segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Simpósio Hipertexto traz pela primeira vez ao Recife o filósofo Pierre Lévy

Por Clécio Vidal

O crescimento da utilização das redes sociais pode mudar nossa maneira de navegar na Internet. “Estamos nos sentindo numa espécie de segundo dilúvio, impossibilitados de abraçar o todo e definir o que é essencial. Estamos nadando na inteligência coletiva”, é o que diz Pierre Lévy, pesquisador internacionalmente conhecido por suas reflexões sobre o ciberespaço e seus efeitos na vida das pessoas.

O filósofo afirma que é necessário utilizar as redes sociais para gerenciar e potencializar o conhecimento que está sendo construído coletivamente. Ideias como esta serão apresentadas pessoalmente por Pierre Lévy, na conferência de abertura do 3º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias da Educação. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (Nehte/UFPE) e pela Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Abehte) e acontecerá nos dias 02 e 03 de dezembro deste ano no Centro de Artes e Comunicação da UFPE.

Além de Pierre Lévy, têm presença confirmada pesquisadores como Antônio Carlos Xavier, coordenador do Nehte/UFPE; Luiz Fernando Gomes (UNISO), presidente da Abehte e; Alex Sandro Gomes (Cin/UFPE), criador da plataforma Amadeus para ensino a distância. Também participará do evento a professora Nelly Carvalho que lançou recentemente o seu primeiro e-book intitulado Crônicas do Cotidiano, obra inicial da Coleção Letras Eletrônicas do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE.

O simpósio reunirá mais uma vez professores, pesquisadores e alunos de todo o Brasil para discutir a relação entre linguagem, aprendizagem e tecnologia. As atividades serão distribuídas em conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação, minicursos e apresentações de pôsteres digitais, estes últimos avaliados e premiados pela comissão científica do evento.

Redes sociais, inteligência coletiva e democracia

Pierre Lévy é professor titular da cadeira de “Pesquisa em Inteligência Coletiva” da Universidade de Ottawa, no Canadá. Em suas palestras aborda maneiras de construir relações lógicas no aparente caos da informação disseminada na Internet e nas redes sociais.

Em livros como As Tecnologias da Inteligência, O que é o virtual e Ciberdemocracia, Lévy defende a ideia de que o gerenciamento adequado da inteligência coletiva pode contribuir para que os Estados se tornem mais democráticos e igualitários. Para Lévy: “É preciso desvendar o modo como as redes de sociais se relacionam com redes de comunicação, redes materiais, do meio ambiente e como se relacionam a governos, valores, direitos e à economia.”

Estímulo à divulgação científica – Em 2010 o Simpósio Hipertexto chega a sua terceira edição levando ao público o resultado de pesquisas concluídas e revelando os caminhos percorridos pelos estudos em andamento nas mais variadas áreas que utilizam as tecnologias digitais de informação e comunicação para desenvolvimento de novas formas de aprendizagem.

As inscrições para apresentação de trabalhos no evento já estão abertas e podem ser feitas no website do evento, no endereço eletrônico http://www.ufpe.br/nehte/simposio2010.

Como forma de estímulo à divulgação de pesquisas, todos os inscritos que tiverem trabalhos aprovados para o evento estarão automaticamente filiados à Abehte e terão a primeira anuidade subsidiada pelo valor da inscrição no evento. Sócios da Abehte que efetivaram sua filiação até junho deste ano terão desconto no valor da inscrição.

Mais Informações
Website: http://www.ufpe.br/nehte/simposio2010
Email: simposiohipertexto@gmail.com

Realização
Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NETHE/UFPE) e Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE).

Apoio
UFPE, Propesq, Departamento de Letras, Pós-Graduação em Letras, Editora Universitária e Pipa Comunicação.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MUSEU DA ABOLIÇÃO INAUGURA SUA EXPOSIÇÃO CRIADA COM A PARTICIPAÇÃO DE CENTENAS DE PESSOAS



Inauguração da Exposição em Processo do Museu da Abolição - Sala 2

Neste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Museu da Abolição inaugurou a sua Exposição em Processo, uma exposição que vem sendo construída com a participação de centenas de pessoas desde 2005, e que, nesta nova etapa, toma forma de uma maquete em tamanho real, onde os participantes poderem dar continuidade ao trabalho de elaboração coletiva para criação da exposição permanente do MAB.

A cerimônia de abertura teve a presença de autoridades do IBRAM e de representantes de instituições de Pernambuco. O evento de inauguração contou com diversas apresentações, tais como: Grupo de Capoeira do Mestre Jader; os percussionistas do projeto Batuqueiros do Silêncio - Oficina de percussão para pessoas com deficiência auditiva e Grupo de Dança Afro da Escola Municiopal Mario Melo.

Veja mais fotos da abertura no site do Museu.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

II Fórum de Cultura Digital Brasileira 2010

Debate, arte e informação: programação completa do evento está disponível online

A programação detalhada do II Fórum da Cultura Digital Brasileira, que acontece entre os dias 14 e 17 de novembro, na Cinemateca Brasileira, já está disponível para consulta no blog do evento (http://culturadigital.br/forum2010/), com informações e links sobre as experiências e os convidados. A grade de atrações do fórum foi construída de forma participativa a partir de cinco atividades: Seminário Internacional CulturaDigital.br, Experiências da Cultura Digital, Arena da Cultura Digital, Redes da Cultura Digital, Deck e Oficinas. O evento é gratuito e as inscrições serão feitas no local.

Durante 17 dias, mais de 100 sugestões foram encaminhadas e incorporadas à programação. Além de seminários, debates e oficinas, o evento contará com música, exposições e intervenções artísticas. O show de abertura do fórum, que acontece no palco do Auditório Ibirapuera, na noite de 14 de novembro, será especial: FUTURÍVEL reunirá no mesmo palco Gilberto Gil, Macaco Bong, Banda de Pife Princesa do Agreste, VJ Scan e DJ Tudo e Sua Gente de Todo Lugar.

Entre os participantes confirmados para este ano estão John Perry Barlow, fundador da Electronic Frontier Foundation; Jean-Pierre Gorin, criador do influente grupo de cineastas Dziga Vertov; Bob Stein, direitor do Institute for the Future of the Book; e Vicent Moon,cineasta independente e criador do blog La Blogothèque.

Coordenado pela Casa de Cultura Digital e pelo Ministério da Cultura, o fórum é resultado de um processo permanente de discussões sobre os impactos das novas tecnologias na transformação da cultura e da democracia do país, realizada, principalmente, pelas redes participantes do CulturaDigital.br.

Confira a programação completa do evento: http://culturadigital.br/forum2010/

(Comunicação Social/ MinC)

Plano Nacional de Cultura é aprovado


Projeto de lei foi aprovado por unanimidade no Senado e agora segue para sanção presidencial

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 9 de novembro, por unanimidade, o projeto de lei (PL) que sistematiza o Plano Nacional de Cultura (PNC). O texto, em tramitação no Legislativo desde 2006, é uma construção coletiva dos parlamentares com o Ministério da Cultura (MinC), com o objetivo de definir as diretrizes da política cultural pelos próximos 10 anos. O projeto tramita em caráter terminativo e segue agora para sanção presidencial. Como não houve alterações no Senado Federal, não será necessário votar novamente na Câmara.

“A aprovação do Plano Nacional de Cultura é uma vitória muito grande, primeiro, porque institucionaliza os avanços obtidos nos últimos anos pelo governo federal na área da cultura e, depois, porque garante a continuidade das políticas culturais no Brasil”, comemora Juca Ferreira, ministro da Cultura.

O PNC está previsto na Constituição Federal desde a aprovação da emenda constitucional 48 em 2005 – que instituiu o Plano e seus objetivos – e tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. O PL aprovado traz as diretrizes elaboradas e pactuadas entre Estado e sociedade, por meio da realização de pesquisas e estudos e de debates e encontros participativos como a 1ª Conferência Nacional de Cultura, Câmaras Setoriais, Fóruns e Seminários. Já a o texto foi um trabalho em parceria entre os Poderes Legislativo e Executivo.

ProCultura em discussão na Câmara

A Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados realiza também nesta terça, dia 9, a partir das 14h, o Encontro Nacional sobre o Projeto de Lei 1139/2007, que institui o ProCultura. O objetivo é encerrar oficialmente o ciclo de debates e sugestões para a relatoria do projeto, que já recebeu cerca de 2 mil contribuições. O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a CEC, levou a discussão sobre o Procultura até cidades como Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. No total, o MinC foi a 20 estados debater o projeto com a sociedade. Agora, em Brasília, o texto a ser entregue à deputada Alice Portugal (PC do B-BA), relatora do Procultura, será finalizado. O público interessado também pode participar.

O Procultura é uma ferramenta de ampliação de acesso e fomento à cultura no Brasil, além de contribuir para o desenvolvimento da identidade cultural. De acordo com pesquisa realizada pelo corpo técnico do MinC e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 14% da população brasileira vai regularmente aos cinemas; 96% não frequentam museus; 93% nunca foram a uma exposição de arte; 78% nunca assistiram a um espetáculo de dança; e 90% dos municípios do País não possuem cinemas, teatros, museus ou centros culturais.
O Programa também visa sanar as limitações verificadas na aplicação da Lei Rouanet, implementada em 1991 e que apresenta distorções. A meta é aprimorar a destinação dos recursos públicos e estabelecer critérios transparentes e objetivos no processo de seleção de iniciativas culturais.

Conheça os principais projetos da Cultura em tramitação no Congresso Nacional

Sistema Nacional de Cultura – A Comissão Especial da Câmara que analisa o SNC aprovou o substitutivo do relator, deputado federal Rubem Santiago, no dia 14 de abril. A PEC 416/2005 será votada em dois turnos na Câmara e seguirá para o Senado. A Proposta de Emenda à Constituição institucionaliza a cooperação entre a União, os Estados e os Municípios para formular, fomentar e executar as políticas culturais, de forma compartilhada e pactuada com a sociedade civil. Saiba mais no Blog do SNC.

PEC 150/2003 – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 150/2003) foi aprovada na Comissão Especial e está na Mesa da Câmara para ser votada em plenário, em dois turnos. Depois será encaminhada ao Senado. A PEC é uma iniciativa dos mais de 400 deputados e senadores de todos os partidos integrantes da Frente Parlamentar Mista da Cultura, que estabelece um piso mínimo de 2% do orçamento federal; 1,5% do orçamento estadual e 1% do orçamento municipal para a cultura. Conta com o apoio de artistas e produtores de todo o país.

Vale-Cultura – Primeira política pública voltada para o consumo cultural, o Vale-Cultura, no valor de R$ 50, possibilitará aos trabalhadores adquirir ingressos de cinema, teatro, museu, shows, livros, CDs e DVDs, entre outros produtos culturais. O projeto de lei nº 5798/2009 foi aprovado na Câmara dos Deputados em outubro do ano passado, com emendas que estenderam o benefício a servidores públicos federais, a estagiários e também a aposentados, sendo que para estes o valor é de R$ 30. No Senado, o projeto recebeu duas emendas que ampliam o leque de serviços e produtos culturais previstos na proposta do Poder Executivo, incluindo periódicos. As emendas dos senadores foram aprovadas pelas comissões que analisam a matéria na Câmara. O PL segue para votação em plenário e, posteriormente, para sanção do presidente da República. Confira mais detalhes no Blog do Vale-Cultura.

Cultura como Direito Social - Proposta que reconhece a Cultura como direito social na Constituição Federal (PEC 236/2008), aguarda constituição da comissão especial que vai analisá-la na Câmara dos Deputados.

Procultura – Após uma ampla e democrática consulta pública, o projeto de atualização da Lei Rouanet pretende corrigir as distorções na lei atual. As principais alterações são o fortalecimento e desburocratização do Fundo Nacional de Cultura, a democratização do acesso à produção cultural e o estímulo para que o setor privado invista na economia da cultura. A matéria foi anexada ao PL 1139/2007 e aprovada na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados. Sua tramitação tem regime de prioridade e caráter conclusivo. Agora será analisada pela Comissão de Educação e Cultura (CEC), depois segue para apreciação nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ir para o Senado.

Fundo Social do Pré-Sal – O PL 5940/09 foi aprovado com emendas no Senado Federal e retornou à Câmara dos Deputados para apreciação das modificações. O projeto prevê que uma parte dos recursos arrecadados com a exploração da camada de petróleo Pré-Sal será destinada à cultura. O Fundo também beneficiará ações de combate à pobreza, ciência e tecnologia, educação e meio ambiente.

O anteprojeto que moderniza a Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/1998) esteve em consulta pública. A proposta visa promover o equilíbrio entre o direito de quem cria, o direito de quem investe e o direito de toda sociedade de ter acesso à cultura, à informação e ao conhecimento.

O Simples da Cultura foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro do ano passado e tornou-se a Lei 133/2009. Reduz a carga tributária para produções cinematográficas, artísticas e culturais, corrige uma distorção criada em dezembro de 2008, quando o setor foi enquadrado de forma inadequada no chamado Supersimples. A alíquota mínima passa a ser de 6%, em vez de 17,5%. Dados do IBGE indicam que 5% das empresas brasileiras desempenham atividades culturais. O setor emprega mais de 1 milhão de pessoas.

(Comunicação Social/MinC)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

21º SBIE acontecerá em João Pessoa


A 21ª edição do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) que acontece em João Pessoa, no período de 23 a 26 de novembro próximo, tem como objetivo divulgar a produção científica nacional na área de Informática na Educação.

O evento, que acontecerá na Estação Ciência da Paraíba e no Hotel Tambaú, busca proporcionar um ambiente para a troca de experiências e idéias entre profissionais, estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros que atuam em pesquisa científica e tecnológica nesta área e em áreas correlatas.

O 21º SBIE é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, numa realização conjunta entre a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal de Pernambuco.
Site: http://www.ccae.ufpb.br/sbie2010/index.php

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ibram abre consulta pública para a Política Nacional Setorial de Museus



Após a realização do 4º Fórum Nacional de Museus, a Comissão Organizadora do evento criou um Grupo de Trabalho para a sistematização do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), que abrangeu a revisão das diretrizes com suas respectivas estratégias, ações e metas, resultado das discussões realizadas nas plenárias estaduais e nas plenárias e minifóruns realizados durante o evento. O PNSM, o qual irá compor o Plano Nacional de Cultura (PNC), é decorrência das discussões realizadas desde a II Conferência Nacional de Cultura, bem como do seu conjunto de reuniões setoriais, particularmente, a 1ª Pré-Conferência de Museus e Memórias.

Com base no Art. 16 do Regimento Interno do 4º FNM, coube ao GT realizar proposições ao texto com vistas a possibilitar maior coerência e clareza à sua leitura. A revisão das propostas teve por princípios respeitar ao máximo a redação original e, nos casos em que foi necessária alguma proposição, utilizar-se de elementos do texto para sua composição.

Assim, tendo como princípio o caráter participativo na elaboração das diretrizes do PNSM, o documento está disponível neste site, para consulta pública, durante o período de 3 a 13 de novembro.

Ministério da Cultura realiza atividades no Zeppelin

Sede regional do Ministério da Cultura promove intervenção artística, debates, exposição e lançamentos durante o Movimento Cultural do Bairro do Recife.
Neste final de semana, a Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC) promove três eventos integrados à programação do Zeppelin – Movimento Cultural do Bairro do Recife. Na intensa programação que se desenrola nos equipamentos culturais locais, a RRNE/MinC promove uma mostra do Circuito Interações Estéticas (CIE), com a intervenção do Grupo Ondas Radiofônicas (RJ); mantém aberta a exposição NAUSEA, na Sala Nordeste; e realiza os lançamentos, na capital pernambucana, do livro “Drogas e Cultura: Novas Perspectivas” e do projeto Produção Cultural do Brasil. Os eventos acontecem na sede da RRNE/MinC, na Rua do Bom Jesus, 237. A entrada para as atividades na RRNE/MinC é franca.

Produção Cultural no Brasil
O lançamento do Portal Produção Cultural no Brasil acontece através de apresentação e debate, nesta sexta-feira (05), Dia Nacional da Cultura, às 19h. O evento conta com a participação do diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do MinC, Afonso Luz, dos realizadores do Produção Cultural no Brasil, Fabio Ferron e Georgia Nicolau, e dos produtores pernambucanos participantes do projeto, Melina Hickson, Manoelzinho Salustiano e Gilberto Freyre Neto.

O projeto foi realizado ao longo de 100 dias, com gravação de 100 entrevistas com profissionais atuantes do setor cultural brasileiro das mais diversas áreas. Todo o material será editado e publicado em uma coleção de cinco livros, a ser lançada neste mês de novembro. Com tiragem de três mil exemplares, a coleção será distribuída às bibliotecas nacionais e universitárias e, ao mesmo tempo, ficará integralmente disponível para download gratuito na plataforma web http://www.producaocultural.org.br/.

Drogas e Cultura
O livro Drogas e Cultura: Novas Perspectivas, organizado pelo Prof. Edward MaCrae, será lançado com uma mesa de debate, no próximo sábado (6), às 16h. O encontro contará com a mediação de Tarciana Portella, chefe da RRNE/MinC e participação de Sandra Goulart, co-organizadora do livro, Afonso Luz, diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do MinC, Fred 04, representando a Secretaria de Cultura do Recife, Roberta Uchôa, professora da Universidade Federal de Pernambuco envolvida na discussão sobre Ayahuasca, Gustavo Couto, secretário de Saúde do Recife, Osmar Ricardo, vereador do Recife que estimula a discussão sobre redução de danos envolvendo as drogas e apoia a Marcha da Maconha.

O livro “Drogas e Cultura: Novas Perspectivas” reúne 17 artigos sobre os diversos usos de substâncias psicoativas. A coletânea traz um panorama dos esforços recentes de pesquisa e reflexão em torno do tema no âmbito das ciências humanas. A publicação – apoiada e financiada pelo Ministério da Cultura – contribui para o debate público sobre as drogas, à medida que não se restringe aos aspectos biomédicos dos produtos e de suas propriedades.

Ondas Radiofônicas
O grupo Ondas Radiofônicas (RJ) – que vem ao Recife através do Circuito Interações Estéticas realizado através da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) e Fundação Nacional de Artes (Funarte) – irá desenvolver o trabalho Cartografias Especulativas das Narrativas do Recife, através do qual eles irão circular pelo bairro captando sons e imagens na sexta-feira (05). A proposta do Ondas Radiofônicas é realizar um levantamento na malha de memórias, histórias, identidades coletivas e conflitos presentes na cidade do Recife para então mover-se pelos espaços, captando e retransmitindo narrativas, papos e depoimentos dos participantes.

Estes produtos sonoros serão apresentados no sábado (06), às 18h30, na sede da Regional do MinC, tocados em um momento de improvisação multilinguagens (música, sons, ruídos, imagens, manipulações em tempo real), promovendo a interação entre artistas e público.

Exposição NAUSEA
A exposição NAUSEA, do artista paraibano José Rufino e curadoria de Marcelo Campos (RJ), busca, na disposição espacial de um conjunto de móveis antigos, provocar estranheza no espectador. A obra conta com armários, gavetas e escrivaninhas que se depara com ressignificações temporais e afetivas daquilo que antes fora pensado apenas como objetos de utilidade cotidiana.

