Cada companhia terá sua página no portal. O espaço virtual também reunirá informações históricas sobre os grupos e os consagrados mestres pernambucanos para pesquisadores do tema. Esses podem contribuir para enriquecer o acervo do portal enviando seus artigos. Há espaço ainda para divulgação de revistas, bibliografia e contato de estudiosos e profissionais especializados em assuntos ligados ao universo do teatro de bonecos. O projeto tem patrocínio do Funcultura.
O evento de lançamento do portal “Bonecos de Pernambuco” irá contar com apresentações rápidas dos grupos Pois É...Então Tá, Q-Riso, Oficina Gato no Telhado e o Scenas, além do Mamulengo Novo Milênio - Miro dos Bonecos, de Carpina. Pela manhã, a partir das 09h 30, haverá uma mesa de debate sobre políticas culturais.
“Bonecos de Pernambuco” é um antigo sonho da APTB. A entidade, sem fins lucrativos, foi fundada em 1982 e tem como objetivos difundir o teatro de bonecos, congregar bonequeiros que atuam no Estado e promover eventos que venham a contribuir com o engrandecimento dessa arte. É ligada à Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) e à Union International de la Marionete (Unima).
O teatro de bonecos de Pernambuco é bastante representativo no Brasil, especialmente na arte dos mamulengos, vertente mais popular. Nessa, destacam-se os trabalhos dos grandes mestres do interior do Estado, como mestre José Lopes, Mestre Zé Divina, Sauba dos Bonecos. O site também tem um espaço dedicado aos grandes mestres do mamulengo, como Ginu, Mestres Solon e Luiz da Serra.
Lançamento do site “Bonecos de Pernambuco” Casa da Cultura: Rua Floriano Peixoto, sem número, bairro de Santo Antônio
Nenhum comentário:
Postar um comentário