Tratar o selo postal como objeto de conhecimento. Essa é a proposta do livro que o professor de Ciência da Informação da UFPE Diego Salcedo lança no próximo dia 15, às 10h, no auditório da Editora da UFPE. “A ciência nos selos postais comemorativos brasileiros” é resultado da dissertação de mestrado do pesquisador, que leva em conta a contribuição das estampilhas para a ciência.
Apaixonado pela filatelia desde a infância e ávido por desbravar esse terreno ainda pouco explorado, o pesquisador verificou, a partir dos estudos da linguagem, como os selos postais participam do domínio discursivo científico, contribuindo para a difusão da ciência juntamente com outros recursos midiáticos. Para Salcedo, o selo é bem mais que um artefato anacrônico, pouco usado na atualidade.
“Além de ser uma peça de fácil manuseio e baixo custo, o selo provoca o processo criativo e auxilia na leitura e na interpretação de realidades possíveis”, ressalta. No livro, o autor também explora debates sobre a ciência e a tecnologia, seus valores histórico-conceituais e as suas representações. Uma leitura para incitar e satisfazer o interesse de qualquer filatelista ou pesquisador da área de Ciência e Tecnologia.
CURRÍCULO - Nascido na Argentina e criado nos Estados Unidos até os quatro anos de idade, Salcedo mora no Brasil desde 1977. É graduado em Biblioteconomia e Mestre e Doutorando em Comunicação pela UFPE. É um dos fundadores do blog Pronormas (www.pronormas.com), sobre padronização de trabalhos científicos. Desde os anos 90, atua também como baterista junto a artistas e bandas locais.
Mais informações
Professor Diego Salcedo
(81) 9412.7334
Fonte: Ascom-UFPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário