A segunda fase do vestibular 2010 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) não vai sofrer mudanças por causa do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi o que garantiu hoje o reitor da instituição, Amaro Lins, durante entrevista coletiva realizada no final da manhã de hoje. “Lamentavelmente aconteceu este episódio com o Enem, que será a primeira fase do vestibular da UFPE. Mas a segunda fase continua com as datas mantidas para 20 e 21 de dezembro. Como a primeira etapa não é eliminatória, não muda em nada. Ela pode até mesmo acontecer depois da segunda fase. O que nós queremos agora é garantir que os feras mantenham a sua tranquilidade e continuem estudando. Esperamos que o Enem aconteça o mais rápido possível porque precisamos juntar essas notas para que a Covest possa divulgar o resultado, abrir matrícula e dar início ao ano letivo”, assegurou.
Questionado sobre a possibilidade do resultado do Enem só ser apresentado 30 dias após o previsto, o reitor disse que se isso acontecer, talvez tenha que ser alterado em uma semana ou 15 dias o início das aulas do primeiro semestre. Ele lembrou que, após a divulgação do resultado do Enem, a Covest terá uma semana para apresentar o resultado final do vestibular. A partir daí, será necessário um mês de prazo para que sejam realizadas as matriculas e remanejamentos, para só então dar início às aulas, que neste caso começariam em março. No entanto, ele garantiu que a mudança não trará prejuízo para o processo e que a diferença no calendário seria ajustada durante o ano letivo.
O reitor aproveitou a ocasião para dizer da possibilidade de adiamento do prazo para o pagamento da taxa do vestibular, que se encerra hoje. A medida, no entanto, não tem relação com o adiamento do Enem, mas com a greve dos bancários.
A decisão de adiar o Enem foi divulgada esta manhã pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, depois de descoberto o vazamento de um exemplar da prova, que seria aplicada nos próximos sábado e domingo. O jornal Estado de São Paulo recebeu na tarde de ontem o telefonema de um homem que ofereceu uma cópia da prova do Enem por R$ 500 mil. A equipe de reportagem pediu para ter acesso ao documento e checou com o Ministério da Educação (MEC) se as questões eram originais.
Na prova a que o jornal teve acesso, havia questões tiradas de poemas de Carlos Drummond de Andrade e tirinhas da Mafalda e do Garfield. Outra questão citava o programa de mensagens instantâneas MSN. Confirmadas as suspeitas de fraude, o MEC resolveu, durante a madrugada, cancelar o exame que, em todo o País, tinha 4,5 milhões de inscritos.
A notícia do adiamento foi recebida com surpresa e desconfiança pelos feras pernambucanos, que são mais de 231 mil. O estudante Brenno Cavalcanti, de 18 anos, disse que, por causa do adiamento, o estresse vai aumentar. “Já estava estressado, querendo que as provas acabassem logo, e agora vou ter que esperar mais tempo”, reclamou. Já Larissa Costa, 20, terá que cancelar a viagem que faria no final do ano. “Com a nova data do Enem, não poderei visitar meus pais, que moram em São Paulo. Eu iria viajar um dia depois da segunda fase da Federal, no dia 22 de dezembro”, contou.
Além de valer como prova da primeira fase da UFPE, o Enem este ano passou a ser válido como única forma de acesso à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Em ambas, a forma de seleção também não será alterada. Continua valendo o Enem, quando ele for realizado. O MEC deve divulgar as novas datas nos próximos dias.
De acordo com o ministro Fernando Hadad, a prova não será reelaborada. Será utilizada uma prova reserva que já estava elaborada anteriormente. O prazo de 45 dias seria para reimpressão dos exames. Em Pernambuco, todas as provas já haviam sido distribuídas para seus locais de prova.
Protesto - Indignados com o adiamento, estudantes de escolas particulares do Recife estão realizado um protesto na Avenida Boa Viagem, em frente ao Acaiaca. Os estudantes querem as datas do Enem sejam mantidas, para que não haja mais prejuízos aos feras.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário