sábado, 25 de setembro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Mesmo pós-graduadas, as mulheres ganham até 51% menos que homens
Os salários entre homens e mulheres têm diferenças de até 51%, segundo pesquisa da Catho Online. Mesmo com pós-graduação, as remunerações continuam diferentes. O levantamento envolveu 164 mil entrevistados de 20 mil empresas no país.
Na comparação entre sexos ocupando o mesmo cargo, a pesquisa aponta que os homens ganham mais que as mulheres em todos os níveis, com destaque para a gerência, onde eles ganham, em média, 51,6% a mais que as mulheres, seguido do operacional (50,7% mais) e técnico (37,5% mais).
No cargo de direção, a diferença chega a 35,5% a favor do homem e, no cargo de supervisão, de 32,2%.
Apesar de ainda ganharem menos que os homens, no quesito escolaridade as mulheres possuem indicativos maiores que os eles: 63,7% das mulheres têm ensino superior – 44,2% são graduadas e 19,5% pós-graduadas. No caso dos homens o percentual é de 55,3% – 38% com graduação e 17,3% com pós.
‘Mesmo as mulheres se preparando tão bem para o mercado de trabalho, elas ainda possuem salários menores. Observamos grandes diferenças salariais tanto para cargos operacionais como gerenciais, ou seja, as diferenças ainda ocorrem de forma expressiva em vários níveis hierárquicos’, aponta Silvana Di Marco, gerente da Pesquisa Salarial.
Fonte: Cidade Verde
terça-feira, 21 de setembro de 2010
OFICINA ABERTA: PRÁTICA DE MONTAGEM EXPOGRÁFICA
Para participar desta oficina basta preencher a ficha (link abaixo) e enviá-la para o endereço museuabolicao@gmail.com até às 20 horas do dia 23 de setembro (quinta-feira) confirmando a sua participação no primeiro encontro que será realizado no dia 27 (segunda-feira) às 14 horas, no auditório do Museu da Abolição. Neste primeiro encontro serão explicitadas as metodologias utilizadas na oficina.
Período da oficina:
De 27 de setembro a 20 de novembro de 2010
Dias e horários:
segundas, terças, quintas e sextas feiras das 14h as 18 horas
Local de realização:
Museu da Abolição
Rua Benfica, 1150 – Madalena
Recife – Pernambuco
Inscrição gratuita
Informações
www.museudaabolicao.com.br
museuabolicao@gmail.com
domingo, 19 de setembro de 2010
A Racionalidade Irracional
Eu digo muitas vezes que o instinto serve melhor os animais do que a razão a nossa espécie. E o instinto serve melhor os animais porque é conservador, defende a vida. Se um animal come outro, come-o porque tem de comer, porque tem de viver; mas quando assistimos a cenas de lutas terríveis entre animais, o leão que persegue a gazela e que a morde e que a mata e que a devora, parece que o nosso coração sensível dirá «que coisa tão cruel». Não: quem se comporta com crueldade é o homem, não é o animal, aquilo não é crueldade; o animal não tortura, é o homem que tortura. Então o que eu critico é o comportamento do ser humano, um ser dotado de razão, razão disciplinadora, organizadora, mantenedora da vida, que deveria sê-lo e que não o é; o que eu critico é a facilidade com que o ser humano se corrompe, com que se torna maligno.
Aquela ideia que temos da esperança nas crianças, nos meninos e nas meninas pequenas, a ideia de que são seres aparentemente maravilhosos, de olhares puros, relativamente a essa ideia eu digo: pois sim, é tudo muito bonito, são de facto muito simpáticos, são adoráveis, mas deixemos que cresçam para sabermos quem realmente são. E quando crescem, sabemos que infelizmente muitas dessas inocentes crianças vão modificar-se. E por culpa de quê? É a sociedade a única responsável? Há questões de ordem hereditária? O que é que se passa dentro da cabeça das pessoas para serem uma coisa e passarem a ser outra?
Uma sociedade que instituiu, como valores a perseguir, esses que nós sabemos, o lucro, o êxito, o triunfo sobre o outro e todas estas coisas, essa sociedade coloca as pessoas numa situação em que acabam por pensar (se é que o dizem e não se limitam a agir) que todos os meios são bons para se alcançar aquilo que se quer.
Falámos muito ao longo destes últimos anos (e felizmente continuamos a falar) dos direitos humanos; simplesmente deixámos de falar de uma coisa muito simples, que são os deveres humanos, que são sempre deveres em relação aos outros, sobretudo. E é essa indiferença em relação ao outro, essa espécie de desprezo do outro, que eu me pergunto se tem algum sentido numa situação ou no quadro de existência de uma espécie que se diz racional. Isso, de facto, não posso entender, é uma das minhas grandes angústias.
José Saramago, in ‘Diálogos com José Saramago’
DESIDERATA
Siga tranqüilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre paz no silêncio.
Tanto quanto possível sem humilhar-se, mantenha-se em harmonia com todos que o cercam.
Fale a sua verdade, clara e mansamente.
Escute a verdade dos outros, pois eles também têm a sua própria história.
Evite as pessoas agitadas e agressivas: elas afligem o nosso espírito.
Não se compare aos demais, olhando as pessoas como superiores ou inferiores a você: isso o tornaria superficial e amargo.
Viva intensamente os seus ideais e o que você já conseguiu realizar.
Mantenha o interesse no seu trabalho, por mais humilde que seja, ele é um verdadeiro tesouro na continua mudança dos tempos.
Seja prudente em tudo o que fizer, porque o mundo está cheio de armadilhas.
Mas não fique cego para o bem que sempre existe.
Em toda parte, a vida está cheia de heroísmo.
Seja você mesmo.
Sobretudo, não simule afeição e não transforme o amor numa brincadeira, pois, no meio de tanta aridez, ele é perene como a relva.
Aceite, com carinho, o conselho dos mais velhos e seja compreensivo com os impulsos inovadores da juventude.
Cultive a força do espírito e você estará preparado para enfrentar as surpresas da sorte adversa.
Não se desespere com perigos imaginários: muitos temores têm sua origem no cansaço e na solidão.
Ao lado de uma sadia disciplina conserve, para consigo mesmo, uma imensa bondade.
Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui e, mesmo se você não pode perceber, a terra e o universo vão cumprindo o seu destino.
Procure, pois, estar em paz com Deus, seja qual for o nome que você lhe der.
No meio do seu trabalho e nas aspirações, na fatigante jornada pela vida, conserve, no mais profundo do seu ser, a harmonia e a paz.
Acima de toda mesquinhez, falsidade e desengano, o mundo ainda é bonito.
Caminhe com cuidado, faça tudo para ser feliz e partilhe com os outros a sua felicidade".
DESIDERATA - Do Latim Desideratu: Aquilo que se deseja, aspiração.
Este texto foi encontrado na velha Igreja de Saint Paul, Baltimore, datado de 1692.
Foi citado no livro "Mensagens do Sanctum Celestial", do Fr. Raymond Bernard.
O texto é de Max Ehrmannn e foi registrado pela primeira vez em 1927.
Hoje em dia pertence à © Robert L. Bell.
Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=LUsABXRo6Ik&p=698C1CADBEFC4EB3&playnext=1&index=24
domingo, 12 de setembro de 2010
Novo espaço para as Artes Visuais no Recife
Resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura, através da Representação Regional Nordeste (RRNE/MinC), o Banco do Nordeste (BNB) e a Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), a Sala Nordeste irá funcionar no térreo da Regional do MinC, na Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife.
A abertura da Sala Nordeste está inserida na programação do SPA das Artes 2010 – Semana das Artes Visuais do Recife, com a exposição NAUSEA, do artista José Rufino (PB) e curadoria de Marcelo Campos (RJ).
Para a chefe da Regional do MinC, Tarciana Portella, “a Sala Nordeste passa a ser um espaço de confluência e sinergia das Artes Visuais, que deve ser irradiado para os artistas do Nordeste e também das outras regiões”.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Tema: Prós e Contras da Museologia Social
Data: 09 e 10 de setembro de 2010
Local: Auditório Benício Dias – MUHNE
Avenida 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte
Contatos: 3073 6332 / 6394 / 6395
museologia@fundaj.gov.br
Dando continuidade ao Seminário Avançado de Museologia Social, o Museu do Homem do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco, convida para a sua quarta edição fomentando com a comunidade museológica o debate sobre os Prós e os Contras da Museologia Social.
Os textos a serem discutidos no Seminário Avançado em Museoloiga Social já se encontram à disposição dos colegas na Sala de Leitura do Museu do Homem do Nordeste.
Seminário dias 09 e 10 de setembro
:: Confira a transmissão ao vivo do evento clicando AQUI
Programação
Dia 09
14h - Conferência
Bruno Brulon Soares (Museólogo, Doutorando em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF)
Textos base para o debate:
“A Ascensão dos Museus Comunitários e os Patrimônios ‘Comuns’: Um Ensaio sobre a Casa” e “Sobre Comunidades e Museus: do gueto ao grupo Social Musealizado”
15:30h – Intervalo
16:00h – Debate com o público
18:00h – Encerramento do 1º dia
Dia 10
14h
Debatedor
Ciema de Mello (Antropóloga do Museu do Homem do Nordeste / Fundaj)
14:45h
Debatedor
Henrique de Vasconcelos Cruz (Museólogo do Museu do Homem do Nordeste / Fundaj)
15:30h - Intervalo
16:00h - Mesa Redonda
Bruno Brulon Soares
Ciema de Mello
Henrique de Vasconcelos Cruz
18:00h – Encerramento do Evento
As inscrições poderão ser realizadas, gratuitamente, pelo email museologia@fundaj.gov.br, por telefone ou no local do evento. Os textos bases para o debate serão enviados por email, após a inscrição.
Coordenação de Museologia
Museu do Homem do Nordeste
Fundação Joaquim Nabuco
81 3073 6332 / 6394
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Mostra Espírita 2010 homenageia Chico Xavier
A Federação Espírita Pernambucana realiza, nos dias 17, 18 e 19 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, Teatro Guararapes, a Mostra Espírita 2010.
Com o tema O livro dos espíritos: O Consolador prometido por Jesus, o evento contará com participações de convidados de outros Estados.
Mais informações através dos telefones (81) 3241-2157 / 3427-6904 ou pelo site www.federacaoespiritape.org.
A Federação Espírita Pernambucana convida a todos para a Mostra Espírita 2010 que este ano homenageia o Centenário de nascimento do querido Médium Espírita Francisco Cândido Xavier.
A Mostra Espírita deste ano contará com expositores convidados de vários Estados do País, além de peças de teatro, apresentações musicais e depoimentos de companheiros que conviveram com nosso querido Chico.
Expositores convidados:
Pernambuco – Frederico Menezes, Sérgio Ramos, Angela Menezes e Spencer Júnior.
Rio Grande do Norte – Sandra Borba.
Minas Gerais – Marival Veloso, Juselma Coelho, Wagner Paixão e Neusa Aparecida de Jesus.
Brasília/DF – Antonio César Perri.
Os ingressos encontram-se à venda na Livraria da FEP, nos seguintes horários de atendimento:
Segundas, quartas e domingos, à tarde – das 13h30 às 18h.
Terças, quartas e sextas, das 13h30 às 21h.
Sábados, pela manhã – das 08 às 12h.