O Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação e o Núcleo de Teoria e História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPE, numa parceria entre o Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas e o GT-06: Educação popular/Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped), promovem o seminário “50 anos do Movimento de Cultura Popular (MCP): retrospectiva e balanço” no próximo dia 28.
O evento acontecerá no auditório do Centro de Educação da Universidade e objetiva registrar, por meio de mesas-redondas e debate acadêmico, a passagem dos 50 anos do Movimento de Cultura Popular, realizando, na ocasião um balanço da importância histórica, estética e pedagógica do movimento pernambucano.
A coordenação do evento é dos professores Flávio Brayner e André Ferreira, ambos do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação e do PPGE. A programação terá início às 8h45, com palestra do professor Germano Coelho, atual superintendente do CIEE-PE e ex-integrante do MCP. Às 10h15, o tema abordado será “MCP: um olhar histórico”, pelos professores André Ferreira (UFPE), Danilo Streck (UFRGS) e Kelma Beltrão (Faculdade Guararapes), tendo como mediador o professor Geraldo Barroso (UFPE).
Às 14h, será debatido o tema “O MCP e suas expressões artísticas”, por Letícia Rameh, do Centro Paulo Freire, e Geraldo Menucci, maestro e ex-diretor do Departamento de Música do MCP. Atuará como mediador o professor Junot Cornélio (UFPE). Às 15h45, o tema “MCP: cultura e sociedade” será abordado pelos professores Flávio Brayner (UFPE) e Silke Weber (UFPE). O mediador será o professor Sérgio Abranches (UFPE). Às 17h15, haverá palestra com o escultor Abelardo da Hora, também ex-integrante do MCP. O encerramento será coordenado pelo professor Danilo Streck (UFRGS).
MOVIMENTO – O MCP mobilizou, no início dos anos 60, intelectuais, artistas, políticos, professores e estudantes em torno da definição, valorização e difusão da chamada “cultura popular”. O MCP foi uma experiência de política cultural democrática, pedagógica no essencial, que procurou refletir, através de diferentes expressões estéticas, a natureza da identidade nacional, da importância da cultura na mudança social e, sobretudo, do eventual papel do “povo” num projeto social em ruptura com a sociedade patrimonial.
Mais informações
Professor André Gustavo Ferreira da Silva - DFSFE-UFPE
Fonte: Ascom/UFPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário