Promoção da característica cultural pauta estratégias do segmento para a II CNC
Para os representantes do setor de Arquivos, espaços responsáveis por gerenciar informações e torná-las disponíveis para a sociedade devem atuar também como expressão da diversidade cultural do país
Os cerca de 50 delegados do setor de Arquivos, de todo o país, reunidos na Pré-conferência Setorial de Cultura, defendem que as instituições e os acervos arquivísticos públicos e privados sejam reafirmados como uma expressão da diversidade simbólica e cultural brasileira.
A estratégia é uma das cinco que compõem o documento elaborado entre 24 e 26 de fevereiro, no Rio de Janeiro, e que será integrado à II Conferência Nacional de Cultura (II CNC), a ser realizada em Brasília, entre 11 e 14 de março. Nele também estão as diretrizes do setor para o Plano Nacional de Cultura, que está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Divididos em grupos de trabalho, os participantes discutiram formas para incluir o segmento nas políticas públicas de Cultura. O debate foi marcado pela convergência de opiniões nos grupos e entre eles. Tanto é que a metodologia, que indicava a elaboração de duas estratégias por eixo para apenas uma ser escolhida na Plenária, não foi seguida. Com base nas cinco propostas apresentadas e discutidas por todos, foi elaborada a redação final, aproximando pontos comuns do texto.
Confira as propostas aprovadas.
Representação
O segmento será representado por dez delegados na II Conferência Nacional de Cultura, dois de cada uma das cinco regiões do país. Por decisão da Plenária, que optou por alterar o regulamento, metade das vagas é da sociedade civil e a outra do poder público.
Confira a lista de delegados e suplentes.
Além das propostas para a II CNC, foi aprovada uma moção que diz respeito à necessidade do próprio Ministério da Cultura de fomentar políticas arquivísticas para os acervos de suas unidades vinculadas.
Leia, também, a seguinte matéria: Abertura da Pré-conferência Setorial de Arquivos.
(Ismália Afonso, Ascom SPC/MinC)
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2010/03/01/setorial-de-arquivos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário