo, como parte da vida que escolhi construir. E ao fundo aos acordes de Mercedes como uma oração de agradecimento a tudo que tenho hoje e a tudo que sou. Imagens e sons. As sensações ficam por minha conta.

Você alguma vez já se sentiu tão agradecido que teve vontade de chorar? Já se sentiu tão agradecido à vida a ponto de olhar para as coisas ao seu redor, olhar para o tamanho do mundo e estar feliz em ser pequeno?

Eu passei muito tempo lutando inconscientemente para evitar que a vida me desse tudo. Como se fosse possível segurar com os braços uma avalanche.

Por que aprendemos a nos contentar com pouco?

Por quê aprendemos a acreditar que “ninguém pode ter tudo”, “se melhorar estraga”, ou “sorte no jogo, azar no amor”, ou até mesmo, “o dinheiro é sujo”?

Por que aprendemos a acreditar que na vida devemos ter uma coisa ou outra?

A vida não é feita de “ou”.

O universo não te oferece, em toda a sua grandeza, apenas o café da manhã, ou almoço ou o jantar.

Você tem direito a tudo. Não como uma coisa extraordinária, mas como uma coisa natural. Todos nós temos. Como eu costumo dizer aos meus alunos: “Simples assim”.

Eu agradeço à vida por todos os anos que fiquei sem direção, sem amar o trabalho que fazia, pois por isso mudei, investi e dediquei minhas horas e meus pensamentos para fazer o que faço hoje. Obrigado.

Agradeço aos inúmeros relacionamentos amorosos desastrosos na minha juventude, aos problemas que criei em meu primeiro casamento, assim pude mergulhar em mim mesmo e pedir ajuda, e preparar cada parte minha para a alegria e a benção da companhia que tenho hoje. Obrigado.

Agradeço aos momentos que me vi sem dinheiro, às voltas com o medo e a dúvida se deveria ou não realmente seguir adiante com meu sonho de construir a Iluminatta. Pois hoje sei por experiência e prática, que não há outro caminho a seguir a não ser o do coração. Obrigado.

Entendo no meu corpo e na minha alma, que tudo pode ser construído. E hoje sigo a receita que aprendi com Neale Donald Walsch, em seu livro Conversando com Deus. Primeiro eu sonho, crio, imagino. Depois aviso a todos o que será feito, espalho aos quatro ventos, como se já existisse. E depois entro em ação, apenas o próximo passo.

Você já sonhou hoje? Já contou o seu sonho para alguém? Já fez o que precisa ser feito agora?

Já agradeceu à vida por tudo o que ela te deu?

Tem coragem de aceitar a prosperidade ou tem recusado os presentes?

Aceite, sem orgulho, pois a vida está te dando de coração.

Simples assim.

*Nicolai Cursino é consultor, treinador e palestrante em desenvolvimento humano e liderança, com foco no crescimento sustentável das pessoas e das empresas. Sua atuação abrange América Latina, Estados Unidos e Europa. É sócio-diretor da Iluminatta Brasil Desenvolvimento Humano.
Fale com ele escrevendo para:
nicolai@iluminattabrasil.com.br

www.iluminattabrasil.com.br

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 406ª Edição

A Revolta dos Brinquedos ganha versão para pessoas com deficiência visual e auditiva

O espetáculo “A Revolta dos Brinquedos”, que narra a história dos brinquedos que se revoltam contra a própria dona e resolvem promover um grande julgamento para decidir como puni-la, agora vai poder ser conhecida por pessoas com deficiência visual e auditiva. Sob a direção do professor da UFPE José Francisco Filho, peça teatral vai utilizar a língua brasileira de sinais (Libras) e a áudio-descrição para facilitar a compreensão dos espectadores surdos, cegos e com baixa visão.

Com apresentações nos dias 9, 10, 16 e 17 deste mês, o grupo de sete atores vai contar com a ajuda de um interprete da Língua Brasileira de Sinais, que fará a tradução simultânea de todo o espetáculo para o público surdo. Já os cegos e pessoas com baixa visão, vão poder acompanhar o espetáculo através do recurso da áudio-descrição.

TÉCNICA - A áudio-descrição é uma técnica de tradução visual que transforma em palavras tudo o que é visto. Através de fones de ouvido sem fio, os usuários deste serviço vão receber informações entre as falas dos atores, ou seja, nos momentos em que não há diálogo. Mas o trabalho do profissional de áudio-descrição não se restringe apenas ao espetáculo em si. Cerca de 30 minutos antes, o espectador cego recebe informações sobre o Teatro, o palco, o cenário, detalhes sobre os personagens e o figurino.

Para isso, a companhia tem o apoio do grupo “Imagens que falam” da UFPE. A equipe atua no campo da pesquisa e da prática da áudio-descrição , além de formar profissionais para o mercado. Segundo o áudio-descritor Ernani Ribeiro, trata-se de um processo delicado que exige atenção e cuidado do profissional . “O tradutor não pode, em momento algum, se chocar com as falas dos atores e deve ser o mais preciso possível na descrição para que o espectador possa compreender a excelência do espetáculo”, afirma.

