O que é?
O colesterol é uma substância importante para a saúde, porque é usada na formação da membrana das células do corpo e de alguns hormônios, além de servir como uma capa protetora para os nervos e ser necessário para a produção da vitamina D. Ele é produzido pelo nosso organismo, mas também o adquirimos por meio da ingestão de alimentos gordurosos. Porém, o excesso no sangue pode ser fatal!
O excesso de colesterol que não foi eliminado pelo fígado será depositado na parede das artérias, formando placas de gordura que podem "entupir" essas artérias e dificultar a passagem do sangue.Este entupimento é chamado de aterosclerose. De maneira geral, ter colesterol alto e não controlado tende a encurtar a vida.
Quem pode ter?
O colesterol alterado pode ocorrem em qualquer pessoa, porém é mais comum em pessoas com estilo de vida associado à falta de atividade física e alimentação inadequada.
Somente seu médico poderá dizer se seu colesterol está no nível correto para o risco cardiovascular que você possui.
Tipos de colesterol
• HDL (colesterol bom): Remove o excesso de colesterol no sangue, reduzindo o risco de formação das placas de gordura. Quanto maior a quantidade, melhor. Em baixos níveis indica grande risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas, como infarto.
• LDL (colesterol ruim): É o responsável pela formação de placas de gordura nas artérias, o que prejudica a passagem de sangue, indicando risco aumentado de infarto, derrame cerebral e entupimento das artérias nas pernas.
Sintomas
O colesterol alterado não apresenta sintomas. A única maneira de saber se seu colesterol está alterado é fazendo um exame de sangue.
Tenho colesterol alterado, e agora?
O colesterol alterado tem como ser modificado e você pode controlá-lo apenas com a mudança de alguns hábitos e/ou com o uso de medicamentos. Só o seu médico poderá lhe passar o tratamento mais adequado, consulte-o e siga todas as suas instruções, ele poderá ajudá-lo a tratar esta doença!
O mais importante
Siga sempre a orientação de seu médico. O colesterol alto tem controle e, assim como a pressão alta, não tem cura. Portanto, o tratamento deve ser constante e para sempre. Isto vale tanto para a realização de exercícios físicos quanto para a dieta saudável e o uso de medicamentos quando necessário.
Se você parar de fazer uma dieta saudável e exercícios e/ou abandonar sua medicação, seu colesterol retornará aos níveis iniciais e você poderá perder os benefícios do tratamento realizado.
Lembre
O médico é seu melhor amigo!!!
Sociedade Brasileira de Cardiologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário