Roger faz parte da cena cultural pernambucana e tem compromisso com uma comunicação pública e democrática. E isto é muito bom.
Quem ia a Soparia (bar do Pina que ele administrava) no inicio dos anos 90 sabe o quanto aquele espaço foi importante para a cena pernambucana. Muitas bandas ou começaram ali ou passaram por lá.
No palco da Soparia, sempre que uma banda nova ia fazer show por lá, lembro disso pois produzi algumas que lá tocaram, ele sempre fazia questão de apresentar e dizer que naquele Bar tocava o que não tocava nas rádios, ou seja, coisa boa.
Hoje, com um programa que passa na TV Universitária, transmitido da Torre Malakof, Roger sempre fez por onde mostrar ao povo pernambucano o que há de bom em nossa cultura e promover debates com a juventude presente. Fazendo com que pelo menos por um dia, por uma hora, alguma TV se digne a cumprir seu papel de informar, abrir espaço para o público falar, interagir, isto sem ser chato, e promovendo a cidadania.
As concessões de TV e Rádio são públicas e como tal deveriam cumprir um papel público, mas não. E este talvez seja o grande desafio de Roger a frente do Detelpe. Mostrar que é possível se ter uma TV que respeite a nossa diversidade cultural, que cumpra uma função pública básica de informar e que perceba que a comunicação é um direito humano. Ter estas coisas numa TV é possível e é preciso que a TV Pernambuco mostre isso a população.
É preciso que a TV Pernambuco possa ter um Conselho que acompanhe a programação e mostre a todos e todas que há uma diferença enorme entre controle público e censura. Que possam haver programas que construam cidadania e não que as destruam a cada segundo como vemos todos os dias nas nossas TV´s aqui no Estado.
No começo da Gestão de Eduardo Campos estive com Roger e outros com o Vice Governador João Lyra para provocarmos o Governo a pensar numa TV Pública e gostaria aqui de registrar uma outra proposta que fiz na época e que acredito ser outro desafio do presidente do Detelpe.
Com a Digitalização da TV, será possível pensarmos em 4 canais da TV Pernambuco. Propus à época que um dos canais pudesse ser destinado a esta cena pernambucana que carece de espaço hoje para difundir sua música.
É lamentável ver que se passaram duas gestões de João Paulo e estamos no segundo ano de João da Costa em Recife e até hoje o grande problema desta cena continua sendo o mesmo do inicio da década passada, não existem rádios tocando nossa cultura. Diria até que piorou. Antigamente tinhamos alguns programas em determinadas rádios por pelo menos uma hora. Hoje? Ligue agora o seu rádio e procure alguma estação tocando algo de um músico ou alguma banda de Pernambuco. Não encontrará.
Ou seja, temos que pensar verdadeiramente num Detelpe, num Departamento de Telecomunicações de Pernambuco, que não se resuma apenas a TV e que sim busque um canal também de Rádio.
Espero que o Governador Eduardo Campos e a Secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos, não tenham medo de ousar e criem uma empresa pública de Rádio e Tv, com Conselho Gestor eleito e ousem fazer a “reforma agrária do ar” abrindo espaço para esta cena pernambucana que é respeitada em todo mundo, aparece nas TV´s do Mundo e nas rádios pelo País e mundo afora, menos em Penambuco.
Roger, meu querido, Boa Sorte! E conte com nosso mandato para transformar o Detelpe, a TV Perrnambuco e quem sabe uma futura Rádio, em veículos que respeitem nossa cultura e os direitos humanos.
Odilon Lima
Assessor e Militante da Comunicação Democrática
Fonte: http://paulorubem.com.br/cade-roger-cade-roger-cade-roger-o-ta-no-detelpetv-pernambuco/
Nenhum comentário:
Postar um comentário