A instalação se vale do conceito transformador proporcionado pelo tempo e pelo espaço, para se mostrar sempre diferente, já que a cada nova exibição o artista José Rufino, conhecido em seus trabalhos por resgatar narrativas pessoais e familiares através de elementos do passado, brinca com a posição dos móveis, adicionando novos itens e monotipias ao conjunto. A Sala Nordeste fica no térreo da RRNE/MinC e estará aberta ao público no período de 5 a 7 de novembro, das 10h às 18h.

Mais informações: (81) 3194.1300
Confira a programação do Zeppelin na íntegra: http://zeppelinrecife.wordpress.com/

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Festival de Arte e Cultura da UPE


O Festival de Arte e Cultura UPE é um evento de extensão universitária que ocorrerá em sua primeira versão de 10 a 12 de novembro de 2010 na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), na cidade do Recife, congregando todas as unidades de ensino da UPE e envolvendo várias expressões artísticas e culturais.


Todas as atividades são gratuitas e abertas a toda a sociedade. Para participar das oficinas e bate papos é preciso realizar inscrições devido ao processo de certificação.

Para se inscrever precisa apenas enviar um e-mail para upe.fac@gmail.com e inserir no corpo do email: nome completo, CPF, telefone, unidade (se for da UPE) e atividade desejada.

As vagas são limitadas, veja a programação abaixo e participe.


PROGRAMAÇÃO


QUARTA – 10/11

OFICINAS:

Grafitagem
Data: 10 e 11/11/10 – Horário: 09 às 12h.

BATE PAPOS:

Cultura e Turismo – Horário: 09 às 11h30.
Debatedores: Paulo André (Astronave)
José Telles (Jornal do Commercio)
Marcelo Pereira (Jornal do Commercio)
Mediador: Profa. Maria Lana Monteiro (UPE)


Economia da Cultura – Horário: 14 às 17h00
Debatedores: Tarciana Portella (MINC)
Fernanda Ferrário (SUDENE)
Edgar Andrade (FUNDARPE)
Mediador:

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS:

Mostra de fotografia (durante todo o Festival)
Feira de artesanato (durante todo o Festival)
Maracafensg – Horário: 18h00
Abertura oficial - Horário: 19h00
Encontro de corais – Horário: 19h30
1. Coral UPE
2. Coral Vozes do Recife
3. Coral João Pernambuco
4. Coral AFAG Olinda
5. Coral Via Voz


QUINTA – 11/11


OFICINAS:

Grafitagem (continuação)
Data: 10 e 11/11/10 – Horário: 09 às 12h.

Teatro
Data: 11 e 12/11/10 – Horário: 13:30 às 17h30

Elaboração de Projetos Culturais
Data: 11/11/10 – Horário: 09 às 11:30 e 14 às 17h30

Audiovisual no seu Mobile
Data: 11 e 12/11/10 - Horário: 9 às 11h30 e 13 às 17h00

BATE PAPOS:

Música como negócio – Horário: 09 às 11h30
Debatedores: Sanae Souto (produtora)
Leonardo Salazar (SEBRAE)
DJ. Dolores (produtor)
Mediador:

Arte é Saúde - Horário: 14 às 17h00
Debatedores: Prof. Paulo Barreto Campello.
Prof. Wilson Freire.
Apresentação de filmes produzidos por alunos no castelinho.
Apresentação do grupo de flauta dos pacientes do HuOC.
Mediador: Prof. Carlos Reinaldo Carneiro Marques (UPE)

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
Teatro – 19h
Obra Unidade de Ensino
Lembranças: Teatro com Idosos FENSG
Sérgio Amoroso em: A vida é uma caixinha de surpresa FACITEC
Mitos e Verdade FENSG
Vamos Ver FFPNM