A idéia de adaptar o espetáculo para esse novo público, segundo o diretor José Francisco Filho, visa permitir que todas as pessoas, sem exceção, possam ter acesso ao Teatro. “O objetivo da companhia não é atender apenas os cegos e os surdos, e sim, usar a acessibilidade comunicacional para que todos possam apreciar a peça. Infelizmente o Estado ainda é carente de espaços acessíveis a um público com deficiência”. Há 38 anos na direção da Revolta dos Brinquedos, José Francisco adianta que a medida serve também como laboratório para iniciativas futuras do grupo, entre elas, O Pirata Tubarão, de Rubem Rocha Filho, com estréia prevista para 2011.

A Revolta dos Brinquedos comemora em 2010, 40 anos de montagens em Pernambuco e faz homenagem a Rubens Teixeira, primeiro diretor do espetáculo em Pernambuco.

Serviço

A revolta dos brinquedos
Elenco: Alysson Castro, Diogo Barbosa, Ismael Holanda, Michele Sant´ana, Ricardo Vendramini, Regina Carmem e Roberta Marcina.
Direção: José Francisco Filho
Administração e sonoplastia : Sérgio Veloso
Intérprete de Libras : José Carlos Santos Veloso
Audio-descrição: Grupo Imagens que falam UFPE
Realização: Circus produções.
Local: Teatro Apolo. Rua do Apolo, 121 - Bairro do Recife
Horário: sábados e domingos, até 17 deste mês, às 16h30

OFICINA DE ANÁLISE E CRIAÇÃO DE TEXTOS


05 a 08 de outubro 2010
Sesc Santa Rita, Recife
Fone: 3224-7577


Oficineiro: Raimundo de Moraes, escritor, jornalista e publicitário.

Objetivos: aliar as técnicas tradicionais de redação a uma visão moderna do
texto impresso e do texto virtual. Fazer com que cada participante se expresse
corretamente de acordo as necessidades do seu dia a dia, tanto na área
profissional como nos estudos.


Público-alvo: estudantes e profissionais das áreas de comunicação (jornalismo,
marketing, relações públicas) bem como das áreas de letras e pedagogia.
Profissionais liberais que precisam do idioma corretamente escrito como
ferramenta de trabalho.



Módulo I (05/10)

- O desbloqueio da palavra
- Associação de ideias - brainstorm
- Clareza e estilo
- Exercícios


Módulo II (06/10)

- Criação versus inspiração
- A narrativa literária. Gêneros
- Norman Friedman e o foco narrativo
- Exercícios


Módulo III (07/10)

- A redação no ambiente profissional
- Principais erros na elaboração de um texto formal
- O que se fala, o que não se escreve
- O começo, o meio e o fim dos vestibulandos
- Exercícios

Módulo IV (0810)

- Apresentação de exercícios
- A linguagem publicitária e o idioma
- A linguagem jornalística
- O internetês, a netiqueta
- Avaliação final

Telefones úteis


Aeroporto
3322 4188 3464 4188

auxílio à lista
102

Biblioteca Central da UFPE
2126 8095

Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
3423 8446

Biblioteca Popular de Afogados
3428 4933

Biblioteca Popular de Casa Amarela
3232 4411

Box Turismo – Aeroporto
3462 4960

Box Turismo Arsenal
3232 2942

Box Turismo PCR – TIP
3452 1892

Casa da Cultura
3224 4402

Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro
3232 2864 / 3232 2865

Cine Teatro Apolo
3207 0881

coopetáxi
3424 8944 | 3424 4254

copseta
3462 1584

Espaço Pasárgada – Casa Manuel Bandeira
3134 3014

Fundação Joaquim Nabuco
3073 6340 / 30736333

hospital da restauração
3421 5444

informações turísticas
3232 8409

Informações Turísticas
3232 8409

ingressos em domicílio
3227 2677

Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas
3232 2812 / 3232 2833

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM
3232 1694 / 3232 5399

polícia militar
190

porto
3419 1900

procon
3445 7643

Programa Multicultural
3232 1594 / 3232 1690 / 3232 1482

radiotáxi
3423 2865 | 3423 7777

radiotáxi
3423 2865 | 3423 7777

recife táxi
3423 1313 | 3231 7533

rodoviária
3452 2824 | 34521103

Sítio da Trindade
3232 4154

Teatro Barreto Junior
3232 3054

Teatro de Santa Isabel
3232 2940

Teatro do parque
3232.1553

tele táxi
3429 4242

tip táxi
3452 2552

transportes urbanos
0800 810158

MTV

Elis Regina

Maria Rita

Pedro Mariano

Milton Nascimento

Gilberto Gil

João Bosco

Chico Buarque

Tom Jobim

Roberta Sá

Céu

MPB