As conferências regionais em Economia Popular Solidária (EPS) de Pernambuco, região Nordeste brasileira, já têm data marcada para acontecer. Quinta-feira (25), a primeira, de um total de seis conferências, será realizada. A realização dos eventos é obrigatória para o fortalecimento e a efetivação das políticas públicas para o setor.
A primeira rodada regional de discussões em EPS, que começa dia 25 de março e encerra no dia 26, será na cidade de Palmares, região da Mata Sul do estado. A segunda conferência regional será realizada nos dias 29 e 30 deste mês em Caruaru, região Agreste. Já as regiões Sertão I e II serão as próximas a sediarem os debates, nos dias 7 e 8 de abril e 14 e 15, respectivamente.
Na região metropolitana de Recife, capital pernambucana, a conferência regional acontecerá nos dias 19 e 20 de abril, e, encerrando as etapas regionais, nos dias 22 e 23 de abril, a cidade de Carpina sedia os debates na zona da Mata Norte. Após as etapas regionais, será a vez da II Conferência Estadual, que deve acontecer entre os dias 28 e 30 de abril em Recife.
Na Conferência Estadual serão definidos os delegados estaduais que devem representar o estado na 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária, a ser realizada nos dias 16, 17 e 18 de junho deste ano, em Brasília.
De acordo com Raquel de Azevedo, gerente de EPS da Secretaria Especial de Juventude e Emprego de Pernambuco (SEJE), o objetivo das conferências é divulgar a economia solidária, propor políticas públicas e melhorar o que já existe na área.
Ela informou que o último mapeamento oficial, realizado em 2008, demonstrou que existem 1.526 empreendimentos econômicos solidários no estado, sendo a maior concentração na região metropolitana, que abrange 14 municípios.
Segundo ela, a região mais carente em atividades de EPS é a Agreste, mas, enfatizou que a área "tem potencial, principalmente, em confecção e moda". "Queremos que os gestores públicos abracem essa causa, investindo em técnico e realização de feiras e eventos, como mais um meio de gerar emprego e renda", declarou.
Mesmo sendo uma atividade em crescimento em todo o país, Raquel lembra que muitas pessoas ainda desconhecem o que seja Economia Solidária, por isso, ressaltou que "as conferências proporcionam que as pessoas de Pernambuco possam participar e conhecer esse movimento nacional". "As conferências são espaços públicos de discussão e ferramentas para desenvolver e apoiar essa economia", completou.
Em 2008, a Lei Estadual 13.704 aprovou a instalação do Conselho Estadual de EPS de Pernambuco, fortalecendo as ações no segmento. A finalidade do órgão é formular e propor diretrizes das ações governamentais de fortalecimento desta economia alternativa, coordenando e convocando a realização das conferências junto com a SEJE.
Mais informações pelo site: www.sje.pe.gov. br ou pelo e-mailconferenciasecosol. pe2010@yahoo. com.br.
"As matérias de Economia Solidária são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste (BNB)".
* Jornalista da Adital
Nenhum comentário:
Postar um comentário