Da Redação do pe360graus.com
Veja mais
Os Grandes Espetáculos começam nesta quarta-feira (6). Um dos maiores eventos de artes cênicas do País, o Janeiro de Grandes Espetáculos irá até o dia 31 deste mês. O evento, promovido pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), completa dezesseis anos em 2010 e tem como diferencial uma extensa programação no Recife e em Olinda. Serão 82 apresentações e debates sobre espetáculos locais.
Quem for, poderá conferir peças de teatro, dança, ópera, shows musicais, sendo alguns inéditos, oficinas, exposição de fotos raras do teatro, seminário de dança, debates, lançamento de livro, leituras dramáticas, intervenções urbanas e entrega do Troféu Apacepe de Teatro e Dança. É um projeto de artes cênicas e, também, sobre as artes cênicas.
Um dos maiores projetos de artes cênicas de Pernambuco trará montagens convidadas de outras regiões do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e o Distrito Federal) e atrações internacionais vindas da Espanha, Uruguai, Itália e Portugal.
Este ano são 63 espetáculos diferentes, contra os 45 que foram apresentados na edição 2009. Além disso, estão programados debates sobre os espetáculos locais, sob responsabilidade de dois convidados, o jornalista pernambucano Luís Reis e o dramaturgo e diretor teatral Fernando Limoeiro (MG), no Espaço Cultural Fiandeiros (Boa Vista) e Espaço Compassos (Bairro do Recife).
JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS |
HOMENAGEM
Este ano, o evento presta homenagem aos 160 anos do Teatro de Santa Isabel e ao teatrólogo Joacir Castro, que, no início da década de 1960, foi um dos fundadores do Teatro de Cultura Popular (TCP), uma das ações do Movimento de Cultura Popular (MCP), extinto pelo Golpe Militar. O artista integrou o elenco do Teatro Popular do Nordeste (TPN), participando de peças memoráveis como “O Inspetor”, “O Cabo Fanfarrão” (ambas em 1966), “O Santo Inquérito” e “Antígona” (as duas últimas em 1967).
INGRESSOS
Os ingressos, a preços populares, custarão entre R$ 5 e R$ 30, com apresentações distribuídas entre os teatros de Santa Isabel, Parque, Barreto Júnior, Apolo, Hermilo Borba Filho, Armazém e o recém-inauguardo Teatro Marco Camarotti, no Sesc de Santo Amaro, no Recife.
Uma central de vendas está montada no Teatro Hermilo Borba Filho, funcionando diariamente das 10h às 16h - informações pelo telefone (81) 3232.2030. Essa central só não vende entradas para as peças do Santa Isabel, que são vendidas somente no próprio teatro (das 9h até acabar os ingressos).
Em Olinda, todas as apresentações – na Praça do Carmo, no Terreiro de Umbigada, na Vila Olímpica (Rio Doce) e na arena Ilumiara Zumbi (Cidade Tabajara) – serão com entrada franca.
SERVIÇO
Janeiro de Grandes Espetáculos
De 6 a 31 de janeiro, em diversos palcos e espaços abertos no Recife e Olinda
Informações: site oficial do Janeiro de Grandes Espetáculos ou pelos telefones (81) 3082 2830 / 3423 3186.
Nenhum comentário:
Postar um comentário