Acesse a programação completa do carnaval: http://www.programacaocarnavalrecife.com.br/
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Programação do carnaval em Recife e Olinda 2011
Acesse a programação completa do carnaval: http://www.programacaocarnavalrecife.com.br/
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Ritmos e folclores em vídeo
O projeto Curta Doze e Meia apresenta, nesta quinta-feira (24), obras audiovisuais sobre folclore e ritmos pernambucanos. A sessão exibe, a partir das 12h30, Filhos de Jurema, Samba de Veio, Naná e os Maracatus e Vale dos Poetas. O Cineclube Doze e Meia é uma realização do Centro Cultural dos Correios (CCC Recife) e neste mês de fevereiro destaca vídeos da produtora Página 21. O CCC Recife está localizado na Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife Informações: http://curtadozemeia.blogspot.com/
Fonte: MinC
Cidade Fantasiada
A exposição Cidade Fantasiada foi inaugurada nesta quarta-feira (23), na Sala Nordeste. A mostra reúne obras do artista plástico Sávio Araújo, da designer Joana Lira, além de fotografias da capital pernambucana referentes à temática carnavalesca que orna o Recife, em 2011. A Exposição é uma realização da Fundação de Cultura Cidade do Recife e tem curadoria da gerente do Museu de Arte Popular, Marcela Wanderley. As visitas são gratuitas e estão abertas ao público até o dia 13 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos domingos das 14h às 19h. A Sala Nordeste está localizada na Rua do Bom Jesus, 227/237, Bairro do Recife, Recife (PE). Acesse: http://culturadigital.br/mincnordeste.
Fonte: MinC
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
INTERCÂMBIO DA FOLIA - FRASES ESCOLHIDAS
De acordo com o regulamento da promoção no qual constava que as frases deveriam ter a palavra INCONFUNDÍVEL, as frases que escolhi foram:
Porque lá é diferente, na festa e na gente.
A folia tem a marca da alegria, eu e “meu rei”
vamos arrazar na fantasia. E mesmo estando disfarçado ele é inconfundível
dou um beijo demorado para fechar o carnaval em alto nível.
Andressa Marques
dessacmarques@hotmail.com
Porque vai ser quente como a pimenta do acarajé e os passinhos do axé , que vão me fazer pular até a sola do pé rachar ,tudo com alegria inconfundível de uma Bahia irresistível , e ainda quero saber se Salvador tem todo esse dendê , mas só será legal se tiver Club Social!
Marcela
Obs: Marcela, necessito que informe seu nome completo e telefonePorque lá é diferente, na festa e na gente.
A folia tem a marca da alegria, eu e “meu rei”
vamos arrazar na fantasia. E mesmo estando disfarçado ele é inconfundível
dou um beijo demorado para fechar o carnaval em alto nível.
Andressa Marques
dessacmarques@hotmail.com
Porque vai ser quente como a pimenta do acarajé e os passinhos do axé , que vão me fazer pular até a sola do pé rachar ,tudo com alegria inconfundível de uma Bahia irresistível , e ainda quero saber se Salvador tem todo esse dendê , mas só será legal se tiver Club Social!
Marcela
Agora é só aguardar...
Boa sorte à todos!
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Recife vence disputa pelo Facebook e leva mais 6 horas de sol em evento da Sundown que traz Jorge Ben como atração musical
Depois de uma intensa votação através da página oficial da marca Sundown no Facebook, onde quatro cidades disputaram a chance de ganhar 6 horas a mais de sol durante o verão, Recife levou a melhor. De 19 a 26 de fevereiro, o evento Mais Verão Sundown vai iluminar a Praia de Candeias, na Grande Recife, e ainda trará shows de Jorge Ben Jor, da banda Móveis Coloniais de Acaju e Mundo Livre S.A.
Quando anoitecer no dia 19 de fevereiro, eis que surgirá no horizonte da Praia de Candeias, na Grande Recife, um novo sol. Já que a vida gira em torno do astro rei, a marca de proteção solar Sundown levará a esta praia mais 6 horas de sol durante oito dias. A região da capital pernambucana foi a escolhida por internautas de todo o Brasil que votaram através do Facebook (SundownBrasil) para receber o evento Mais Verão Sundown, que trará ainda shows de música brasileira para complementar o clima de verão.
Uma arena com capacidade para cinco mil pessoas será montada para abrigar o evento, que começa a esquentar ao anoitecer. O sol artificial de Sundown será uma instalação com 10 metros de diâmetro cuja iluminação deve ser feita com 4 lâmpadas de gás de sódio. Esta estrutura será hasteada a até 25 metros de altura ao lado do palco. O sol de Sundown flutua, pois contém 700 metros cúbicos de gás Hélio e Nitrogênio, assim, para mantê-lo parado no céu, ele ficará preso ao solo através de cordas e uma rede com lastro de 2 toneladas.
O sol de Sundown ainda mandará mensagens para quem for apreciá-lo! As pessoas poderão mandar uma mensagem para que ela seja exibida em um painel digital, localizado abaixo do sol. Há duas maneiras de mandar seu recado: através do celular ou pelo twitter. Pelo celular, basta enviar um SMS grátis para o número 30120 iniciando com a palavra sol seguida por sua frase. Para interagir com o sol através do Twitter, é só usar a hashtag #maisveraoSundown. O painel digital irá funcionar nos intervalos dos shows e nos dias que o sol estiver iluminado.
Além do espetáculo de iluminar com um sol artificial a noite de Recife, os shows que encerram o evento também são atrações ensolaradas. Na sexta-feira dia 25, Jorge Ben Jor garante a animação com todo o samba rock que lhe é característico e com hits que não deixam ninguém ficar parado como “País Tropical", "Mas Que Nada", "W/Brasil" e "Fio Maravilha". No sábado, o Mais Verão Sundown fecha o evento com uma mistura de rock alternativo e mangue beat com as bandas Móveis Coloniais de Acaju e a Mundo Livre S.A. A primeira é novidade no cenário musical brasileiro e mescla rock com ritmos como salsa, ska e até sam ba. Já a segunda é uma das bandas mais importantes de Recife e já tem mais de 20 anos de estrada. Oriunda do movimento manguebeat, deve embalar a galera com a música “Meu Esquema” e outras canções cheias de suingue. (Veja abaixo mais informações sobre os shows).
“Escolhemos nomes que têm tudo a ver com o Brasil, com o clima de verão e também com Sundown”, explica Fernando Sodré, gerente da marca. “O objetivo desta ação é o mesmo que o da marca: permitir que os nossos consumidores curtam ao máximo a vida sob o sol com a família e amigos proporcionando tudo isso à noite e de uma forma inédita”, finaliza.
Quem quiser assistir aos shows deve trocar um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) por um ingresso. Os alimentos serão doados para uma ONG parceira da Johnson & Johnson e os ingressos serão limitados para até cinco mil pessoas por show. Para trocar seu ingresso, basta comparecer ao local dos shows, entre os dias 21 e 24 de fevereiro, das 12h às 20h, levando sua contribuição. Também será possível fazer a troca nos dias 25 e 26 das 9h30 às 14h30.
A abertura dos portões será às 17h nos dias de show (25 e 26/02). Nos dias em que não houver show, as pessoas poderão curtir livremente o sol noturno, ouvindo música ambiente e interagindo com o painel que ficará embaixo do sol.
Sobre o show de Jorge Ben Jor
Jorge Ben Jor é um dos mestres da musica brasileira. Não só é o pai do samba-rock, como também criou uma nova maneira de tocar o violão. Nas décadas de 60 e 70, Jorge criou uma leva de discos intensos e extremamente criativos que influenciaram e influenciam importantes músicos brasileiros, como a banda Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil e até o Mundo Livre S. A., que também será atração do Mais Verão Sundown. As músicas de Jorge Bem Jor representam o alto astral e espírito brasileiro. Salve Simpatia, Taj Mahal, Fio Maravilha, A Banda do Zé Pretinho e W/Brasil são exemplos de músicas que não podem faltar em seus shows e que traduzem este jeito de ser brasileiro.
Serviço
Show Jorge Ben Jor
Quando: 25 de fevereiro
Local: Praia da Piedade
Horário: a partir das 20h
Ingressos podem ser trocados por 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) no local do evento de 21 a 24 de fevereiro das 12h às 20h. Também será possível fazer a troca nos dias 25 e 26 das 9h30 às 14h30.
Sobre os shows Moveis Coloniais de Acaju e Mundo Livre S.A.
O Móveis Coloniais de Acaju é uma banda de Brasília que despontou recentemente no cenário musical brasileiro misturando rock a outros estilos como samba, ska, salsa, funk sempre com muito alto-astral. Formada por nove integrantes, já está em seu segundo CD e é conhecida pelo estilo alto astral e energético no palco, botando todo mundo pra dançar. Nos festivais independentes de que tem participado pelo Brasil, vem conquistando muitos fãs entre universitários e adeptos de sons alternativos.
Já a Mundo Livre S.A. é uma das fundadoras do movimento Manguebeat que se propõe a misturar ritmos regionais como o maracatu a rock, funk e outros estilos musicais. Deste movimento também fizeram parte Chico Science e Nação Zumbi. Com mais de 25 anos de estrada, o Mundo Livre S.A. tem tudo a ver com Recife, já que surgiu na cidade, em 1984. A própria banda se define como uma mistura de Jorge Ben Jor com Sex Pistols. Adepta de um estilo suingado, o grupo de Fred Zero Quatro aborda temas diversos em suas músicas: desde a globalização às desventuras do Timor Leste, passando por musas de biquíni branco sempre com a peculiar união de samba com punk-rock.
Serviço
Show Móveis Coloniais de Acaju e Mundo Livre SA
Quando: 26 de fevereiro
Local Praia da Piedade
Horário a partir das 20h
Ingressos podem ser trocados por 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) no local do evento de 21 a 24 de fevereiro das 12h às 20h. Também será possível fazer a troca nos dias 25 e 26 das 9h30 às 14h30.
Fonte: Primeira Página
Quando anoitecer no dia 19 de fevereiro, eis que surgirá no horizonte da Praia de Candeias, na Grande Recife, um novo sol. Já que a vida gira em torno do astro rei, a marca de proteção solar Sundown levará a esta praia mais 6 horas de sol durante oito dias. A região da capital pernambucana foi a escolhida por internautas de todo o Brasil que votaram através do Facebook (SundownBrasil) para receber o evento Mais Verão Sundown, que trará ainda shows de música brasileira para complementar o clima de verão.
Uma arena com capacidade para cinco mil pessoas será montada para abrigar o evento, que começa a esquentar ao anoitecer. O sol artificial de Sundown será uma instalação com 10 metros de diâmetro cuja iluminação deve ser feita com 4 lâmpadas de gás de sódio. Esta estrutura será hasteada a até 25 metros de altura ao lado do palco. O sol de Sundown flutua, pois contém 700 metros cúbicos de gás Hélio e Nitrogênio, assim, para mantê-lo parado no céu, ele ficará preso ao solo através de cordas e uma rede com lastro de 2 toneladas.
O sol de Sundown ainda mandará mensagens para quem for apreciá-lo! As pessoas poderão mandar uma mensagem para que ela seja exibida em um painel digital, localizado abaixo do sol. Há duas maneiras de mandar seu recado: através do celular ou pelo twitter. Pelo celular, basta enviar um SMS grátis para o número 30120 iniciando com a palavra sol seguida por sua frase. Para interagir com o sol através do Twitter, é só usar a hashtag #maisveraoSundown. O painel digital irá funcionar nos intervalos dos shows e nos dias que o sol estiver iluminado.
Além do espetáculo de iluminar com um sol artificial a noite de Recife, os shows que encerram o evento também são atrações ensolaradas. Na sexta-feira dia 25, Jorge Ben Jor garante a animação com todo o samba rock que lhe é característico e com hits que não deixam ninguém ficar parado como “País Tropical", "Mas Que Nada", "W/Brasil" e "Fio Maravilha". No sábado, o Mais Verão Sundown fecha o evento com uma mistura de rock alternativo e mangue beat com as bandas Móveis Coloniais de Acaju e a Mundo Livre S.A. A primeira é novidade no cenário musical brasileiro e mescla rock com ritmos como salsa, ska e até sam ba. Já a segunda é uma das bandas mais importantes de Recife e já tem mais de 20 anos de estrada. Oriunda do movimento manguebeat, deve embalar a galera com a música “Meu Esquema” e outras canções cheias de suingue. (Veja abaixo mais informações sobre os shows).
“Escolhemos nomes que têm tudo a ver com o Brasil, com o clima de verão e também com Sundown”, explica Fernando Sodré, gerente da marca. “O objetivo desta ação é o mesmo que o da marca: permitir que os nossos consumidores curtam ao máximo a vida sob o sol com a família e amigos proporcionando tudo isso à noite e de uma forma inédita”, finaliza.
Quem quiser assistir aos shows deve trocar um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) por um ingresso. Os alimentos serão doados para uma ONG parceira da Johnson & Johnson e os ingressos serão limitados para até cinco mil pessoas por show. Para trocar seu ingresso, basta comparecer ao local dos shows, entre os dias 21 e 24 de fevereiro, das 12h às 20h, levando sua contribuição. Também será possível fazer a troca nos dias 25 e 26 das 9h30 às 14h30.
A abertura dos portões será às 17h nos dias de show (25 e 26/02). Nos dias em que não houver show, as pessoas poderão curtir livremente o sol noturno, ouvindo música ambiente e interagindo com o painel que ficará embaixo do sol.
Sobre o show de Jorge Ben Jor
Jorge Ben Jor é um dos mestres da musica brasileira. Não só é o pai do samba-rock, como também criou uma nova maneira de tocar o violão. Nas décadas de 60 e 70, Jorge criou uma leva de discos intensos e extremamente criativos que influenciaram e influenciam importantes músicos brasileiros, como a banda Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil e até o Mundo Livre S. A., que também será atração do Mais Verão Sundown. As músicas de Jorge Bem Jor representam o alto astral e espírito brasileiro. Salve Simpatia, Taj Mahal, Fio Maravilha, A Banda do Zé Pretinho e W/Brasil são exemplos de músicas que não podem faltar em seus shows e que traduzem este jeito de ser brasileiro.
Serviço
Show Jorge Ben Jor
Quando: 25 de fevereiro
Local: Praia da Piedade
Horário: a partir das 20h
Ingressos podem ser trocados por 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) no local do evento de 21 a 24 de fevereiro das 12h às 20h. Também será possível fazer a troca nos dias 25 e 26 das 9h30 às 14h30.
Sobre os shows Moveis Coloniais de Acaju e Mundo Livre S.A.
O Móveis Coloniais de Acaju é uma banda de Brasília que despontou recentemente no cenário musical brasileiro misturando rock a outros estilos como samba, ska, salsa, funk sempre com muito alto-astral. Formada por nove integrantes, já está em seu segundo CD e é conhecida pelo estilo alto astral e energético no palco, botando todo mundo pra dançar. Nos festivais independentes de que tem participado pelo Brasil, vem conquistando muitos fãs entre universitários e adeptos de sons alternativos.
Já a Mundo Livre S.A. é uma das fundadoras do movimento Manguebeat que se propõe a misturar ritmos regionais como o maracatu a rock, funk e outros estilos musicais. Deste movimento também fizeram parte Chico Science e Nação Zumbi. Com mais de 25 anos de estrada, o Mundo Livre S.A. tem tudo a ver com Recife, já que surgiu na cidade, em 1984. A própria banda se define como uma mistura de Jorge Ben Jor com Sex Pistols. Adepta de um estilo suingado, o grupo de Fred Zero Quatro aborda temas diversos em suas músicas: desde a globalização às desventuras do Timor Leste, passando por musas de biquíni branco sempre com a peculiar união de samba com punk-rock.
Serviço
Show Móveis Coloniais de Acaju e Mundo Livre SA
Quando: 26 de fevereiro
Local Praia da Piedade
Horário a partir das 20h
Ingressos podem ser trocados por 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) no local do evento de 21 a 24 de fevereiro das 12h às 20h. Também será possível fazer a troca nos dias 25 e 26 das 9h30 às 14h30.
Fonte: Primeira Página
domingo, 20 de fevereiro de 2011
PORTO MUSICAL
Música e tecnologia ancoradas em um só lugar
A 5ª edição do PortoMusical transformará, mais uma vez, Pernambuco em um dos mais expressivos polos de conhecimentos e discussões sobre o atual mundo da música e da tecnologia. A convenção leva ao cais do Recife respeitados profissionais estrangeiros e brasileiros para um encontro de visibilidade internacional, com uma programação de conferências e showcases.
O Porto Musical reúne representantes de selos, gravadoras, sites, promotores e agentes musicais, festivais e instituições culturais, além de pessoas interessadas e antenadas às novas tendências do mercado da música. As conferências do Porto Musical são divididas em três plataformas: Go International! (com abordagem de temas ligados à exportação de música brasileira), Go Brazil! (com proposta de mostrar os rumos do mercado para quem pretende lançar artistas no Brasil) e Go Digital! (que trata da interação cada vez maior entre música e tecnologia).
O objetivo é estimular a criação de redes de profissionais, trocar conhecimentos, fazer contatos e gerar negócios. Todas as noites, após as conferências, o PortoMusical apresenta showcases e sets de DJs abertos ao público, apontando artistas brasileiros interessados no mercado internacional.
O Porto Musical é executado pelas Astronave e Fina Produção em cooperação com a WOMEX (uma das maiores convenções de música do mundo) e Porto Digital - reconhecida organização social com mais de 100 empresas incubadas no Bairro do Recife. Uma parceria que confirma a consolidação da tecnologia como a maior ferramenta de produção, promoção, distribuição e consumo da música.
Carnaval - Como nas três primeiras edições, o 5º Porto Musical ocorrerá na semana que antecede o carnaval, a maior festa popular do Brasil. Em Pernambuco, o carnaval é uma ótima oportunidade para conhecer a cultura do estado em seu melhor momento do ano. Certamente, uma experiência memorável.
Programação completa: http://www.portomusical.com/programming
Fonte: http://www.portomusical.com/
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Alunos de Jornalismo da UFPE produzem reportagens sobre museus do Recife
Os alunos do 7º período do curso de Jornalismo da UFPE registraram, em vídeo, o acervo de seis museus do Recife. As reportagens, intituladas “Guia PE – Arte, Cultura e História”, contaram como atividade curricular da disciplina de "Introdução à TV", oferecida no segundo semestre de 2010. O trabalho, finalizado este mês, também visa a incentivar a visitação dos espaços culturais, sensibilizar gestores de educação a fomentar atividades extraclasse para estudantes secundaristas, além de fortalecer a identidade dos cidadãos pernambucanos.
As reportagens foram realizadas em espaços que possuem acervos fixos e exposições de longa duração. Foram visitados o Museu do Homem do Nordeste (MHNE), o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), a Sinagoga Kahal Zur Israel, o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Cerâmica Francisco Brennand.
O trabalho de produção, reportagem e edição dos vídeos foi orientado pela professora Yvana Fechine, do Departamento de Comunicação Social da UFPE. Os trabalhos de pós-produção ficaram a cargo dos técnicos do Laboratório de Imagem e Som da Universidade.
As reportagens estão disponíveis nos seguintes links:
Museu do Homem do Nordeste (MHNE)
http://www.youtube.com/watch?v=iy-TSNct-FE
Museu do Estado de Pernambuco (Mepe)
http://www.youtube.com/watch?v=DfF_zSRrTYc
As reportagens foram realizadas em espaços que possuem acervos fixos e exposições de longa duração. Foram visitados o Museu do Homem do Nordeste (MHNE), o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), a Sinagoga Kahal Zur Israel, o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Cerâmica Francisco Brennand.
O trabalho de produção, reportagem e edição dos vídeos foi orientado pela professora Yvana Fechine, do Departamento de Comunicação Social da UFPE. Os trabalhos de pós-produção ficaram a cargo dos técnicos do Laboratório de Imagem e Som da Universidade.
As reportagens estão disponíveis nos seguintes links:
Museu do Homem do Nordeste (MHNE)
http://www.youtube.com/watch?v=iy-TSNct-FE
Museu do Estado de Pernambuco (Mepe)
http://www.youtube.com/watch?v=DfF_zSRrTYc
Mais informações
Professora Yvana Fechine
yvanafechine@hotmail.com
Fonte: Ascom UFPE
domingo, 13 de fevereiro de 2011
INTERCÂMBIO DA FOLIA
Certificado de Autorização CAIXA número 3-0063/2011
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Muita festa para comemorar o Dia do Frevo no Recife
Ascom Secult Recife - Jornal iTeia
O Dia do Frevo - 9 de fevereiro - ganha uma festa especial promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. A programação tem início às 15h e entra pela noite com diversas atrações em vários pontos do Centro.
A Frevioca convida a todos para a comemoração, saindo às 15h, da Praça do Derby, com destino à Praça do Arsenal. A partir das 16h, o Pátio de São Pedro abriga lançamento de livro sobre a passista e professora de frevo Zenaide Bezerra, homenageada do Dia do Frevo pela PCR, além de apresentação da Orquestra de Frevo Raízes, com participação de Nena Queiroga, Nonô Germano, Ivanildo Silva e passistas.
A festa segue com cortejo comandado pela Orquestra do Maestro Mendes e passistas até a Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, onde acontece o show de lançamento do CD do Festival de Música Carnavalesca de 2011. Abissal, Josildo Sá, Luciano Magno, Isaar e Maciel Salu, Almir Rouche, Gerlane Lops, Ed Carlos, Walkyria, Benil, Maestro Duda e Nonô Germano apresentam as composições vencedoras do concurso, realizado em dezembro de 2010.
Livro - Escrito pela historiadora e pesquisadora da Gerência de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura, Carmem Lélis, a publicação "Zenaide Bezerra - No Passo da Vida" contará a história da passista. Zenaide tem 62 anos e é filha de um dos mais conhecidos passistas populares de Pernambuco, Egídio Bezerra. Seguindo os passos do pai, junto com os irmãos, ela mantém há 35 anos a Escola de Frevo Egídio Bezerra, atualmente sediada na sua própria casa. Na escola, vem ensinando aos filhos, netos, bisnetos e sobrinhos, os passos do frevo, xaxado, forró, coco de roda e ciranda.
O livro será distribuído para bibliotecas e instituições de pesquisa e ensino. O lançamento acontece às 16h, na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, dentro da programação do Dia do Frevo.
Confira a programação completa:
DERBY
- 15h - Frevioca - derby > rua do Livramento > Av,. Conde da Boa Vista > Av. Guararapes> Praça do Arsenal
PÁTIO DE SÃO PEDRO
- 16h - Homenagem a passista de frevo Zenaide Bezerra e Lançamento do Livro "Zenaide Bezerra - No passo da Vida"
- 16h30 - show orquestra de frevo raízes com o maestro Fábio césar e passistas de Zenaide Bezerra. Participação Especial: Ed Carlos, Nena Queiroga, Nono Germano, Ivanildo silva.
- 18h - Concentração e saída do cortejo do frevo
Roteiro: Rua Direita > Livramento > Av NS do Carmo > Martins de Barros > Maurício de Nassau > Marquês de Olinda > Bom Jesus > Arsenal
Participação no cortejo: Turma de Palhaços Fantásticos do Pina, a Cobra e o Dragão, Escola Municipal de Frevo com Maestro Fernando Borges, Clube dos Bonecvos Seu Malaquias, Abanadores do arruda, Clube Pavão Misterioso, Passistas de Egídio Bezerra, Cia Cultura Nordestina, Fazendo Arte, Balé Deveras, Grupo São Salomão e Orquestra Vereda Tropical.
- 18h - Orquestra Usinas de Cordas
- 19h - Concurso de Porta Estandartes
- 20h - Orquestra Evocações
PRAÇA DO ARSENAL
- 18h - Orquestra do Maestro Mendes e Passistas em frente ao Paço do Frevo
- 19h - Chegada do arrastão do Frevo
- 20h - Coral Edgard Moraes
- 21h - Show de lançamento do CD - Festival de Música carnavalesca
O Dia do Frevo - 9 de fevereiro - ganha uma festa especial promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. A programação tem início às 15h e entra pela noite com diversas atrações em vários pontos do Centro.
A Frevioca convida a todos para a comemoração, saindo às 15h, da Praça do Derby, com destino à Praça do Arsenal. A partir das 16h, o Pátio de São Pedro abriga lançamento de livro sobre a passista e professora de frevo Zenaide Bezerra, homenageada do Dia do Frevo pela PCR, além de apresentação da Orquestra de Frevo Raízes, com participação de Nena Queiroga, Nonô Germano, Ivanildo Silva e passistas.
A festa segue com cortejo comandado pela Orquestra do Maestro Mendes e passistas até a Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, onde acontece o show de lançamento do CD do Festival de Música Carnavalesca de 2011. Abissal, Josildo Sá, Luciano Magno, Isaar e Maciel Salu, Almir Rouche, Gerlane Lops, Ed Carlos, Walkyria, Benil, Maestro Duda e Nonô Germano apresentam as composições vencedoras do concurso, realizado em dezembro de 2010.
Livro - Escrito pela historiadora e pesquisadora da Gerência de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura, Carmem Lélis, a publicação "Zenaide Bezerra - No Passo da Vida" contará a história da passista. Zenaide tem 62 anos e é filha de um dos mais conhecidos passistas populares de Pernambuco, Egídio Bezerra. Seguindo os passos do pai, junto com os irmãos, ela mantém há 35 anos a Escola de Frevo Egídio Bezerra, atualmente sediada na sua própria casa. Na escola, vem ensinando aos filhos, netos, bisnetos e sobrinhos, os passos do frevo, xaxado, forró, coco de roda e ciranda.
O livro será distribuído para bibliotecas e instituições de pesquisa e ensino. O lançamento acontece às 16h, na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, dentro da programação do Dia do Frevo.
Confira a programação completa:
DERBY
- 15h - Frevioca - derby > rua do Livramento > Av,. Conde da Boa Vista > Av. Guararapes> Praça do Arsenal
PÁTIO DE SÃO PEDRO
- 16h - Homenagem a passista de frevo Zenaide Bezerra e Lançamento do Livro "Zenaide Bezerra - No passo da Vida"
- 16h30 - show orquestra de frevo raízes com o maestro Fábio césar e passistas de Zenaide Bezerra. Participação Especial: Ed Carlos, Nena Queiroga, Nono Germano, Ivanildo silva.
- 18h - Concentração e saída do cortejo do frevo
Roteiro: Rua Direita > Livramento > Av NS do Carmo > Martins de Barros > Maurício de Nassau > Marquês de Olinda > Bom Jesus > Arsenal
Participação no cortejo: Turma de Palhaços Fantásticos do Pina, a Cobra e o Dragão, Escola Municipal de Frevo com Maestro Fernando Borges, Clube dos Bonecvos Seu Malaquias, Abanadores do arruda, Clube Pavão Misterioso, Passistas de Egídio Bezerra, Cia Cultura Nordestina, Fazendo Arte, Balé Deveras, Grupo São Salomão e Orquestra Vereda Tropical.
- 18h - Orquestra Usinas de Cordas
- 19h - Concurso de Porta Estandartes
- 20h - Orquestra Evocações
PRAÇA DO ARSENAL
- 18h - Orquestra do Maestro Mendes e Passistas em frente ao Paço do Frevo
- 19h - Chegada do arrastão do Frevo
- 20h - Coral Edgard Moraes
- 21h - Show de lançamento do CD - Festival de Música carnavalesca
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Economia Criativa
Nos próximos dias 08 e 09 de fevereiro será realizado o Seminário de Economia Criativa, no auditório do Porto Digital, no Bairro do Recife. O evento faz parte da programação do Recife Summer School 2011 e conta com palestra, lançamento e mesa redonda. No primeiro dia do Seminário, às 19h, o diretor de Indústrias e Comércio Exterior do Governo da cidade de Buenos Aires, Enrique Avogrado, concede palestra sobre a Experiência de Buenos Aires como Cidade Criativa. No dia seguinte, às 16h, será lançado o livro Interfaces, de autoria de José Alberto Aranha, diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio. A partir das 18h, será realizada mesa redonda com o tema Organização de Clusters de Inovação da Indústria Criativa. O auditório do Porto Digital está localizado na Rua do Apolo, 181. Para inscrições e mais informações, acesse: http://www.portodigital.org.
Assinar:
Postagens (Atom)