quarta-feira, 30 de setembro de 2009

VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco


A Programação da VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, a realizar-se de 2 a 12 de outubro de 2009, tem como tema Literatura do Princípio ao Fim.

A Literatura vista como um processo, uma cadeia produtiva, que vai da Criação (Autor) ao Consumo/Fruição (Leitor), passando pelo Agenciamento (Agente), Publicação (Editor), Circulação (Distribuidor) e Venda (Livreiro), com a mediação dos veículos de comunicação e divulgação (Jornalistas e Resenhistas), da Universidade (Crítica) e das Bibliotecas (Bibliotecários).

O tema é abrangente, envolvendo todos os ramos da Literatura, abrigando as mais diversas mesas temáticas, proporcionando um panorama da Literatura atual, no Brasil e no mundo, e reflexões sobre a inserção de cada participante.

Todos os envolvidos nesse fascinante processo da viagem literária terão voz em nossas palestras, debates e mesas-redondas.

Os nomes de convidados e os temas das palestras serão disponibilizados aqui, à medida em que forem confirmados.

As discussões se darão basicamente em três espaços: o Auditório principal, o Café Literário e o Espaço Universitário.

Este ano, a marca da Bienal será uma intensa interatividade com o Leitor, especialmente através deste site.

Alguns dos autores confirmados

  • Pedro Juan Gutiérrez

    Reconhecido internacionalmente como um dos escritores mais talentosos da nova narrativa cubana, Pedro Juan Gutiérrez trabalhou em inúmeras atividades antes de tornar-se, por 26 anos, jornalista. O autor da Trilogia Suja de Havana é também pintor e escultor. Vive em Havana e dedica-se exclusivamente à literatura e à pintura.

  • Tayari Jones

    Natural de Atlanta, Geórgia,Tayari Jones escreve sobre o Sul urbano. Seu primeiro romance, Leaving Atlanta [Deixando Atlanta] (2002), ganhou o Prêmio Hurston/Wright de Primeira Obra de Ficção e foi considerado um dos melhores do ano pelos jornais The Atlanta Journal-Constitution e The Washington Post. Seu segundo romance, The Untelling [O Inenarrável] (2005), ganhou o Prêmio Lillian C. Smith para Novas Vozes. Beneficiária de prestigiadas bolsas de estudo, entre as quais a Yaddo, a Colônia MacDowell e a Conferência de Escritores de Bread Loaf, é atualmente professora assistente do programa de mestrado de Belas-Artes da Universidade Rutgers em Newark, Nova Jersey.

  • Alberto Fuguet

    Fuguet é escritor, jornalista e cineasta, tendo sido eleito em 1999 pela revista Time e pela CNN como um dos 50 líderes latino-americanos do novo milênio. Por ter passado muito tempo nos EUA, é também chamado de “o mais norte-americano dos escritores latino-americanos”. No Brasil, teve publicados livros como Baixo Astral (2001) e Os Filmes de Minha Vida (2005).

  • Federico Andahazi

    Federico Andahazi ganhou destaque com o romance O Anatomista (1997), baseado na vida do médico renascentista Mateo Realdo Colombo. O livro mistura ficção e fatos históricos tendo como pano de fundo a descoberta de uma parte da anatomia - e da alma - feminina totalmente desconhecida até o Renascimento - o Amor veneris, ou, como é mais conhecido hoje, o clitóris.

  • Itala Vivan

    Professora da Universidade de Milão, atua também como tradutora e faz assessoria de grandes editoras italianas, tendo colaborado com a tradução de publicações de autores do terceiro mundo na Itália. Especializada em Literatura Comparada, com interesse nas culturas de antigas colônias européias na África e nas Américas, é autora, entre outras obras, de Caccia alle streghe nell’America Puritana (Caça às Bruxas na América Puritana), Interpreti rituali Il romanzo dell’Africa Nera (Intérpretes do Ritual: O Romance da África Negra) e de numerosos estudos sobre literatura e sociedade no pós-colonialismo.

  • Salim Miguel

    Nascido no Líbano em 1924, Salim Miguel chegou ao Brasil ainda criança e entregou-se à literatura por volta dos 10 anos de idade. Formado em jornalismo, é autor de mais de 30 livros entre romances, contos, crônicas, críticas e depoimentos. Destes, destacam-se “Nur na escuridão” e “A voz submersa”, ambos editados pela Record. O escritor já ganhou os prêmios Zaffary-Bourbon de literatura, em 1999-2001, que é concedido ao melhor romance de língua portuguesa, instituído pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo (RS), e o prêmio Juca Pato, conferido pela União Brasileira de Escritores (UBE) com o apoio do jornal Folha de São Paulo, em 2002.

  • Xico Sá

    O cearense Xico Sá - que foi criado no Recife e hoje vive em São Paulo - é jornalista e escritor. Autor de Modos de macho & Modinhas de fêmea, Divina comédia da fama, Paixão Roxa, Se um cão vadio aos pés de uma mulher-abismo e Do Catecismo de devoções, intimidades & pornografias, entre outros. Na música, foi baterista do grupo Anjos de Klee (Recife) e tem várias parcerias com a banda Mundo Livre S/A.

  • Marcelino Freire

    Marcelino Freire é autor de EraOdito, Angu de Sangue e BaléRalé, todos publicados pela Ateliê Editorial. Em 2002, idealizou e editou a Coleção 5 Minutinhos, inaugurando com ela o selo eraOdito editOra. É um dos editores da PS:SP, revista de prosa lançada em maio de 2003, e um dos contistas em destaque nas antologias Geração 90 (2001) e Os Transgressores (2003), publicadas pela Boitempo Editorial.

  • Luiz Augusto Fischer

    O gaúcho Luiz Augusto Fischer é autor de nove livros e crítico literário. Mestre e doutor em Letras, leciona literatura brasileira desde 1984 na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), onde também deu aulas de português e redação.

  • Geneton Moraes Neto

    Geneton Moraes Neto (Recife, 1956) é um jornalista e escritor brasileiro. Trabalha na Rede Globo desde 1985, atuando como repórter e editor-chefe do programa dominical Fantástico. Publicou Hitler/Stalin: O Pacto Maldito, Nitroglicerina Pura, O Dossiê Drummond, Dossiê Brasil, Dossiê 50: Os Onze Jogadores Revelam os Segredos da maior Tragédia do Futebol Brasileiro, Dossiê Moscou e Dossiê Brasília.

  • Fernando Gabeira

    Ao lado de Geneton Moraes, o deputado Fernando Gabeira estará participando da mesa “Passando a limpo essa História”, sobre fatos nos quais ele teve presença ativa, como os 40 anos do sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrich e os 30 da anistia no Brasil, além de eventos internacionais como os 20 anos da queda do Muro de Berlim.

  • Daniel Galera

    Daniel Galera (São Paulo, 1979) é escritor e tradutor literário, sendo um dos precursores do uso da internet para a literatura, editando e publicando textos em portais e fanzines eletrônicos entre 1997 e 2001. Já traduziu 13 livros e publicou outros quatro, sendo agraciado com o Prêmio Machado de Assis de Romance, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional em 2008.

  • Marçal Aquino

    Trabalhou como revisor, repórter e redator nos jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde. Atualmente, trabalha como jornalista free-lancer e contribuiu recentemente para a revista Época São Paulo. Escreve ficção adulta e juvenil, faz roteiros para o cinema, tendo atuado como consultor no IV Laboratório de Roteiros Sundance/RioFilme, a convite do Sundance Institute, dos E.U.A., em 2002.

  • Maria Esther Maciel

    A poeta, ensaísta e professora de Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Maria Esther Maciel, é mestre em Literatura e doutora em Literatura Comparada pela UFMG, com pós-doutorado em Literatura Comparada pela University of London. Escreveu diversos livros de poesia e novelas, sendo agraciada com diversos prêmios.

    Sérgio Vaz

    Sérgio Vaz é um poeta oriundo da periferia de São Paulo. Coordenador do movimento literário Cooperifa, promove saraus de poesia e sessões de cinema.

  • Leo Marona

    O poeta Leo Marona estará presente no dia 11 de outubro para o lançamento do livro de poesias Pequenas-biografias não autorizadas.

  • Sacolinha

    Sacolinha é ativista cultural e integrante da Cooperifa. Faz palestras sobre literatura e questão racial e promove freqüentemente eventos literários.

  • Frederico Barbosa

    Poeta pernambucano, cursou Física pela USP e é formado em Letras/Português. Foi crítico literário no Jornal da Tarde e na Folha de São Paulo, sendo consultor técnico de outros periódicos. Publicou os livros Rarefato, Nada feito nada, 5 Séculos de Poesia - Antologia da Poesia Clássica Brasileira, Louco no Oco sem Beiras - Anatomia da Depressão, Na Virada do Século - Poesia de Invenção no Brasil e Cantar de amor entre os escombros.

  • Paulo Scott

    Paulo Scott é um escritor gaúcho radicado no Rio de Janeiro desde 2008. Colunista do Portal de Literatura e Arte Cronópios e da revista eletrônica Terra Magazine, publicou romances, contos, poesias e peças teatrais.

  • Alberto Mussa

    Alberto Mussa é um escritor brasileiro que procura renovar a arte do conto, promovendo a fusão entre a tradição narrativa ocidental e os relatos mitológicos de outras culturas, como a afro-brasileira, a da Arábia pré-islâmica e a do Brasil indígena. Sua obra pode também ser considerada uma tentativa de integrar a diversidade do saber humano num sistema coerente cujo fundamento é a literatura.

  • Francisco Cajazeiras

    O Dr. Francisco Cajazeiras (Ceará, 1954) é fundador e atual presidente do Instituto de Cultura Espírita do Ceará. Participou de diversos livros que abordam o espiritismo, como Bioética – Uma Contribuição Espírita e Palavras de Vianna de Carvalho.

  • Eglê Malheiros

    Co-fundadora e editora da Revista FICÇÃO, Eglê Malheiros é autora de obras infanto-juvenis e
    foi diretora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Também é reconhecida pela publicação de diversos poemas e contos, e por inúmeras traduções de obras literárias e técnicas do inglês, francês, alemão, espanhol e italiano. Com o marido, o também escritor Salim Miguel, Eglê escreveu o roteiro de “O Preço da Ilusão”, primeiro longa-metragem realizado em Santa Catarina.

Autores locais confirmados

  • Raimundo Carrero (escritor homenageado da Bienal)
  • Ronaldo Correia de Brito
  • Fernando Monteiro
  • Gilvan Lemos
  • Marcus Accioly
  • Lourival Holanda
  • Jomard Muniz de Brito
  • Lucila Nogueira
  • Nelson Saldanha
  • Edson Nery da Fonseca
  • Nely Carvalho
  • Luzilá Gonçalves
  • Everardo Norões
  • Carlos Newton Jr.
  • Cida Pedrosa
  • Cláudio Aguiar
  • Pedro Américo
  • Luiz Carlos Monteiro
  • Marco Polo
  • Miró
  • Maria Alice Amorim
  • Janilto Andrade
  • Selma Vasconcelos
  • Samarone Lima
  • Lenice Gomes
  • Patrícia Tenório
  • Karla Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Telefones úteis


Aeroporto
3322 4188 3464 4188

auxílio à lista
102

Biblioteca Central da UFPE
2126 8095

Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
3423 8446

Biblioteca Popular de Afogados
3428 4933

Biblioteca Popular de Casa Amarela
3232 4411

Box Turismo – Aeroporto
3462 4960

Box Turismo Arsenal
3232 2942

Box Turismo PCR – TIP
3452 1892

Casa da Cultura
3224 4402

Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro
3232 2864 / 3232 2865

Cine Teatro Apolo
3207 0881

coopetáxi
3424 8944 | 3424 4254

copseta
3462 1584

Espaço Pasárgada – Casa Manuel Bandeira
3134 3014

Fundação Joaquim Nabuco
3073 6340 / 30736333

hospital da restauração
3421 5444

informações turísticas
3232 8409

Informações Turísticas
3232 8409

ingressos em domicílio
3227 2677

Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas
3232 2812 / 3232 2833

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM
3232 1694 / 3232 5399

polícia militar
190

porto
3419 1900

procon
3445 7643

Programa Multicultural
3232 1594 / 3232 1690 / 3232 1482

radiotáxi
3423 2865 | 3423 7777

radiotáxi
3423 2865 | 3423 7777

recife táxi
3423 1313 | 3231 7533

rodoviária
3452 2824 | 34521103

Sítio da Trindade
3232 4154

Teatro Barreto Junior
3232 3054

Teatro de Santa Isabel
3232 2940

Teatro do parque
3232.1553

tele táxi
3429 4242

tip táxi
3452 2552

transportes urbanos
0800 810158

MTV

Elis Regina

Maria Rita

Pedro Mariano

Milton Nascimento

Gilberto Gil

João Bosco

Chico Buarque

Tom Jobim

Roberta Sá

Céu

MPB