SEXTA – 12/11


OFICINAS:

Teatro (continuação)
Data: 11 e 12/11/10 – Horário: 13:30 às 17h30

Audiovisual no seu Mobile (continuação)
Data: 11 e 12/11/10 - Horário: 9 às 11h30 e 13 às 17h00


BATE PAPOS:
Cultura e as Novas Mídias – Horário: 09 às 11h30.
Debatedores: Leo Antunes (produtor)
Roberto Azoubel (MINC)
Renato L (Secretário de Cultura da Cidade do Recife)
Mediador: Prof. Francisco Saboya (Porto Digital e UPE)

Produção de Espetáculos – Horário: 14 às 17h30.
Debatedores: Paula de Renor (Remo Produções)
Mônica Lira (Grupo Experimental de Dança)
Clébio Marques (ARTEPE)
Mediadora: Profa. Paula Gonçalves da Silva (UPE)

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Dança – 19h Obra Unidade de Ensino
Frevo Escola do Recife
Articulações, ossos, músculos para onde eles me levam ESEF
Pensar Universal Samba de Coco Parelha Trocada e o tic tac do tempo FACETEG

Poesia – 19h Obra Unidade de Ensino
Anseios FACITEC
Quase Vidas ICB
Doenças de Chagas: cem anos de descoberta FENSG
Existência FOP

Música – 21h Obra Unidade de Ensino
Grupo Cultural - Coco dos Pretos FFPNM
Sarah Cabral POLI
A Deriva FACETEG
Gambiarra Cybernética HUOC
Evandro Pedro e Luís Alexandre FACITEC

SHOW DE ENCERRAMENTO COM MUNDO LIVRE S/A

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Desafios para a Presidenta Dilma Rousseff


Leonardo Boff *


Celebramos alegremente a vitória de Dilma Rousseff.

E não deixamos de folgar também pela derrota de José Serra que não mereceu ganhar esta eleição dado o nível indecente de sua campanha, embora os excessos tenham ocorrido nos dois lados. Os bispos conservadores que, à revelia da CNBB, se colocaram fora do jogo democrático e que manipularam a questão da descriminalização do aborto, mobilizando até o Papa em Roma, bem como os pastores evangélicos raivosamente partidizados, saíram desmoralizados.

Post festum, cabe uma reflexão distanciada do que poderá ser o governo de Dilma Rousseff. Esposamos a tese daqueles analistas que viram no governo Lula uma transição de paradigma: de um Estado privatizante, inspirado nos dogmas neoliberais para um Estado republicano que colocou o social em seu centro para atender as demandas da população mais destituída. Toda transição possui um lado de continuidade e outro de ruptura. A continuidade foi à manutenção do projeto macroeconômico para fornecer a base para a estabilidade política e exorcizar os fantasmas do sistema. E a ruptura foi à inauguração de substantivas políticas sociais destinadas à integração de milhões de brasileiros pobres, bem representadas pela Bolsa Família entre outras. Não se pode negar que, em parte, esta transição ocorreu, pois, efetivamente, Lula incluiu socialmente uma França inteira dentro de uma situação de decência. Mas desde o começo, analistas apontavam a inadequação entre projeto econômico e o projeto social. Enquanto aquele recebe do Estado alguns bilhões de reais por ano, em forma de juros, este, o social, tem que se contentar com bem menos.

Não obstante esta disparidade, o fosso entre ricos e pobres diminuiu o que granjeou para Lula extraordinária aceitação.

Agora se coloca a questão: a Presidenta aprofundará a transição, deslocando o acento em favor do social onde estão às maiorias ou manterá a equação que preserva o econômico, de viés monetarista, com as contradições denunciadas pelos movimentos sociais e pelo melhor da inteligentzia brasileira?
Estimo que, Dilma deu sinais de que vai se vergar para o lado do social-popular. Mas alguns problemas novos como aquecimento global devem ser impreterivelmente enfrentados. Vejo que a novel Presidenta compreendeu a relevância da agenda ambiental, introduzida pela candidata Marina Silva. O PAC (Projeto de Aceleração do Crescimento) deve incorporar a nova consciência de que não seria responsável continuar as obras desconsiderando estes novos dados. E ainda no horizonte se anuncia nova crise econômica, pois os EUA resolveram exportar sua crise, desvalorizando o dólar e nos prejudicando sensivelmente.
Dilma Rousseff marcará seu governo com identidade própria se realizar mais fortemente a agenda que elegeu Lula: a ética e as reformas estruturais. A ética somente será resgatada se houver total transparência nas práticas políticas e não se repita a mercantilização das relações partidárias ("mensalão").
As reformas estruturais é a dívida que o governo Lula nos deixou. Não teve condições, por falta de base parlamentar segura, de fazer nenhuma das reformas prometidas: a política, a fiscal e a agrária. Se quiser resgatar o perfil originário do PT, Dilma deverá implementar uma reforma política. Será difícil, devido os interesses corporativos dos partidos, em grande parte, vazios de ideologia e famintos de benefícios. A reforma fiscal deve estabelecer uma equidade mínima entre os contribuintes, pois até agora poupava os ricos e onerava pesadamente os assalariados. A reforma agrária não é satisfeita apenas com assentamentos. Deve ser integral e popular levando democracia para o campo e aliviando a favelização das cidades.

Estimo que o mais importante é o salto de consciência que a Presidenta deve dar, caso tomar a sério as consequências funestas e até letais da situação mudada da Terra em crise sócio-ecológica. O Brasil será chave na adaptação e no mitigamento pelo fato de deter os principais fatores ecológicos que podem equilibrar o sistema-Terra. Ele poderá ser a primeira potência mundial nos trópicos, não imperial mas cordial e corresponsável pelo destino comum. Esse pacote de questões constitui um desafio da maior gravidade, que a novel Presidenta irá enfrentar. Ela possui competência e coragem para estar à altura destes reptos. Que não lhe falte a iluminação e a força do Espírito Criador.


* Teólogo, filósofo e escritor

Telefones úteis


Aeroporto
3322 4188 3464 4188

auxílio à lista
102

Biblioteca Central da UFPE
2126 8095

Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
3423 8446

Biblioteca Popular de Afogados
3428 4933

Biblioteca Popular de Casa Amarela
3232 4411

Box Turismo – Aeroporto
3462 4960

Box Turismo Arsenal
3232 2942

Box Turismo PCR – TIP
3452 1892

Casa da Cultura
3224 4402

Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro
3232 2864 / 3232 2865

Cine Teatro Apolo
3207 0881

coopetáxi
3424 8944 | 3424 4254

copseta
3462 1584

Espaço Pasárgada – Casa Manuel Bandeira
3134 3014

Fundação Joaquim Nabuco
3073 6340 / 30736333

hospital da restauração
3421 5444

informações turísticas
3232 8409

Informações Turísticas
3232 8409

ingressos em domicílio
3227 2677

Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas
3232 2812 / 3232 2833

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM
3232 1694 / 3232 5399

polícia militar
190

porto
3419 1900

procon
3445 7643

Programa Multicultural
3232 1594 / 3232 1690 / 3232 1482

radiotáxi
3423 2865 | 3423 7777

radiotáxi
3423 2865 | 3423 7777

recife táxi
3423 1313 | 3231 7533

rodoviária
3452 2824 | 34521103

Sítio da Trindade
3232 4154

Teatro Barreto Junior
3232 3054

Teatro de Santa Isabel
3232 2940

Teatro do parque
3232.1553

tele táxi
3429 4242

tip táxi
3452 2552

transportes urbanos
0800 810158

MTV

Elis Regina

Maria Rita

Pedro Mariano

Milton Nascimento

Gilberto Gil

João Bosco

Chico Buarque

Tom Jobim

Roberta Sá

Céu

MPB