O mestrado e o doutorado, também chamados de pós-graduação stricto sensu, normalmente, são cursos com maior profundidade acadêmica do que as especializações. Além disso, eles conferem diplomas, e não certificados, como os cursos de MBA ou de pós-graduação lato sensu.
Em outras palavras, um docente do ensino superior com doutorado, tem maior qualificação para lecionar do que um professor que estudou até a graduação somente ou que fez especialização.
De acordo com o censo, 35,6% dos professores do ensino superior têm mestrado, e 24% têm doutorado.
Evolução - Embora seja a categoria com maior número de profissionais da docência do ensino superior, o professorado com até especialização teve diminuição de tamanho de 2007 para 2008. Os mestres e doutores, por sua vez, cresceram em número - o que indica que a formação de quem leciona nas faculdades melhorou de um ano para outro.
As universidades, instituições de ensino superior mais complexas e que devem oferecer ensino, pesquisa e extensão, são as que possuem maior percentual de docentes doutores: 36,8%, de acordo com o censo. Já os centros universitários e as faculdades e escolas isoladas possuem, respectivamente, 13% e 9,2% do corpo de profissionais com doutorado.
Com mestrado, a proporção do docente é a seguinte: 32,3% nas universidades, 43,1% nos centros universitários e 38,1% nas faculdades.
Nas faculdades e escolas isoladas, a formação do professor é mais precária: 52,6% dos que lecionam têm apenas a graduação ou a especialização. Esse percentual é menor nos centros universitários, nos quais 43,8% dos profissionais não fizeram pós-graduação stricto sensu. Nas universidades, os professores sem mestrado são 30,9%.
Funções docentes - O Censo da Educação Superior contabiliza o total de "funções docentes". O próprio resumo técnico do censo destaca que o número de funções docentes não corresponde, necessariamente ao número de docentes. Isso acontece, porque profissionais que trabalham em mais de uma instituição de ensino aparecem no censo mais de uma vez.
Mesmo não sendo o número exato de professores, as funções docentes mostram bem o quadro do professorado do ensino superior. A quantidade de funções docentes cresceu 1,4% de 2007 para 2008, passando de 317.041 para 321.493.
O que é o Censo - O Censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A edição de 2008 foi feita com base em informações coletadas entre os dias 25 de março e 12 de junho de 2009.
As instituições de ensino superior devem responder um questionário eletrônico preparado pelo Inep, com perguntas sobre seus cursos de graduação, sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, concluintes, e professores.
Fonte: UOL Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário