quarta-feira, 23 de março de 2011

Assombrações do Recife Velho



A Fundação Gilberto Freyre (FGF) realizará as últimas apresentações da temporada do espetáculo Assombrações do Recife Velho neste mês março. Mistérios e causos de lendas narrados pelo sociólogo Gilberto Freyre serão encenados nos dias 23 e 30 deste mês, no Sítio Ecológico e na Casa-Museu da FGF. Nos dois dias, estão programadas sessões às 19h30 e às 20h45. A FGF está localizada na Rua Dois Irmãos, 320, no bairro de Apipucos.
Informações e Reservas: (81) 3441-1733/2883. Acesse www.fgf.org.br

segunda-feira, 14 de março de 2011

Campanha Picture a Museum Day

No dia 17 de março, compartilhe seu olhar sobre museus, e, participe deste evento com o resto do mundo através da campanha.

O *"Picture a Museum Day" *é o dia oficial do Olhar Fotográfico em Museus promovido pela agência britânica SUMO . É um evento que acontece no mundo inteiro que tem como objetivo a troca de visões e registros dos visitantes e freqüentadores dos museus do mundo.

A proposta é publicar no dia *17 de Março de 2011* o que foi capturado sobre as coleções e atividades dos museus e galerias, num momento de compartilhamento com o mundo.

Fotografe o museu que você freqüente, ou admire, e compartilhe suas fotos através da hashtag #MuseumPics no Twitter e através do Grupo do Flickr #MuseumPics.

Site oficial: http://www.museumpics.com/

sábado, 12 de março de 2011

1° Forum de Capoeira da Região Metropolitana do Recife


A Capoeira Patrimonializada: Desafios e perspectivas Contemporâneas
Inscrições: CFCH/UFPE 13° andar (Secretaria)
Dias: 23 e 24 de março - Auditório Térreo do CFCH-UFPE
Horário: 14h às 18h
Contatos: (81) 2126-8286 ou bartotito@uol.com.br


POSTAES: A Correspondência Afetiva na Coleção Liêdo Maranhão


Com patrocínio dos Correios e do Governo Federal, o Nectar (Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes) e a Casa da Memória Popular organiza a exposição POSTAES: A Correspondência Afetiva na Coleção Liêdo Maranhão, de 11 de março a 24 de abril, no Centro Cultural Correios. A mostra conta com curadoria de Bartira Ferraz e Gustavo Maia. Os visitantes terão acesso a cartões-postais da coleção pessoal do artista e pesquisador Liêdo Maranhão, que há quatro décadas se dedica à preservação da memória cultural de Pernambuco e do Nordeste. Se hoje nos acostumamos a postais de paisagens e pontos turísticos, os itens expostos mostram que no passado (quando a grafia correta ainda era “postaes”, como no título da exposição) já foram populares os cartões com fotografias feitas em estúdio, posteriormente coloridas de forma artesanal.

A exposição

A coleção exposta mostra o lado romântico e burguês existente no acervo do pesquisador e colecionador Liêdo Maranhão. A mostra é o resultado do trabalho de pesquisa de um grupo que apostou no projeto de divulgação de coleções esquecidas e desconhecidas do público em geral. Trata-se de uma coleção construída ao longo de cinquenta anos. Estarão em exposição cartões datados de 1901 a 1950. Foram selecionados 253 postais do acervo pessoal do colecionador.

Quando: De 11 de março a 24 de abril
Horário: De terça a sexta-feira das 9 às 18h, sábados e domingos do meio-dia às 18h.
Onde: Centro Cultural Correios (sala 5, 3º andar), Av. Marquês de Olinda, 262, Recife Antigo

Patrocínio: Correios e Governo Federal
Realização: Centro Cultural Correios
Produção: Nectar e Casa da Memória Popular

sexta-feira, 11 de março de 2011

Pearl Jam comemora 20 anos e relança "Vs." e "Vitalogy"

Redação Central, 10 mar (EFE).- Seguindo a tendência de reedições comemorativas, a banda Pearl Jam celebra seus 20 anos de carreira com o lançamento de uma edição de luxo, no dia 29 de março, de "Vs." e "Vitalogy", o segundo e terceiro álbum respectivamente do grupo, informou nesta quinta-feira a Sony Music em comunicado.

"Vs.", lançado em 1993 após o sucesso de seu disco de estreia "Ten", conseguiu vender 950 mil exemplares em sua primeira semana, um recorde que não foi superado em 5 anos. "Vitalogy", por sua vez, estreou direto na lista Billboard após seu lançamento em dezembro de 1994.

Os fãs da banda poderão escolher entre seu download digital ou sua aquisição em dois formatos diferentes, um triplo CD e uma edição de luxo para colecionadores.

O triplo CD conterá os dois discos originais acompanhados de seis faixas extra ("Hold on", "Cready Stomp", "Crazy Mary", "Nothing Man", "Corduroy" e "Better man"), junto ao show inédito gravado no Orpheum Theater de Boston em 1994 durante a viagem "Vs. Tour".

A edição especial, que só estará disponível em "www.pearljam.com", inclui esse triplo CD, além de um duplo LP de vinil uma fita cassete com gravações de estúdio e ao vivo de amigos da banda interpretando temas de Pearl Jam, emitidos nos programas de rádio "Self-Pollution and Monkeywrench".

Destaques da cena grunge, calcula-se que este grupo, formado em 1990 e integrado atualmente por Eddie Vedder (voz), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (violão/guitarra), Mike McCready (violão/guitarra) e Matt Cameron (bateria), vendeu 60 milhões de discos no mundo todo. EFE

quinta-feira, 10 de março de 2011

Museus mostram trajetória da mulher na arte brasileira


Durante muito tempo, a mulher esteve presente na arte apenas como inspiradora e musa, à margem do processo criativo. Mas esse papel não lhe cabe mais, e os museus brasileiros são prova disso: as coleções estão repletas de obras feitas por mulheres, que expressam o olhar de sua época e a insistência feminina em participar do mundo e do período em que vivem por meio da criação artística.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, um roteiro pelos museus do Ibram/MinC no Rio de Janeiro oferece um panorama da trajetória feminina na arte brasileira.

No Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Museu Histórico Nacional e no Museu da República, por exemplo, estão obras da pintora Georgina de Albuquerque (1885-1962), uma das precursoras da participação das mulheres nas artes plásticas no país. Georgina rompeu com o academicismo após uma viagem à França, em 1906, e em 1952 torna-se a primeira mulher a dirigir a Escola Nacional de Belas Artes, onde mulheres só puderam entrar a partir de 1879. A artista obteve menção honrosa no Salão Nacional de Belas Artes de 1909 por seu quadro Supremo Amor e a partir daí, seu talento foi reconhecido no cenário artístico nacional.

Primeira caricaturista a despontar no Brasil, Nair de Teffé (1886-1981) foi outra dessas pioneiras. Nair retratou todos os presidentes de Deodoro da Fonseca a JK, além de figuras da sociedade do século XX, por meio de portrait-charges ou retratos caricaturais. A artista começou sua carreira na revista Fon-Fon! (1907) e teve caricaturas divulgadas em publicações francesas (Le rire, Excelsior, Fémina e Fantasio. Seu trabalho pode ser visto no Museu Histórico Nacional e no Museu Imperial, entre outros.

As mulheres também participaram ativamente do estopim do movimento modernista. Anita Malfatti (1889-1964) e Tarsila do Amaral (1890-1973) ajudaram a renovar a arte brasileira inspiradas na brasilidade.

Em 1917, Anita chocou São Paulo ao apresentar uma mostra com 53 de seus mais arrojados trabalhos e recebeu de Monteiro Lobato uma crítica tão violenta que levou Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia e Mário de Andrade a publicar artigos em sua defesa. Juntou-se ao movimento modernista Tarsila do Amaral, que estruturou sua personalidade artística a partir de influências cubistas, durante seus estudos em Paris, na Académie Julien. Depois de uma viagem às cidades históricas mineiras, o contato com o barroco brasileiro associado às teorias e práticas cubistas, ela criou uma pintura denominada Pau Brasil. Em 1926, Tarsila inicia sua fase antropofágica, de retorno ao primitivo, que tem como referência o quadro Abaporu.

O MNBA guarda algumas de suas obras. No mesmo museu, pode-se conhecer ainda o talento de Djanira (1914-1979) que, inspirada em trabalhos de mulheres modernistas, tornou-se uma das grandes intérpretes do movimento no Brasil. Ela apareceu no panorama cultural brasileiro em 1942, participando do Salão Nacional de Belas Artes e teve como temas o retrato, o futebol, a música popular, as atividades circenses, o teatro, além de suas pinturas sobre trabalhadores. Djanira fez várias viagens pelo interior, conhecendo os costumes e movimentos folclóricos do povo, enriquecendo sua temática e exploração de cores, composição e formas.

Um novo redirecionamento da arte brasileira acontece a partir de 1951, tendo como marco a 1ª Bienal de Artes de São Paulo. A bienal – cuja organização teve participação decisiva de uma mulher, a escultora Maria Martins – inspirou a criação do Manifesto Neoconcreto no Brasil.

Falar em neoconcretismo é falar em Lygia Pape (1927-2004) e também em Lygia Clark (1920-1988), que, dentre outras experiências inovadoras, consolida a performance na história da arte ao utilizar o corpo como parte da obra. O legado das duas artistas integra, por exemplo, o acervo dos Museus Castro Maya (Museu da Chácara do Céu e Museu do Açude), ao lado de obras de Fayga Ostrower. Outras artistas contemporâneas como Mônica Barki, Ana Bella Geiger, Marta Niklaus, Malu Fatorelli e Iole de Freitas também estão presentes nos acervos dos museus Ibram/MinC.



Museus onde podem ser encontradas obras das artistas:

Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, Rio de Janeiro. Fone (21) 2550-9221
www.museuhistoriconacional.com.br

Museu da República
Rua do Catete, 153, Rio de Janeiro. Fone (21) 3235-3693
www.museudarepublica.org.br

Museu Nacional de Belas Artes
Av. Rio Branco, nº 199, Rio de Janeiro
(21) 2219-8474
www.mnba.gov.br

Museus Castro Maya (Chácara do Céu e Museu do Açude)
Rua Murtinho Nobre, nº 93, Santa Teresa, Rio de Janeiro. Fone (21) 3970-1093
www.museuscastromaya.com.br

Museu Imperial
Rua da Imperatriz, nº 220, Petrópolis (RJ). Fone (24) 2245-5550
www.museuimperial.gov.br


Fonte: Assessoria de Comunicação, Ibram/MinC

quarta-feira, 2 de março de 2011

Curso de Gestão e Produção de Eventos


A Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE) realizará, neste ano, curso de extensão em Gestão e Produção de Eventos. Ao todo, serão 13 módulos, distribuídos em mais de 230 horas/aula, voltados para profissionais que atuam na cadeia produtiva dos eventos. As atividades acontecerão do dia 21 de março a 05 de outubro, nas segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 22h. O investimento está orçado em taxa de inscrição, no valor de R$ 40; matrícula, custando R$ 350, e oito parcelas de R$ 250. As disciplinas oferecidas são Teoria Geral de Eventos, Planejamento de Eventos e Captação de Recursos, Infraestrutura, Cerimonial Público, Cerimonial Corporativo, Captação de Eventos e Feiras e Eventos Técnico-Científicos, Projetos Culturais e Oficinas de Projetos, Marketing Promocional, Alimentos e Bebidas, Repercussão de Eventos e Assessoria de Imprensa, Direito em Eventos e Etiqueta Empresarial e Eventos Sociais. As inscrições estão sendo realizadas através do telefone: (81) 3445-4469 e 3181-8626.

Telefones úteis


Aeroporto
3322 4188 3464 4188

auxílio à lista
102

Biblioteca Central da UFPE
2126 8095

Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
3423 8446

Biblioteca Popular de Afogados
3428 4933

Biblioteca Popular de Casa Amarela
3232 4411

Box Turismo – Aeroporto
3462 4960

Box Turismo Arsenal
3232 2942

Box Turismo PCR – TIP
3452 1892

Casa da Cultura
3224 4402

Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro
3232 2864 / 3232 2865

Cine Teatro Apolo
3207 0881

coopetáxi
3424 8944 | 3424 4254

copseta
3462 1584

Espaço Pasárgada – Casa Manuel Bandeira
3134 3014

Fundação Joaquim Nabuco
3073 6340 / 30736333

hospital da restauração
3421 5444

informações turísticas
3232 8409

Informações Turísticas
3232 8409

ingressos em domicílio
3227 2677

Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas
3232 2812 / 3232 2833

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM
3232 1694 / 3232 5399

polícia militar
190

porto
3419 1900

procon
3445 7643

Programa Multicultural
3232 1594 / 3232 1690 / 3232 1482

radiotáxi
3423 2865 | 3423 7777

radiotáxi
3423 2865 | 3423 7777

recife táxi
3423 1313 | 3231 7533

rodoviária
3452 2824 | 34521103

Sítio da Trindade
3232 4154

Teatro Barreto Junior
3232 3054

Teatro de Santa Isabel
3232 2940

Teatro do parque
3232.1553

tele táxi
3429 4242

tip táxi
3452 2552

transportes urbanos
0800 810158

MTV

Elis Regina

Maria Rita

Pedro Mariano

Milton Nascimento

Gilberto Gil

João Bosco

Chico Buarque

Tom Jobim

Roberta Sá

Céu

MPB