quarta-feira, 30 de setembro de 2009
PALESTRA: "LA CULTURA EN LA REVOLUCIÓN BOLIVARIANA"
"LA CULTURA EN LA REVOLUCIÓN BOLIVARIANA" Palestrante: Hector Soto Ministro del Poder Popular para la Cultura de la República Bolivariana de Venezuela
Data: 05 de outubro de 2009 às 18 horas
Local: Auditório da Faculdade de Enfermagem da UPE - Universidade de Pernambuco
Campus Santo Amaro
Próximo ao Hospital Oswaldo Cruz
VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
A Programação da VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, a realizar-se de 2 a 12 de outubro de 2009, tem como tema Literatura do Princípio ao Fim.
A Literatura vista como um processo, uma cadeia produtiva, que vai da Criação (Autor) ao Consumo/Fruição (Leitor), passando pelo Agenciamento (Agente), Publicação (Editor), Circulação (Distribuidor) e Venda (Livreiro), com a mediação dos veículos de comunicação e divulgação (Jornalistas e Resenhistas), da Universidade (Crítica) e das Bibliotecas (Bibliotecários).
- Sexta-feira, 02 de outubro
- Sábado, 03 de outubro
- Domingo, 04 de outubro
- Segunda-feira, 05 de outubro
- Terça-feira, 06 de outubro
- Quarta-feira, 07 de outubro
- Quinta-feira, 08 de outubro
- Sexta-feira, 09 de outubro
- Sábado, 10 de outubro
- Domingo, 11 de outubro
- Segunda-feira, 12 de outubro
O tema é abrangente, envolvendo todos os ramos da Literatura, abrigando as mais diversas mesas temáticas, proporcionando um panorama da Literatura atual, no Brasil e no mundo, e reflexões sobre a inserção de cada participante.
Todos os envolvidos nesse fascinante processo da viagem literária terão voz em nossas palestras, debates e mesas-redondas.
Os nomes de convidados e os temas das palestras serão disponibilizados aqui, à medida em que forem confirmados.
As discussões se darão basicamente em três espaços: o Auditório principal, o Café Literário e o Espaço Universitário.
Este ano, a marca da Bienal será uma intensa interatividade com o Leitor, especialmente através deste site.
Alguns dos autores confirmados
-
Pedro Juan Gutiérrez
Reconhecido internacionalmente como um dos escritores mais talentosos da nova narrativa cubana, Pedro Juan Gutiérrez trabalhou em inúmeras atividades antes de tornar-se, por 26 anos, jornalista. O autor da Trilogia Suja de Havana é também pintor e escultor. Vive em Havana e dedica-se exclusivamente à literatura e à pintura.
-
Tayari Jones
Natural de Atlanta, Geórgia,Tayari Jones escreve sobre o Sul urbano. Seu primeiro romance, Leaving Atlanta [Deixando Atlanta] (2002), ganhou o Prêmio Hurston/Wright de Primeira Obra de Ficção e foi considerado um dos melhores do ano pelos jornais The Atlanta Journal-Constitution e The Washington Post. Seu segundo romance, The Untelling [O Inenarrável] (2005), ganhou o Prêmio Lillian C. Smith para Novas Vozes. Beneficiária de prestigiadas bolsas de estudo, entre as quais a Yaddo, a Colônia MacDowell e a Conferência de Escritores de Bread Loaf, é atualmente professora assistente do programa de mestrado de Belas-Artes da Universidade Rutgers em Newark, Nova Jersey.
-
Alberto Fuguet
Fuguet é escritor, jornalista e cineasta, tendo sido eleito em 1999 pela revista Time e pela CNN como um dos 50 líderes latino-americanos do novo milênio. Por ter passado muito tempo nos EUA, é também chamado de “o mais norte-americano dos escritores latino-americanos”. No Brasil, teve publicados livros como Baixo Astral (2001) e Os Filmes de Minha Vida (2005).
-
Federico Andahazi
Federico Andahazi ganhou destaque com o romance O Anatomista (1997), baseado na vida do médico renascentista Mateo Realdo Colombo. O livro mistura ficção e fatos históricos tendo como pano de fundo a descoberta de uma parte da anatomia - e da alma - feminina totalmente desconhecida até o Renascimento - o Amor veneris, ou, como é mais conhecido hoje, o clitóris.
-
Itala Vivan
Professora da Universidade de Milão, atua também como tradutora e faz assessoria de grandes editoras italianas, tendo colaborado com a tradução de publicações de autores do terceiro mundo na Itália. Especializada em Literatura Comparada, com interesse nas culturas de antigas colônias européias na África e nas Américas, é autora, entre outras obras, de Caccia alle streghe nell’America Puritana (Caça às Bruxas na América Puritana), Interpreti rituali Il romanzo dell’Africa Nera (Intérpretes do Ritual: O Romance da África Negra) e de numerosos estudos sobre literatura e sociedade no pós-colonialismo.
-
Salim Miguel
Nascido no Líbano em 1924, Salim Miguel chegou ao Brasil ainda criança e entregou-se à literatura por volta dos 10 anos de idade. Formado em jornalismo, é autor de mais de 30 livros entre romances, contos, crônicas, críticas e depoimentos. Destes, destacam-se “Nur na escuridão” e “A voz submersa”, ambos editados pela Record. O escritor já ganhou os prêmios Zaffary-Bourbon de literatura, em 1999-2001, que é concedido ao melhor romance de língua portuguesa, instituído pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo (RS), e o prêmio Juca Pato, conferido pela União Brasileira de Escritores (UBE) com o apoio do jornal Folha de São Paulo, em 2002.
-
Xico Sá
O cearense Xico Sá - que foi criado no Recife e hoje vive em São Paulo - é jornalista e escritor. Autor de Modos de macho & Modinhas de fêmea, Divina comédia da fama, Paixão Roxa, Se um cão vadio aos pés de uma mulher-abismo e Do Catecismo de devoções, intimidades & pornografias, entre outros. Na música, foi baterista do grupo Anjos de Klee (Recife) e tem várias parcerias com a banda Mundo Livre S/A.
-
Marcelino Freire
Marcelino Freire é autor de EraOdito, Angu de Sangue e BaléRalé, todos publicados pela Ateliê Editorial. Em 2002, idealizou e editou a Coleção 5 Minutinhos, inaugurando com ela o selo eraOdito editOra. É um dos editores da PS:SP, revista de prosa lançada em maio de 2003, e um dos contistas em destaque nas antologias Geração 90 (2001) e Os Transgressores (2003), publicadas pela Boitempo Editorial.
-
Luiz Augusto Fischer
O gaúcho Luiz Augusto Fischer é autor de nove livros e crítico literário. Mestre e doutor em Letras, leciona literatura brasileira desde 1984 na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), onde também deu aulas de português e redação.
-
Geneton Moraes Neto
Geneton Moraes Neto (Recife, 1956) é um jornalista e escritor brasileiro. Trabalha na Rede Globo desde 1985, atuando como repórter e editor-chefe do programa dominical Fantástico. Publicou Hitler/Stalin: O Pacto Maldito, Nitroglicerina Pura, O Dossiê Drummond, Dossiê Brasil, Dossiê 50: Os Onze Jogadores Revelam os Segredos da maior Tragédia do Futebol Brasileiro, Dossiê Moscou e Dossiê Brasília.
-
Fernando Gabeira
Ao lado de Geneton Moraes, o deputado Fernando Gabeira estará participando da mesa “Passando a limpo essa História”, sobre fatos nos quais ele teve presença ativa, como os 40 anos do sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrich e os 30 da anistia no Brasil, além de eventos internacionais como os 20 anos da queda do Muro de Berlim.
-
Daniel Galera
Daniel Galera (São Paulo, 1979) é escritor e tradutor literário, sendo um dos precursores do uso da internet para a literatura, editando e publicando textos em portais e fanzines eletrônicos entre 1997 e 2001. Já traduziu 13 livros e publicou outros quatro, sendo agraciado com o Prêmio Machado de Assis de Romance, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional em 2008.
-
Marçal Aquino
Trabalhou como revisor, repórter e redator nos jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde. Atualmente, trabalha como jornalista free-lancer e contribuiu recentemente para a revista Época São Paulo. Escreve ficção adulta e juvenil, faz roteiros para o cinema, tendo atuado como consultor no IV Laboratório de Roteiros Sundance/RioFilme, a convite do Sundance Institute, dos E.U.A., em 2002.
-
Maria Esther Maciel
A poeta, ensaísta e professora de Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Maria Esther Maciel, é mestre em Literatura e doutora em Literatura Comparada pela UFMG, com pós-doutorado em Literatura Comparada pela University of London. Escreveu diversos livros de poesia e novelas, sendo agraciada com diversos prêmios.
Sérgio Vaz
Sérgio Vaz é um poeta oriundo da periferia de São Paulo. Coordenador do movimento literário Cooperifa, promove saraus de poesia e sessões de cinema.
-
Leo Marona
O poeta Leo Marona estará presente no dia 11 de outubro para o lançamento do livro de poesias Pequenas-biografias não autorizadas.
-
Sacolinha
Sacolinha é ativista cultural e integrante da Cooperifa. Faz palestras sobre literatura e questão racial e promove freqüentemente eventos literários.
-
Frederico Barbosa
Poeta pernambucano, cursou Física pela USP e é formado em Letras/Português. Foi crítico literário no Jornal da Tarde e na Folha de São Paulo, sendo consultor técnico de outros periódicos. Publicou os livros Rarefato, Nada feito nada, 5 Séculos de Poesia - Antologia da Poesia Clássica Brasileira, Louco no Oco sem Beiras - Anatomia da Depressão, Na Virada do Século - Poesia de Invenção no Brasil e Cantar de amor entre os escombros.
-
Paulo Scott
Paulo Scott é um escritor gaúcho radicado no Rio de Janeiro desde 2008. Colunista do Portal de Literatura e Arte Cronópios e da revista eletrônica Terra Magazine, publicou romances, contos, poesias e peças teatrais.
-
Alberto Mussa
Alberto Mussa é um escritor brasileiro que procura renovar a arte do conto, promovendo a fusão entre a tradição narrativa ocidental e os relatos mitológicos de outras culturas, como a afro-brasileira, a da Arábia pré-islâmica e a do Brasil indígena. Sua obra pode também ser considerada uma tentativa de integrar a diversidade do saber humano num sistema coerente cujo fundamento é a literatura.
-
Francisco Cajazeiras
O Dr. Francisco Cajazeiras (Ceará, 1954) é fundador e atual presidente do Instituto de Cultura Espírita do Ceará. Participou de diversos livros que abordam o espiritismo, como Bioética – Uma Contribuição Espírita e Palavras de Vianna de Carvalho.
-
Eglê Malheiros
Co-fundadora e editora da Revista FICÇÃO, Eglê Malheiros é autora de obras infanto-juvenis e
foi diretora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Também é reconhecida pela publicação de diversos poemas e contos, e por inúmeras traduções de obras literárias e técnicas do inglês, francês, alemão, espanhol e italiano. Com o marido, o também escritor Salim Miguel, Eglê escreveu o roteiro de “O Preço da Ilusão”, primeiro longa-metragem realizado em Santa Catarina.
Autores locais confirmados
- Raimundo Carrero (escritor homenageado da Bienal)
- Ronaldo Correia de Brito
- Fernando Monteiro
- Gilvan Lemos
- Marcus Accioly
- Lourival Holanda
- Jomard Muniz de Brito
- Lucila Nogueira
- Nelson Saldanha
- Edson Nery da Fonseca
- Nely Carvalho
- Luzilá Gonçalves
- Everardo Norões
- Carlos Newton Jr.
- Cida Pedrosa
- Cláudio Aguiar
- Pedro Américo
- Luiz Carlos Monteiro
- Marco Polo
- Miró
- Maria Alice Amorim
- Janilto Andrade
- Selma Vasconcelos
- Samarone Lima
- Lenice Gomes
- Patrícia Tenório
- Karla Melo
30/09 - Dia dos Profissionais de Secretariado. Parabéns para nós!
NOSSA HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO DO BRASIL NESTE DIA 30 DE SETEMBRO
É motivo de alegria e satisfação parabenizar os Secretários neste dia especial.
É visível o crescimento e a valorização da profissão que tem conquistado, cada vez mais, seu espaço nas organizações, sendo indispensável em todas as áreas de atividades. Isto é reflexo de uma atuação proativa, segura, competente, ética e comprometida com as metas e resultados organizacionais.
Sabemos que seu dia a dia nesse competitivo e exigente mercado de trabalho é repleto de desafios, entretanto atuando como co-gestor, assessor, empreendedor e consultor está sempre superando os entraves e contribuindo na obtenção de melhores resultados das empresas, segmentos e organizações. Nesse contexto você Secretária, você Secretário tem um papel fundamental, e isto faz de você um profissional único, resultando no reconhecimento e legitimidade da profissão.
Isto nos impulsiona como representantes da categoria para ir à luta de novas conquistas, em prol da sustentabilidade da profissão.
Parabéns pelo seu dia!
Maria Bernadete Lira Lieuthier
SE nº 769 – SRTE/PE
Presidente
terça-feira, 29 de setembro de 2009
O Analfabeto Político
"O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia
a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista,
pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."
Nada é impossível de Mudar
"Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de
hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem
sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural
nada deve parecer impossível de mudar."
Privatizado
"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar.
É da empresa privada o seu passo em frente,
seu pão e seu salário. E agora não contente querem
privatizar o conhecimento, a sabedoria,
o pensamento, que só à humanidade pertence."
Bertolt Brecht
Os que lutam - Bertolt Brecht
"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis."
Pernambuco, minha terra!
Hino de Pernambuco
Composição: Oscar Brandão da Rocha
Coração do Brasil! em teu seio
Corre sangue de heróis - rubro veio
Que há de sempre o valor traduzir
És a fonte da vida e da história
Desse povo coberto de glória,
O primeiro, talvez, no porvir.
REFRÃO
"Salve! Ó terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal!
Nova Roma de bravos guerreiros
Pernambuco, imortal! Imortal!"
Esses montes e vales e rios,
Proclamando o valor de teus brios,
Reproduzem batalhas cruéis.
No presente és a guarda avançada,
Sentinela indormida e sagrada
Que defende da Pátria os lauréis.
REFRÃO
Do futuro és a crença, a esperança,
Desse povo que altivo descansa
Como o atleta depois de lutar...
No passado o teu nome era um mito,
Era o sol a brilhar no infinito
Era a glória na terra a brilhar!
REFRÃO
A República é filha de Olinda,
Alva estrela que fulge e não finda
De esplender com seus raios de luz.
Liberdade! Um teu filho proclama!
Dos escravos o peito se inflama
Ante o Sol dessa terra da Cruz!"
JORNAL A VERDADE
LEIA E DIVULGUE!
Assinatura do Jornal A Verdade
Para assinar o Jornal A Verdade e recebê-lo em casa, em qualquer lugar do Brasil, você deve fazer pagamento de R$ 40,00 (quarenta reais) para a seguinte conta:
Banco do Brasil
Agência: 3108-9
Conta: 19018-7
Crítica de Ariano Suassuna Sobre o Forró Atual
"Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!". A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma platéia de Milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas bandas do gênero). As outras são "gaia", "cabaré", e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar uma cidade.
Pra uma matéria que escrevi nenhuma São João passado baixei algumas músicas bem REPRESENTATIVAS destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no Chão "(Caviar com Rapadura)," Zé priquito "(Duquinha),
Porém o culpado desta "desculhambaçã
Aqui o que se autodenomina "Forró Estilizado" continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção.
Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem "rapariga na platéia", alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção ?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é "E vou dá-lhe de cano de ferro / e toma cano de ferro!" , alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.
Ariano Suassuna
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Dicas de Regina Brett - 90 anos
ESCRITO POR REGINA BRETT, 90 ANOS, CLEAVELAND, OHIO.
"Para celebrar o envelhecer, uma vez eu escrevi 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais requisitada que eu já escrevi. Meu taxímetro chegou aos 90 em agosto, então, aqui está a coluna, mais uma vez:
1. A vida não é justa, mas ainda é boa.
2. Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo.
3. A vida é muito curta para perdermos tempo odiando alguém.
4. Seu trabalho não vai cuidar de você quando você adoecer. Seus amigos e seus pais vão. Mantenha contato.
5. Pague suas faturas de cartão de crédito todo mês.
6. Você não tem que vencer todo argumento. Concorde para discordar.
7. Chore com alguém. É mais curador do que chorar sozinho.
8. Está tudo bem em ficar bravo com Deus. Ele agüenta.
9. Poupe para a aposentadoria, começando com seu primeiro salário.
10. Quando se trata de chocolate, resistência é em vão.
11. Sele a paz com seu passado, para que ele não estrague seu presente.
12. Está tudo bem em seus filhos te verem chorar.
13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que se trata a jornada deles.
14. Se um relacionamento tem que ser um segredo, você não deveria estar nele.
15 Tudo pode mudar num piscar de olhos; mas não se preocupe, Deus nunca pisca.
16. Respire bem fundo. Isso acalma a mente.
17. Se desfaça de tudo que não é útil, bonito e prazeroso.
18. O que não te mata, realmente te torna mais forte.
19. Nunca é tarde demais para se ter uma infância feliz. Mas a segunda só depende de você e mais ninguém.
20. Quando se trata de ir atrás do que você ama na vida, não aceite "não" como resposta.
21. Acenda velas, coloque os lençóis bonitos, use a lingerie elegante. Não guarde para uma ocasião especial. Hoje é especial.
22. Se prepare bastante; depois, se deixe levar pela maré...
23. Seja excêntrico agora, não espere ficar velho para usar roxo.
24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.
25. Ninguém é responsável pela sua felicidade, além de você.
26. Encare cada "chamado" desastre com essas palavras: Em cinco anos, vai importar?
27. Sempre escolha a vida.
28. Perdoe tudo de todos.
29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.
30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo.
31. Indepedentemente de a situação ser boa ou ruim, irá mudar.
32. Não se leve tão a sério. Ninguém mais leva...
33. Acredite em milagres.
34. Deus te ama por causa de quem Ele é, não pelo que vc fez ou deixou de fazer.
35. Não faça auditoria de sua vida. Apareça e faça o melhor dela agora.
36. Envelhecer é melhor do que morrer jovem.
37. Seus filhos só têm uma infância.
38. Tudo o que realmente importa, no final, é que você amou.
39. Vá para a rua todo dia. Milagres estão esperando em todos os lugares.
41. Inveja é perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.
42. O melhor está por vir.
43. Não importa como vc se sinta, levante, se vista e apareça.
44. Produza.
45. A vida não vem embrulhada em um laço, mas ainda é um presente "
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
AS DUAS SABEDORIAS
Uns queriam uma refeição mais farta; outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos; outros, ter pais.
Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, falar. Uns queriam silêncio; outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo; outros, ter pés. Uns queriam um carro; outros, andar.
Uns queriam o supérfluo; outros, apenas o necessário.
Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe. Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida.
A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior alivia, a inferior culpa; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!
Que possamos estar sempre atentos aos sinais e saber o que realmente se faz necessário. Supérfluo e necessário.
Chico Xavier
domingo, 20 de setembro de 2009
Céu volta ao Recife com ‘Vagarosa’, disco mais recente da cantora
Uma Céu veloz, mas impecável no Teatro da UFPE
Em pouco mais de uma hora, o público pode acompanhar as músicas que compõe ‘Vagarosa’, o novo disco da cantora, e matar a saudade de alguns sucessos
Da Redação do pe360graus.com
Curto, mas impecável. Em pouco mais de uma hora, o público que compareceu em bom número, mas não chegou a lotar o Teatro da UFPE, na noite de sexta-feira (18), pode acompanhar as músicas que compõe ‘Vagarosa’, o novo disco da cantora e compositora Céu, considerada pela crítica como uma revelação da nossa música popular.
Mesclada às novas canções, sucessos que embalaram o primeiro disco de Céu e algumas pessoas que atenderam ao pedido da cantora e arriscaram passos tímidos na lateral do teatro. “Dancem comigo. Ah, aqui é difícil. Há muitas cadeiras”, lamentou no meio do show. Céu ainda arriscou uma música de Ray Charles para relembrar a infância.
‘Vagarosa’ é um disco cativante, que mescla a cadência do samba, com o balançar do reggae e o peso do rock. Ao todo, 13 faixas compõem o trabalho que a cantora levou ao palco acompanhada pelos músicos Guilherme Ribeiro (guitarra, teclado e acordeom), Lucas Martins (baixo), Bruno Buarque (bateria) e pelo DJ Marcos (pick up’s).
O álbum foi lançado com cinco anos de intervalo entre o primeiro disco. “Este período foi necessário para que eu pudesse divulgar legal o primeiro disco”, explicou a cantora por meio da assessoria de imprensa.
Céu abriu o show com duas músicas do novo cd e em seguida emendou sucessos como Malemolência, que logo levou algumas pessoas mais exaltadas a pedirem outras canções do primeiro disco. Pedido atendido ao longo do show com Ave Cruz e Lenda.
Assim como o show, o bis também foi curto com apenas Malemolencia, executada novamente, mas contagiante. E quem por boa parte se segurou nas cadeiras, seguiu para a frente do palco para atender o pedido da cantora para dançar junto com ela.
Fonte: http://pe360graus.globo.com/diversao/diversao/musica/2009/09/19/NWS,498548,2,225,DIVERSAO,884-UMA-CEU-VELOZ-IMPECAVEL-TEATRO-UFPE.aspx
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
O QUE É A VIDA?
"O que é a vida?
A vida é uma oportunidade | use-a |
A vida é beleza | admire-a |
A vida é prazer | goze-o |
A vida é sonho | concretize-o |
A vida é desafio | aceite-o |
A vida é dever | cumpra-o |
A vida é viagem | finalize-a |
A vida é um jogo | jogue-o |
A vida é cara | valorize-a |
A vida é riqueza | proteja-a |
A vida é amor | prove-o |
A vida é um mistério | desvende-o |
A vida é promessa | cobre-a |
A vida é sofrimento | domine-o |
A vida é uma canção | cante-a |
A vida é luta | enfrente-a |
A vida é uma tragédia | contenha-se |
A vida é uma aventura | ouse |
A vida é viver | viva |
A vida é felicidade | crie-a |
Por favor não a desperdice, ela é valiosa."
|
Bilhete escrito e exposto na parede do escritório de um orfanato das "Missionárias da Caridade " em Calcutá
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
REVISTA EXCELÊNCIA
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
V SIMPÓSIO PERNAMBUCANO DE SECRETARIADO
V SIMPES - SIMPÓSIO PERNAMBUCANO DE SECRETARIADO
II ENCONTRO CIENTÍFICO DOS ESTUDANTES, PROFISSIONAIS E DOCENTES DE SECRETARIADO DE PERNAMBUCO
O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO E O TRABALHO EM EQUIPE: HABILIDADE ESSENCIAL PARA A SUSTENTABILIDADE DA PROFISSÃO
Data:
Local: Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE
Av. Prof. Moraes Rego - 1235 - Cidade Universitária - Recife - PE
Público-alvo: Profissionais, Docentes e Acadêmicos de Secretariado
Apresentação:
O relacionamento interpessoal é fator indispensável, pois as pessoas constituem e fazem as organizações. Por isso, as empresas devem criar condições para melhorar a integração entre seus profissionais.
Ter uma equipe alinhada e afinada com todos os processos da empresa, desenvolvendo um trabalho coeso, é de suma importância para o resultado final tanto das organizações quanto dos profissionais. É o desenvolvimento de um trabalho de sucesso.
Neste contexto, o Sindicato das Secretárias do Estado de Pernambuco – SINSEPE realiza o V Simpósio Pernambucano de Secretariado, evento já consolidado como o instrumento através do qual, o SINSEPE desempenhando seu papel de promotor sócio-cultural dos seus representados, contribui para o constante aperfeiçoamento da profissão.
A programação desta edição do V SIMPES contempla, também, o II Encontro Científico dos Estudantes, Profissionais e Docentes de Secretariado de Pernambuco – II ECEPS – em parceria com as Instituições de Ensino Superior de Pernambuco.
PROGRAMAÇÃO do SIMPES:
Dia 18.09 - (Sexta-Feira)
15h às 19h – Credenciamento.
15h às 18h – Encontro de Coordenadores e Docentes de Secretariado
Tema: O Trabalho
20h - Abertura Oficial do V SIMPES
20h15min – Palestra: Secretariado Executivo: a ciência da assessoria
Palestrante: Raimundo Nonato Júnior (Bacharel
Lançamento do livro: Epistemologia e Teoria do Conhecimento
21h – Coquetel e Apresentação Cultural
Dia 19.09 - (Sábado)
08h - Credenciamento
08h30min – Palestra: Relacionamento Interpessoal e Grupal.
Palestrante: Chussy Karlla Souza Antunes (Mestra
09h30min – Palestra: Desenvolvendo a Resiliência para facilitar a inovação e criatividade no trabalho em equipe
Palestrante: Márcia Siqueira (Consultora empresarial, Assessora para assuntos técnicos e profissionais da Fenassec).
10h30min - Coffee-break
11h – Mesa Redonda: A Importância da Sinergia na Equipe Executivo & Secretária
Palestrante: Ednéia Maria de Oliveira Araújo (Secretária Executiva da Chesf, Especialista
Palestrante: Executivo (a confirmar)
Mediadora: Maria Bernadete Lieuthier (Presidente da Fenassec e do Sinsepe)
12h - Intervalo para almoço.
14h às 15h30 – Oficinas
Oficina 1: Liderança e Trabalho em Equipe – Foco: Sucesso
Facilitadora: Simone Dias (Mestra em Administração, Graduada em Secretariado e Professora do Curso de Secretariado da UFPE)
Oficina 2: Trabalhando em Equipe para o alcance dos resultados organizacionais
Facilitadora: Maria Luzitana da Conceição (Graduada em Secretariado, Especialista em Gestão da Qualidade, Mestranda
Oficina 3: Como participar de Dinâmicas de Grupo em Processos de Recrutamento e Seleção – Foco: Trabalho em Equipe.
Facilitadora: Márcia Cardim Gouveia de Lima (Especialista
Oficina 4: Gestão de Conflitos no Trabalho em Equipe
Facilitadora: Denise Neves da Silva (Especialista em Gestão para Qualidade de Pessoas, Graduada
15h30 – Coffee-break
16h - Debate: Como desenvolver a Habilidade de Trabalhar em Equipe
Mesa: Facilitadores das Oficinas
Mediadora: Maria José Bernardino Freire (Secretária Executiva, mestranda em gestão educacional, administradora de empresas, Especialista em Sistemas de Informação, Diretora do Sinsepe)
17h – Encerramento dos trabalhos do V Simpes
Entrega dos Certifcados
Sorteio de Brindes
PROGRAMAÇÃO do ECEPS:
Dia 20.09 - (Domingo)
08h – Credenciamento e café da manhã
08h30 – Abertura do II ECEPS
09h – Mesa Redonda: Identidade do Profissional de Secretariado
Debatedores: Márcia Siqueira (assessora para assuntos técnicos e profissionais da Fenassec); e Anderson Duarte Freire (Mestre
10h30 – Apresentação dos Artigos vencedores
11h30 – Premiação dos trabalhos Classificados
12h – Encerramento do II ECEPS
Obs: Os Pôsteres classificados serão expostos a partir das 14h do dia 20, durante o V Simpes.
Investimento - V SIMPES:
Acadêmicos de Secretariado: R$- 40,00
Associados: R$- 100,00
Não associados e outros interessados: R$- 150,00
Participação no ECEPS: R$- 20,00
As oficinas ocorrerão simultaneamente, devendo o participante fazer opção única:
( ) Oficina 1: Liderança e Trabalho em Equipe – Foco: Sucesso
( ) Oficina 2: Trabalhando em Equipe para o alcance dos resultados organizacionais
( ) Oficina 3: Como participar de Dinâmicas de Grupo em Processos de Recrutamento e
Seleção – Foco: Trabalho em Equipe
( ) Oficina 4: Gestão de Conflitos no Trabalho em Equipe
Local de Inscrição:
Na Secretaria do SINSEPE (Rua Eng. Ubaldo Gomes de Matos, 119, Conj. 401, Bairro Santo Antônio – Recife/PE) ou via depósito na CEF, agência 0045, conta corrente nº. 00293478-7, Operação 003, cujo comprovante de depósito e ficha de inscrição devem ser enviados pelos fones/fax: (81) – 3224.5833 ou 3224.4197 ou e-mail: sinsepe@yahoo.com.br
Obs: Acadêmicos: apresentar comprovante da condição de estudante.
O valor da inscrição inclui: pasta e material a ser utilizado pelo participante, coffee-breacks e sorteio de brindes.
Investimento - II ECEPS:
Taxa de R$: 20,00 para todos os participantes
Prazo para inscrição de trabalhos: até 31/08/2009
Local de Inscrição e demais informações:
www.esurp.edu.br/eceps2008.htm
Fones: (81) 3427.8600 - 3427.8523
Realização:
Sindicato das Secretárias do Estado de Pernambuco – SINSEPE e
IES de Pernambuco
Apoio:
Federação Nacional das Secretárias e Secretários - FENASSEC
Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio - CNTC