terça-feira, 24 de maio de 2011

CONVITE-LANÇAMENTO LIVRO LADJANE BANDEIRA





Márcia Miranda Lyra, curadora do acervo Ladjane Bandeira, convida para o lançamento do livro-catálogo BIOPAISAGEM DE LADJANE BANDEIRA: A TRANSFORMAÇÃO DA NATUREZA EM CONHECIMENTO. Um registro memorial à preservação de parte do acervo da artista que contempla momentos significativos como os dez anos de sua morte (1999-2009) e os 33 anos da primeira mostra dos quadros da BIOPAISAGEM a Faculdade de Direito do Recife,
em 1978.

Local: MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Av. Rui Barbosa, 960 - Graças - Recife - PE
Dia: 25/05/2011
Hora: 19h30m
Patrocínio: FUNCULTURA / FUNDARPE / SECRETARIA DE CULTURA / GOVERNO DE
PERNAMBUCO*

Convite em anexo.

Acesse www.biopaisagem.blogspot.com para maiores informações.

--
Instituto Cultural Ladjane Bandeira
Madalena - Recife
PE - Brasil
www.ladjanebandeira.org

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Imagens do Feminismo




Datas Entre 26 de maio
e 30 de junho de 2011

Local Sede do SOS CORPO
Rua Real da Torre, 593
Madalena - Recife

Inscrições Até 20 de
maio de 2011

Vagas limitadas

Objetivos

Promover reflexão e formação inicial sobre a fotografia digital como elemento de linguagem "arteeducomunicativa", a partir do olhar feminista é o objetivo das Oficinas “Imagens do Feminismo”, que o SOS CORPO – Instituto Feminista para a Democracia promoverá entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2011.

A ação é destinada a militantes do movimento de mulheres, podendo participar mulheres que atuam em outros movimentos sociais e residam na Região Metropolitana do Recife.

O conteúdo das oficinas pretende estimular criatividade, experimentação, troca de saberes e debate sobre a nossa produção imagética.

O programa inclui noções de software livre aplicado à edição e criação com imagens e introdução a ferramentas de comunicação - multimeios - que potencializam o uso da fotografia e do audiovisual como recursos para ações em registro e difusão em defesa dos direitos das mulheres.

Por meio das oficinas, o SOS CORPO também espera contribuir para que mais pessoas participem da construção da memória imagética do movimento feminista e da difusão de suas ações, suas lutas e conquistas, em Pernambuco, transbordando para o Mundo.

Para participar

- As oficinas estão abertas a integrantes do movimento de mulheres e a mulheres de outros movimentos sociais.

- Residir na Região Metropolitana do Recife.

- Ter acesso a celular com câmera (com cabo para baixar fotos) ou a uma máquina fotográfica e a computador (em casa, escola, faculdade, ou lan house ). Este critério não é excludente, mas é importante.

- Enviar carta ao SOS Corpo para o e-mail: secretaria@soscorpo.org.br, dizendo porque gostaria de participar das Oficinas, e de que maneira poderia se comprometer (após as oficinas) para contribuir com o registro fotográfico das ações do movimento de mulheres e/ou ações de denúncia ou de defesa dos direitos das mulheres. A carta precisa conter: nome completo, endereço completo, telefone/celular e e-mail (caso a pessoa prefira deixar a carta impressa, na sede do SOS CORPO.

Local e Horários

As oficinas serão realizadas na sede do SOS Corpo, em geral à noite.
Veja a distribuição dos horários nos dias das oficinas.

- Nos dias 26, 27, 30 e 31 de maio; e 27 a 29 de junho: das18h30 às 21h30.

- No dia 28 de maio (sábado): das 8h às 12h (atividade externa).

- No dia 30 de junho - atividade de fechamento - das 14h às 20h (a combinar).

Resultados esperados/inesperados

Além das reflexões, dos exercícios e da troca de experiências entre as participantes, a proposta das oficinas inclui entre os resultados as seguintes possibilidades (na parte de produção):

Banco de fotografias / Memória do movimento: produção de imagens que poderão ser doadas pelas participantes para produções do movimento de mulheres (com informação de crédito).

Videoteca: produção de audiovisual para difundir reflexão sobre direitos das mulheres e criação de canal (videoteca virtual)

Instalação de imagens & Comunicação em rede: a elaboração de cada participante e as possibilidades de comunicação em rede.

Equipe de educadoras/es
Gustavo Távora (http://www.workshopsimaginautas.blogspot.com/) e Paula de Andrade (equipe SOS Corpo)

Mais informações
SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia
(81) 3087.2086

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Abertura das inscrições do curso Imagem e Museologia Social

Inscrições abertas

O curso de desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional em Imagem e Museologia Social - uma iniciativa da coordenação de Museologia do Museu do Homem do Nordeste, ligado à Diretoria de Documentação - terá a coordenação acadêmica e pedagógica compartilhada entre os Doutores Ciema Silva de Mello (Muhne/Fundaj) e Milton Roberto Ribeiro (Guran), e tem como premissa a idéia de que a imagem constitui um dos mais eficazes recursos de prospecção antropológica, uma vez que “ver” é condição essencial de compreender, e não haverá museologia social, ou seja, a transformação de Museus em agente ativos de inclusão social, se o Museu não compreender quem são e como vivem os homens reais, sem os quais não há a possibilidade de agência social. Este curso tem como principal objetivo desenvolver estudos em Antropologia, Museologia, Educação e Turismo Cultural, se realiza no âmbito do programa EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E CIDADANIA do MEC. Sua ação é integrada ao programa de pesquisas em Antropologia e Museologia, intitulado “Prospecção dos Nordestes Brasileiros”, com o propósito de reunir subsídios que lhe permitam desficcionalizar o Nordeste musealizado.

Este curso é um desdobramento do Theória, encontro anual, promovido pelo Muhne, que busca socializar com os profissionais da imagem os problemas implicados na desficcionalização do Nordeste musealizado, cuja proposta constitui a meta do modelo museológico em vigor no Museu do Homem do Nordeste, visto que não há como justificar que a representação institucional da região não possua um índice aceitável de coincidência com o Nordeste real, vivo. Neste contexto, o Theória foi criado para empreender uma reflexão coletiva sobre a imagem na narrativa museológica do Muhne, reunindo, no último encontro, 223 inscritos. A partir desses encontros tornou-se latente a urgência de se organizar encontros mais sistemáticos, com o fim de permitir o aprofundamento dessas discussões para, assim, buscarmos respostas aceitáveis para a pergunta: na paisagem etnográfica da região quais seriam os Nordestes principais e quais seriam os Nordeste afluentes identificáveis, pela diferença, na realidade, pois o Nordeste visível em Salvador não é evidentemente o mesmo, visível na fronteira do Maranhão com Tocantins?

Como seria rigorosamente impossível investigar a região com os parâmetros da observação participante, o recurso foi substituir o tempo por imagem. A nosso ver, a imagem é o único meio capaz de atribuir ao Museu a qualidade tão necessária, quanto difícil de adquirir: a ubiquidade. Estar em todo o Nordeste e recolher a experiência viva da Região para incorporar à sua narrativa museológica, a qual, permanecerá, sem o apoio da imagem, ficcional.

Objetivo principal
Desenvolver uma reflexão sobre a nova função do museu como agente social e capacitar museólogos, pesquisadores em Ciências Sociais, documentaristas, fotógrafos e profissionais das áreas afins na utilização da imagem como um instrumento da museologia social, tanto nos trabalhos de campo (coleta de material e documentação fotográfica), quanto na formação de um corpus de imagens de diversas procedências que se integre ao projeto expográfico.

Público alvo
Graduados em Museologia, Ciências Sociais, Fotografia e Cinema, Comunicação Social, Arquitetura, Design e áreas afins, além de estudantes de graduação e fotógrafos em geral.

Estrutura curricular
O curso se realizará de maio a novembro de 2011, com aulas às sextas-feiras, das 18 às 21hs; e aos sábados, das 9 às 12h e das 14 às 17hs. Carga horária total de 126 horas/aula, dividida em 14 módulos de 9h/a.
Período de Inscrições: de 11 a 17 de maio/2011

Documentação necessária para inscrição:
- Ficha de inscrição preenchida
- Currículo
- Carta de intenção (máximo 20 linhas)
Enviar para: museologia@fundaj.gov.br
A lista dos selecionados será divulgada no dia 19/05/11, no site da Fundaj.

Critérios de seleção: vinculação institucional, engajamento em projetos efetivos, formação profissional e acadêmica (20% das vagas para graduandos).
Nº Vagas: 60.
Local: Museu do Homem do Nordeste/Fundação Joaquim Nabuco
Av. 17 de Agosto, 2187 - Casa Forte - Recife/PE
Informações: museologia@fundaj.gov.br

PROGRAMA DO CURSO

1. Museologia Social: Maio 20 e 21 - Paula Assunção
Antecedentes e formação da Museologia Social na História recente da Museologia. As declarações de Santiago, Quebec e Caracas. A expansão e problematização da noção de patrimônio e a redefinição do objeto museológico. A museologia social como vetor de “museologias informais”, legitimadora dos museus em seus respectivos contextos. (9h/a)

2. A Imagem no Panorama da Museologia – a estetização dos objetos etnográficos: Junho 10 e 11 - Pierre Jordan
Proposta expositivas, organização de exposição e estetização dos objetos etnográficos. A imagem e a contextualização dos objetos etnográficos. A imagem como peça de convicção no discurso museológico.

3. Museologia Social e Memória: Junho 17 e 18 - Mario Chagas
A inversão do campo museológico. Memórias dominantes revistas por memórias dominadas. Ressignificação de acervos e/ou ressignificação de memórias. Memória, museu e construções identitárias; folclore e cultura popular; debates em torno da noção culturas subalternas e dominantes; o conceito de circularidade social aplicado a museologia. (9h/a)

4. A história da fotografia e sua presença nos museus: Julho 1 e 2 - Pedro Vasquez
Processos precursores, invenção da fotografia, os primeiros processos fotográficos, as escolas estéticas, grandes autores. A invenção paralela da fotografia no Brasil. Apresentação e análise do trabalho de grandes mestres da documentação social; das vanguardas estéticas e do fotojornalismo. A entrada da fotografia nos museus históricos e de arte; a fotografia como objeto museológico (9h/a).

5. Fontes de memória e narrativas museográficas: Julho 08 e 09 – Ana Maria Mauad
Delimitação do conceito de fontes de memória dentro da renovação dos estudos históricos e das políticas das identidades sociais. A memória como objeto da História; destaque para as fontes fotográficas e fontes orais. A presença da fotografia nos museus e os desafios da produção de narrativas museográficas sobre memórias privadas e públicas; fontes orais e os usos sociais da memória na renovação dos museus. (9h/a).

6. A função Social dos Museus - Museu e Patrimônio: Julho 15 e 16 – Adélia Borges
A função social dos museus, as condições da produção das narrativas museológicas com base na discussão sobre patrimônio. A contextualização do discurso museológico sobre o significado de patrimônio. Patrimônio artístico e patrimônio histórico; Gestão museológica participativa; a responsabilidade civil do museu; Estatuto Nacional dos Museus, IBRAM. Museus como agentes ativos de inclusão e coesão sociais, patrimônio e identidades. (9h/a)

7. Museologia Social e Novos Modelos de Comunicação: Agosto 19 e 20 Marília Xavier Cury
Comunicação em Museu. A museografia como meio autônomo de comunicação. A concepção e a prática dos conceptores X a percepção e a prática dos visitantes. A experiência Museal como fenômeno de comunicação. Novos públicos, novas demandas museológicas. (9h/a)

8. Imagem e Ciências Sociais: Agosto 5 e 6 - Milton Guran
A trajetória da imagem nas ciências sociais; a fotografia instrumento da pesquisa social; fotografia, cinema e vídeo na antropologia, sociologia e imagem. Um olhar sobre o “Outro”; a postura do fotógrafo pesquisador no trabalho de campo; a constituição de um corpus fotográfico; adequação dos procedimentos de produção às particularidades da pesquisa. Fotografia e contextualização museológica. (9h/a)

9. Linguagem fotográfica e videolgráfica: Agosto 19 e 20 - Vicent Carreli
A função do olhar, a natureza da imagem, elementos da linguagem fotográfica, fotografia eficiente, procedimentos de forma e de conteúdo na construção de uma estética fotográfica. Leitura da imagem fotográfica. (9h/a)

10. Iconografia: Setembro 02 e 03 - Ana Luiza Sallas
Formação de um corpus iconográfico. Prospecção e produção de iconografia para fins expositivos. Classificação e análise de peças iconográficas e formas de utilização


11. Conservação e preservação de fotografias: Setembro 16 e 17- Sandra Baruki
Inventários dos diversos processos e suportes fotográficos e suas especificidades. Métodos e práticas de conservação e preservação de fotografias. (9h/a)

12. Curadoria: Setembro 30 e Outubro 01 - Cristiana Barreto
Princípios gerais de curadoria: construção do objeto, produção de sentido, função social. Discurso fotográfico: articulação entre texto e foto e entre imagem e objeto. (9 h/a)

13. Concepção e design expográficos: Outubro 14 e 15 - Jair de Souza
Interpretação plástica e espacial de um projeto curatorial. Concepção e construção de projetos expositivos: recursos e procedimentos. Apresentação e análise de casos.

14. A Musealização do conflito e da exclusão: Novembro 04 e 05 – Ciema de Mello
Ética museológica. Memórias excluídas, memórias subterrâneas, memórias clandestinas. A educação da memória. Estudo de caso: o Museu do Homem do Nordeste e a musealização dos Nordestes dissidentes. As tensões entre os princípios museológicos e os limites dos procedimentos expográficos. (9h/a)

Corpo Docente:

Ana Luiza Fayet Sallas - Antropóloga e historiadora, ex-diretora do MAE/UFPR.
Ana Maria Mauad - Historiadora, coordenadora do LABHOI.
Ciema de Mello – Antropóloga (Fundaj / Museu do Homem do Nordeste).
Cristiana Barreto – Arqueóloga (USP) e curadora.
Jair de Souza – Designer, autor do premiado projeto museográfico do Museu do Futebol, entre outros.
Marília Xavier Cury – Museóloga. Professora doutora da USP, atuando no Museu de Arqueologia e Etnologia.
Mario Chagas – Museólogo, Diretor do Departamento de Processos Museais - IBRAM. Professor doutor da Unirio.
Milton Guran – Fotógrafo, antropólogo, pesquisador do LAHOI UFF.
Paula Assunção – Diretora do Mestrado Internacional em Museologia da Reimwardt Academy – faculdade da Escola de Artes, em Amsterdã, vice-presidente do MINOM (Movimento Internacional da Nova Museologia), em Lisboa, membro do conselho da Fundação Mondrian (Holanda), conselheira de projetos do fundo Prince Claus para cultura e desenvolvimento.
Pedro Vasquez - Fotógrafo, historiador da fotografia e criador e ex-diretor do Instituo Nacional da Fotografia da Funarte .

Pierre Jordan – Antropólogo e professor da EHESS - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris), pesquisador residente no Brasil.
Sandra Baruki - Diretora do CCPF - Centro de Conservação e Preservação de Fotografia da Funarte.
Adélia Borges – Jornalista e curadora especializada em design e autora do livro “Designer não é Personal Trainer”. Escreveu e dirigiu a revista Design & Interiores, foi editora de design do jornal Gazeta Mercantil. Dirigiu o Museu da Casa Brasileira e foi curadora das mostras “Uma História do Sentar”, no Museu Oscar Niemeyer, e “Kumuro – Bancos Indígenas da Amazônia”, no Carreau du Temple, em Paris.
Vicent Carreli – Fotógrafo, documentarista e coordenador do projeto ‘Vídeos nas Aldeias’.


Fonte: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=1474&textCode=16148&date=currentDate

terça-feira, 10 de maio de 2011

FNDM/IBRAM

Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados aprovou, na manhã da quarta-feira (4/5), o Projeto de Lei nº 3845/2008, que autoriza o Poder Executivo a criar o Fundo Nacional de Desenvolvimento dos Museus (FNDM). A aprovação do PL na comissão é uma conquista do setor museal, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).


De autoria da então senadora Ideli Salvatti, o projeto de lei, que já foi aprovado no Senado Federal, tem por objetivo apoiar projetos de museus que visem à criação, construção, restauração e modernização de prédios e monumentos; aquisição e manutenção de acervos museológicos; formação e valorização de profissionais que atuam na área; e melhoria da gestão dos museus e desenvolvimento de programas educativos, de comunicação e difusão de acervos. Na CEC, o PL obteve parecer favorável da relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), tendo sido aprovado por unanimidade.


De acordo com o parecer, a criação do Fundo “encontra plena consonância com os dispositivos constitucionais referentes à proteção do patrimônio cultural brasileiro (art. 216 e respectivos incisos da CF), com a legislação infraconstitucional vigente (Estatuto dos Museus, lei nº 11.904/ 2009), com as diretrizes da política cultural em vigor, com a Política Nacional de Museus e o Sistema Brasileiro de Museus (decreto nº 5.264/ 2004); com os princípios de valorização da nossa diversidade cultural e com a demanda social pela ampliação do acesso aos bens culturais a um maior número de brasileiros.


O projeto de lei estabelece que a gestão do FNDM caberá ao Ministério da Cultura, por intermédio do Ibram,na qualidade de formulador da política de transferências e aplicações e de supervisor da execução das operações; e à Caixa Econômica Federal, na qualidade de agente operadora e administradora dos ativos e passivos, conforme dispuser regulamento legal.


O PL 3845/2008, que tramita em regime de prioridade sujeito à apreciação conclusiva pelas Comissões, será apreciado ainda pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC).



Fonte: Ibram

I Simpósio Museologia e Contemporaneidade








Museu, memória e patrimônio no Café Ibérico




O Café – o escritor Gilberto Kujawski já dizia que Gilberto Freyre era um escritor mais do campo do que de gabinete, que era um escritor estilo Café Ibérico, “onde tudo convive em estreita comunicação, o aristocrático com o popular, os letrados com os iletrados, os religiosos com os livres-pensadores”.

Pensando em recriar o conceito dos antigos cafés , que uniam as pessoas em torno de um bom papo, de discussões políticas, de música e da leitura, é que a Fundação Gilberto Freyre criou o Café Ibérico.



FUNDAÇÃO GILBERTO FREYRE
Rua Dois Irmão, 320 - Apipucos
Recife - PE - Brasil - 52071-440
Fone: (55)(81) 3441-1733
Fax: (55)(81) 3441-2883
http://www.fgf.org.br

Circuito Solidario do Museus - PE‏

Com as fortes chuvas das últimas semanas, estima-se que 200 mil pessoas foram afetadas de alguma forma em todo estado de Pernambuco.

Em solidariedade às vítimas (das chuvas), o Fórum dos Museus de Pernambuco, através do Circuito Cultural dos Museus, está engajado na campanha Recife Solidário, arrecadando donativos na tarde de domingo, 15 de maio, quando todos os museus do estado estarão abertos gratuitamente das 13h às 17h.

Os interessados em visitar os museus no dia do evento, podem levar seus donativos e deixá-los nos museus, que serão pontos de arrecadação da campanha.
Confira abaixo a lista dos museus que serão pontos de arrecadação e os itens de emergência.

Mais informações:
http://www.forumdosmuseusdepernambuco.com.br/
http://www.recife.pe.gov.br/

Itens de emergência:
-Água potável
-Fraldas infantis e geriátricas
-Produtos de limpeza
-Alimentos prontos para o consumo, como enlatados e biscoitos.
-Roupas, cobertores

Museus / Pontos de arrecadação:
-Instituto Histórico de Jaboatão
-Memorial Chico Science
-Espaço Pasárgada
-Museu da Abolição
-Casa museu Magdalena e Gilberto Freyre
-Espaço Ciência
-Museu do IMIP
-Centro Cultural dos Correios
-Sinagoga Kahal Zur Israel
-Memorial Luiz Gonzaga
-Centro de Design do Recife
-MAMAM no Pátio
-Museu do Una
-Museu de Ciências Naturais
- Parque dois irmãos
-Museu de Arte Popular
-Instituto Ricardo Brennand
-Museu do Homem do Nordeste


Fonte: Fórum dos Museus de Pernambuco

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cine PE - 15ª Edição



A 15ª edição do Cine PE Festival do Audiovisual começou neste sábado (29/4), às 18h30, no Cine Teatro Guararapes, em Recife. A cerimônia de abertura teve a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

Em 2 maio, às 15h, a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Santana, também participa da programação, no debate “Nova Secretaria do Audiovisual e os Festivais de Cinema”.

Até 6 de maio, serão exibidos 51 filmes – 38 curtas e 13 longas-metragens – no Teatro Guararapes e no Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda).

O evento foi autorizado a captar até R$ 1,4 milhão pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Maiores informações: http://www.cine-pe.com.br/2011/v2/index.php

Circuito dos Museus



Na tarde do domingo, dia 15 de maio, vários museus de Pernambuco estarão abertos gratuitamente das 13h às 17h celebrando a Semana Nacional de Museus, cujo tema deste ano é Museu e Memória.

Guarde sua etiqueta e concorra a brindes após o evento.


O Circuito Cultural dos Museus é uma campanha promovida pelo Fórum dos Museus de Pernambuco com o patrocínio da Caixa e da Prefeitura de Olinda e apoio da FUNDARPE.

Maiores informações:






Telefones úteis


Aeroporto
3322 4188 3464 4188

auxílio à lista
102

Biblioteca Central da UFPE
2126 8095

Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
3423 8446

Biblioteca Popular de Afogados
3428 4933

Biblioteca Popular de Casa Amarela
3232 4411

Box Turismo – Aeroporto
3462 4960

Box Turismo Arsenal
3232 2942

Box Turismo PCR – TIP
3452 1892

Casa da Cultura
3224 4402

Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro
3232 2864 / 3232 2865

Cine Teatro Apolo
3207 0881

coopetáxi
3424 8944 | 3424 4254

copseta
3462 1584

Espaço Pasárgada – Casa Manuel Bandeira
3134 3014

Fundação Joaquim Nabuco
3073 6340 / 30736333

hospital da restauração
3421 5444

informações turísticas
3232 8409

Informações Turísticas
3232 8409

ingressos em domicílio
3227 2677

Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas
3232 2812 / 3232 2833

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM
3232 1694 / 3232 5399

polícia militar
190

porto
3419 1900

procon
3445 7643

Programa Multicultural
3232 1594 / 3232 1690 / 3232 1482

radiotáxi
3423 2865 | 3423 7777

radiotáxi
3423 2865 | 3423 7777

recife táxi
3423 1313 | 3231 7533

rodoviária
3452 2824 | 34521103

Sítio da Trindade
3232 4154

Teatro Barreto Junior
3232 3054

Teatro de Santa Isabel
3232 2940

Teatro do parque
3232.1553

tele táxi
3429 4242

tip táxi
3452 2552

transportes urbanos
0800 810158

MTV

Elis Regina

Maria Rita

Pedro Mariano

Milton Nascimento

Gilberto Gil

João Bosco

Chico Buarque

Tom Jobim

Roberta Sá

Céu

MPB