A aprendizagem da arte e da cultura nas escolas constitui uma das estratégias mais poderosas para a construção da cidadania cultural.
A presença da arte na educação, através da educação artística e da educação pela arte, contribui ao desenvolvimento integral e pleno de crianças e jovens.
A Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) dedica parte de suas ações ao fortalecimento dos vínculos entre educação e cultura no âmbito dos sistemas escolares. Para tal fim, foi estabelecido este objetivo estratégico no marco de seus programas educativos e culturais.
Trata-se de um desafio a alcançar tanto no âmbito formal como no não-formal e ao que devem responder de maneira coordenada os Ministérios da Educação e da Cultura, junto com organismos e entidades vinculadas à sociedade civil, com o fim de gerar espaço de apoio à construção da cidadania cultural e à formação de públicos para as artes.
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Sobre "Marcelo Gruman " Antropólogo, PhD. Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Cultura. CEPIN/FUNARTE/MinC mais |
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