Dois livros que resgatam fatos importantes da história da UFPE foram lançados hoje (17) pela manhã no auditório João Alfredo da Reitoria, ambos da Editora Universitária. O professor Evson Malaquias de Moraes Santos e Talita Maria Soares da Silva autografaram a publicação “O Reitorado de Joaquim Amazonas através das Atas do Conselho Universitário da Universidade do Recife – 1946 a 1959”. O outro livro lançado foi “Memórias da Criação da Cidade Universitária e Universidade do Recife”, do professor Denis Bernardes e co-autoria de Amanda Vasconcelos e Márcia Goldberg.
Participaram da cerimônia, além dos autores e co-autores, o reitor da UFPE, Amaro Lins; o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Valmar Corrêa de Andrade; Eduardo Amazonas Pontual e Bernadete Amazonas, respectivamente neto e sobrinha-neta do ex-reitor Joaquim Amazonas; a professora Maria José Luna, diretora da Editora Universitária, além de membros da administração da UFPE e familiares dos autores.
Para o professor Evson Malaquias, do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional (Daepe), do Centro de Educação da UFPE, seu livro é fruto de um trabalho coletivo de três meses e se propõe a apresentar a UFPE a partir das atas do Conselho Universitário na época do reitorado de Joaquim Amazonas, de agosto de 1946 até agosto de 1959. Segundo o professor, são três atas descritas na íntegra: a ata de fundação da Universidade, a última ata que em que Joaquim Amazonas presidiu o conselho e a primeira ata em que se discute a escolha do novo reitor. Há também depoimentos de personalidades da UFPE sobre o reitor Joaquim Amazonas e a análise do estatuto, para se explicar como funcionava a Universidade e compreender um pouco o debate e a discussão a partir das regras e normas da instituição. “É praticamente a vida da Universidade, no sentido da sua organização, que vai estar em trato neste livro”, disse o professor.
Segundo o professor Denis Bernardes, do Departamento de Serviço Social, do Centro de Ciências Aplicadas da UFPE, “Memórias da Criação da Cidade Universitária e Universidade do Recife” é um guia das fontes para o período da criação da cidade universitária. “Não fizemos história. Fizemos o roteiro para uma possível história”, explicou. O livro conta com a transcrição de matérias da época, relatórios da comissão que criou a Universidade, além de referências à decisão sobre a questão de onde seria a cidade universitária. Para Denis Bernardes, o livro indica que a Universidade está tomando consciência da importância da sua memória e de seus acertos.
O reitor Amaro Lins afirmou que a história retratada nas publicações se confunde com a história do Brasil. “Os leitores vão perceber que não contamos apenas a história da UFPE, mas seu entrelaçamento com a história do País.” O reitor encerrou a cerimônia reafirmando a importância de Joaquim Amazonas para a UFPE. “O reitor João Alfredo já havia descrito Amazonas como “o homem que fez dessa Universidade não apenas seu espaço de trabalho, mas o espaço de sua vida”, destacou.
Fonte: Ascom UFPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário