sábado, 12 de junho de 2010
Fórum Nacional de Museus
Quarta edição do encontro acontece em Brasília de 12 a 17 de julho.
Com o tema Direito à Memória, Direito à Museus será realizado em Brasília, no período de 12 a 17 de julho, o 4º Fórum Nacional de Museus (FNM). O evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo mobilizar, refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus. Nesta edição, serão elaboradas e aprovadas as diretrizes do Plano Nacional Setorial de Museus.
Para facilitar o acesso dos interessados já está disponível na web a página eletrônica desta quarta edição. Nela é possível acessar documentos importantes para o segmento museau e para área cultural efetuar as inscrições, enviar trabalhos, conferir a programação e acompanhar todas as informações do evento, como: Regimento Interno do 4° Fórum Nacional de Museus; o Projeto de Lei nº 6.835/2006, que institui o Plano Nacional de Cultura; as propostas da II Conferência Nacional de Cultura e as estratégias eleitas na I Pré-Conferência de Museus e Memórias.
Confira: http://www.4forumnacionaldemuseus.com.br/.
Histórico - O 1º FNM, realizado em Salvador, em 2004, teve por tema A Imaginação Museal: os caminhos da democracia e inspirou muitos debates. O 2º FNM, realizado em Ouro Preto (MG), em 2006, adotou o tema, O futuro se constrói hoje e contribuiu para a apresentação e o desenvolvimento de novas experiências museais. E o 3º FNM, realizado em Florianópolis, em 2008, com o tema Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento, foi fundamental para a afirmação da centralidade da museologia social no âmbito da Política Nacional de Museus.
(Texto: Marcos Agostinho, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Comunicação Ibram/MinC)
Oficina Plataforma PE Criativo tem inscrições prorrogadas
Devido ao grande número de interessados, foram prorrogadas, até o dia 31 de junho, as inscrições para a Oficina Platarforma Pernambuco Criativo - a partir de um olhar multidisciplinar. Com a mudança serão definidos nova data e local para a realização da atividade. A ação será promovida pela FUNDARPE, através do Núcleo Pernambuco Criativo, que apoia o desenvolvimento da economia da cultura no Estado, e com o apoio da ABGC - Associação Brasileira de Gestão Cultural.O público-alvo da atividade envolve desde gestores públicos de Cultura a produtores culturais independentes de Pernambuco.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 junho, através do email plataformapecriativo@gmail.com.
A nova data para a divulgação do resultado dos selecionados será divulgada no próprio site da FUNDARPE (www.fundarpe.pe.gov.br).
Ficha Técnica
Oficina Plataforma Pernambuco Criativo
Data ainda não definida
Local a definir
Facilitadores: Ana Carla Fonseca Reis e Leandro Valiati
[SAIBA MAIS] Confira a programação completa da oficina.
iTEIA lança versão 2.0
Depois de um ano de pesquisas, o Portal apresenta nova versão cheia de novidades colaborativas
Um espaço cada vez mais dinâmico e colaborativo, sem banalizar a cultura, com um layout que dê melhor visibilidade aos acervos digitais disponibilizados e um gerenciador de conteúdo mais simples e, ao mesmo tempo, seguro. É isto que pretende o Portal iTEIA com sua nova versão 2.0, disponível na grande rede desde esta quarta-feira (08/06). A nova versão, com a plataforma baseada em software livre, foi criada após um ano de pesquisas, estudos de caso e discussão com os usuários através de encontros virtuais e presenciais, como a Teia – Encontro de Pontos de Cultura e o Projeto Estrada Viva. As mudanças são sensíveis a qualquer público que tenha acesso ao Portal. Os usuários ativos, que arquivam, disponibilizam e publicam seu conteúdo, fazendo parte do acervo digital, encontrarão um ambiente mais simples, de fácil navegação e de melhor gerenciamento dos conteúdos (vídeos, áudios, fotos e textos) postados, com uma melhor definição visual de cada mídia e o apoio do novo canal de suporte Ajuda iTEIA. Já os novos navegantes vão encontrar uma página inicial bem definida por cores que indicam verbetes culturais colaborativos, que ajudam em buscas de grupos, artistas e instituições culturais, ou, simplesmente, em buscas por algum segmento da cultura. Qualquer pessoa poderá procurar os grupos e o que consta no acervo sobre Maracatu, por exemplo. “A idéia de agrupar as informações em canais (verbetes) por segmento da cultura, veio depois que percebemos como era difícil encontrar alguma informação depois que saía da página principal, e que para sabermos os grupos que trabalhavam com Frevo, por exemplo, tínhamos que ir de um em um. Agora, com os canais temáticos, os conteúdos serão agregados nestes espaços que agruparão conteúdos de vários Autores e Colaboradores que trabalham no mesmo segmento”, explica o Coordenador de Articulação, Pedro Jatobá. Ele reforçou que o nível de colaboração do iTEIA só aumentou nessa versão: “pra você ter uma idéia, cada verbete desse terá um texto explicando o segmento cultural e este texto será colaborativo, como acontece na Wikipédia. Ou seja, os coletivos culturais estarão construindo juntos um dicionário da cultura e associado a eles, estarão os conteúdos do iTEIA”.Conhecido não só pelo espaço disponibilizado para arquivo, mas também pela ajuda na divulgação de ações culturais, o iTeia traz, com a versão 2.0, alterações significativas no layout da página inicial. Foi criada a seção Eventos, para que os usuários possam divulgar suas agendas culturais, assim como foi disponibilizado um espaço maior para imagens - inclusive com imagens randômicas - e uma maior valorização do Jornal iTeia. Para o Coordenador Geral do Projeto, Paulo Ramalho, uma das principais preocupações foi com relação aos conteúdos antigos que, na versão anterior, ficavam perdidos dentro do sistema sem divulgação, servindo apenas como acervo.
Nesta nova versão, todas as postagens ganham espaço na home, "elas aparecerão em algum momento de forma randômica na página inicial, dando mais visibilidade ao que é produzido, independente do momento que foi postado, assim, ao entrarmos no sistema, podemos dar de cara com um vídeo que foi enviado a 2 anos atrás, por exemplo", destaca Ramalho.Mas nem tudo mudou. A política de uploads ilimitados foi um detalhe não alterado: “Atualmente não estabelecemos limites para os usuários subirem arquivos. Ou seja, cada usuário pode fazer quantos uploads desejar, sendo limitado apenas o tamanho dos arquivos (200 MB por vídeo - 30 MB por áudio – 2 MB por foto). Tentaremos manter nossa política sem restringir os uploads até que uma limitação física (espaço no servidor) aconteça”, disse Jatobá. Sobre o iTEIAO iTEIA é uma Rede Independente de Cultura e Cidadania, idealizada pelo Instituto InterCidadania (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que se apresenta como um sistema on-line de gerenciamento, difusão e intercâmbio de conteúdos culturais digitalizados, com amplo suporte tecnológico e integrado com outras redes digitais e não digitais. Gerenciado de forma colaborativa, o projeto promove o software livre, a diversidade cultural e visa desenvolver formas democráticas de expressão e acesso livre a conteúdos artísticos, respeitando os direitos do autor. Saiba mais:http://www.iteia.org.br/projeto.php
Entrevistas
Um espaço cada vez mais dinâmico e colaborativo, sem banalizar a cultura, com um layout que dê melhor visibilidade aos acervos digitais disponibilizados e um gerenciador de conteúdo mais simples e, ao mesmo tempo, seguro. É isto que pretende o Portal iTEIA com sua nova versão 2.0, disponível na grande rede desde esta quarta-feira (08/06). A nova versão, com a plataforma baseada em software livre, foi criada após um ano de pesquisas, estudos de caso e discussão com os usuários através de encontros virtuais e presenciais, como a Teia – Encontro de Pontos de Cultura e o Projeto Estrada Viva. As mudanças são sensíveis a qualquer público que tenha acesso ao Portal. Os usuários ativos, que arquivam, disponibilizam e publicam seu conteúdo, fazendo parte do acervo digital, encontrarão um ambiente mais simples, de fácil navegação e de melhor gerenciamento dos conteúdos (vídeos, áudios, fotos e textos) postados, com uma melhor definição visual de cada mídia e o apoio do novo canal de suporte Ajuda iTEIA. Já os novos navegantes vão encontrar uma página inicial bem definida por cores que indicam verbetes culturais colaborativos, que ajudam em buscas de grupos, artistas e instituições culturais, ou, simplesmente, em buscas por algum segmento da cultura. Qualquer pessoa poderá procurar os grupos e o que consta no acervo sobre Maracatu, por exemplo. “A idéia de agrupar as informações em canais (verbetes) por segmento da cultura, veio depois que percebemos como era difícil encontrar alguma informação depois que saía da página principal, e que para sabermos os grupos que trabalhavam com Frevo, por exemplo, tínhamos que ir de um em um. Agora, com os canais temáticos, os conteúdos serão agregados nestes espaços que agruparão conteúdos de vários Autores e Colaboradores que trabalham no mesmo segmento”, explica o Coordenador de Articulação, Pedro Jatobá. Ele reforçou que o nível de colaboração do iTEIA só aumentou nessa versão: “pra você ter uma idéia, cada verbete desse terá um texto explicando o segmento cultural e este texto será colaborativo, como acontece na Wikipédia. Ou seja, os coletivos culturais estarão construindo juntos um dicionário da cultura e associado a eles, estarão os conteúdos do iTEIA”.Conhecido não só pelo espaço disponibilizado para arquivo, mas também pela ajuda na divulgação de ações culturais, o iTeia traz, com a versão 2.0, alterações significativas no layout da página inicial. Foi criada a seção Eventos, para que os usuários possam divulgar suas agendas culturais, assim como foi disponibilizado um espaço maior para imagens - inclusive com imagens randômicas - e uma maior valorização do Jornal iTeia. Para o Coordenador Geral do Projeto, Paulo Ramalho, uma das principais preocupações foi com relação aos conteúdos antigos que, na versão anterior, ficavam perdidos dentro do sistema sem divulgação, servindo apenas como acervo.
Nesta nova versão, todas as postagens ganham espaço na home, "elas aparecerão em algum momento de forma randômica na página inicial, dando mais visibilidade ao que é produzido, independente do momento que foi postado, assim, ao entrarmos no sistema, podemos dar de cara com um vídeo que foi enviado a 2 anos atrás, por exemplo", destaca Ramalho.Mas nem tudo mudou. A política de uploads ilimitados foi um detalhe não alterado: “Atualmente não estabelecemos limites para os usuários subirem arquivos. Ou seja, cada usuário pode fazer quantos uploads desejar, sendo limitado apenas o tamanho dos arquivos (200 MB por vídeo - 30 MB por áudio – 2 MB por foto). Tentaremos manter nossa política sem restringir os uploads até que uma limitação física (espaço no servidor) aconteça”, disse Jatobá. Sobre o iTEIAO iTEIA é uma Rede Independente de Cultura e Cidadania, idealizada pelo Instituto InterCidadania (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que se apresenta como um sistema on-line de gerenciamento, difusão e intercâmbio de conteúdos culturais digitalizados, com amplo suporte tecnológico e integrado com outras redes digitais e não digitais. Gerenciado de forma colaborativa, o projeto promove o software livre, a diversidade cultural e visa desenvolver formas democráticas de expressão e acesso livre a conteúdos artísticos, respeitando os direitos do autor. Saiba mais:http://www.iteia.org.br/projeto.php
Entrevistas
Pedro Jatobá (Coordenador de Articulação do iTEIA) - (71) 8140 7371
Billy Blay (Coordenador de Desenvolvimento do iTEIA) - (81) 8801 9215
Paulo Ramalho (Coordenador Executivo do iTEIA) - (81) 9245 1388
Billy Blay (Coordenador de Desenvolvimento do iTEIA) - (81) 8801 9215
Paulo Ramalho (Coordenador Executivo do iTEIA) - (81) 9245 1388
Informações para a imprensa
João Paulo Seixas (Coordenador de Jornalismo) - (81) 9101 2102
joaopauloseixas1@gmail.com --
Jornal iTeiajornal@iteia.org.br
iteia.org.br/jornal
twitter.com/iteia
Receba o informativo diário:
quinta-feira, 10 de junho de 2010
II Festival do Filme Etnográfico do Recife
Os Programas de Pós-Graduação em Antropologia e em Comunicação Social da UFPE abriram as inscrições para o II Festival do Filme Etnográfico do Recife. O evento vai premiar produções cinematográficas/videográficas, produzidas a partir de 2008, que apresentem qualidade técnica reconhecida na área. Poderão ser inscritas, até o dia 31 de julho, produções nacionais e internacionais de documentários, que abordem questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, coletividades, grupos sociais, processos históricos com temas de interesse antropológico. O II Festival, que se realizará 27 a 30 de setembro de 2010, tem o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e será realizado na Sala de Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, em Recife. O regulamento e o formulário de inscrição encontram-se no seguinte site:http://www.filmedorecife.com.br/.
Outras Informações
Laboratório de Antropologia Visual
(81) 21268286
Mostra fotográfica revela riqueza cultural de Jaboatão dos Guararapes
Ensaio de Marcelo Ferreira entra em cartaz na Estação Cultural José Ermírio de Moraes a partir da quinta-feira (10). Visitação é gratuita
Marcelo Ferreira
As tradições, paisagens e sítios históricos da cidade de Jaboatão dos Guararapes guiaram o fotógrafo Marcelo Ferreira na concepção da mostra Onde o Brasil aprendeu a Liberdade, uma homenagem ao aniversário de 417 anos do município, completados em maio passado. A exposição ficará instalada na Estação Cultural José Ermírio, a partir do dia 10 deste mês até 9 de junho. A abertura para convidados acontece na próxima quarta-feira (9), às 19h.O título foi inspirado pela música homônima que o sambista Martinho da Vila compôs na década de 1970 para o enredo da Escola de Samba Vila Isabel. A canção exalta o município pernambucano por suas manifestações culturais (destacando a Festa da Pitomba) e sua participação na Batalha dos Guararapes, que culminou na expulsão dos Holandeses de Pernambuco em 1648.Na mostra, composta por 42 imagens emolduradas e impressas no tamanho 30 cm x 45 cm, os visitantes serão levados a conhecer o cotidiano de Jaboatão por meio de cinco temáticas: Paisagem, Povo, Cultura, Área Rural e Religiosidade. “A ideia é levar o público para fazer um passeio turístico que engloba mercados públicos, praias, engenhos e igrejas históricas”, adianta Marcelo Ferreira. Essa é a terceira mostra do artista, que já apresentou seu trabalho em 2000 com a exposição individual 500 anos de Vicente Pinzon, e, em 2002, com a coletiva Mulheres Rurais de Cabo de Santo Agostinho.A abertura do coquetel contará com a apresentação do grupo Confraria Cultural Zamblocã, que também foi fotografado por Marcelo Ferreira. Com cinco anos de formação, os 19 integrantes da companhia de percussão e dança farão um espetáculo com coco, ciranda e hip hop. As 300 primeiras pessoas a chegarem ao local receberão CDs com as fotos da exposição, que acontece graças a uma parceria entre a Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe) e a Secretária de Educação da Prefeitura de Jaboatão.
SERVIÇO
Exposição Onde o Brasil aprendeu a Liberdade
Local: Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes (Av. Bernardo Vieira de Melo, N° 990, Piedade – Jaboatão dos Guararapes-PE)
Abertura: 9/06, às 19h
Período: De 10/06 a 09/07
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 13h às 17h
ENTRADA FRANCA
Assinar:
Postagens (Atom)