CARUARU - A Capital do Forró está em festa com a reabertura do Memorial da Cidade, evento que comemora o Dia Nacional do Forró, celebrado hoje, data do nascimento de Luiz Gonzaga. O memorial funciona num prédio de fachada imponente, construído em 1924, com características neoclássicas, que foi restaurado e teve o acervo ampliado. O local funcionou como mercado de farinha até 1992, quando a Feira de Caruaru foi transferida para o Parque 18 de Maio, e estava fechado há seis anos. A solenidade de reabertura será às 17h. À noite, artistas locais, bandas de pífanos e trios de forró pé-de-serra fazem homenagem a Luiz Gonzaga.
O principal problema do prédio era uma parede que ameaçava desabar. Além da reforma estrutural, também foram realizados trabalhos na parte elétrica, hidráulica e na iluminação. Na gestão anterior, a prefeitura começou uma reforma que não foi concluída.
Depois da desativação do mercado de farinha, o prédio histórico, localizado no Centro da cidade, passou a abrigar o acervo do Memorial da Feira. Em 2000, com a incorporação do acervo do Museu da Cidade Celso Galvão, o local passou a se chamar Memorial de Caruaru. Naquela época, o espaço também ganhou uma mostra de arte popular, exposição permanente de artigos em palha, couro e flandres, cestarias, brinquedos populares e outros objetos que marcam a cultura popular nordestina.
O local vai ser reaberto com o nome de Memorial da Cidade e com o acervo ampliado. São fotos, móveis, documentos e outros objetos que contam um pouco da história política, cultural e econômica do município. “A cidade vai se encantar com esse novo memorial. Estamos resgatando um patrimônio, que no futuro também vai contar também com um banco de dados informatizado”, diz o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, José Pereira.
Segundo ele, a prefeitura pretende urbanizar uma passagem que fica ao lado do monumento, conhecida como Beco do Mercado. O local vai passar a se chamar Beco Cultural, com quiosques, bancos, flores e iluminação com lampiões. De acordo com a Fundação de Cultura, essa etapa deve começar em março do próximo ano.
REI DO BAIÃO - Hoje também haverá festa em homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga, que nasceu no dia 13 de dezembro e morreu em 1989. A data do aniversário do artista se tornou o Dia Nacional do Forró. O tributo a Gonzaga acontece a partir das 21h no Polo Cultural de Caruaru, que está funcionando como Cidade Natalina. Além de apresentação de bandas de pífanos e trios de forró, estão confirmadas as presenças dos cantores Hebert Lucena, Valdir Santos, Erisson Porto e Thera Blue, que estarão interpretando músicas de Luiz Gonzaga.
http://jc.uol.com.br/canal/lazer-e-turismo/noticia/2009/12/13/memorial-reabre-no-dia-nacional-do-forro-208314.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário